12 novembro 2011

Erosão (5)

As barreiras e a orla marítima da cidade de Maputo estão afectadas pela erosão, a situação agrava-se dia após dia. Fotos do ambientalista Carlos Serra Jr sobre a situação na Avenida da Marginal, na zona próxima do supermercado Game, quase em frente ao autódromo do ATCM. Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
Adenda: sobre a Marginal, recorde neste diário aqui e aqui; sobre as barreiras, aqui.
(fim)

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Quando alguém decidir arranjar isto (se decidir) já a buracagem aumentou.

ricardo disse...

Esta foto e bem elucidativa. Ontem, passei pelo local e observei que a zona afectada e de apenas uma trintena de metros. Com efeito, no fundo a esquerda, ha uma pessoa que caminha numa passadeira. Isso e o que volta a suceder exactamente 30 metros depois desta zona desolada. Ha ali uma canalizacao de esgoto exposta tambem, cuja origem desconheco, mas que posso especular tratar-se do GAME ou dos muitos condominios de luxo que bordejam a zona.

O que me faz perguntar. Teria sido a obra de reabilitacao da orla da marginal foi justamente interrompida numa seccao de apenas 30 metros, para ser retomada mais a frente? Reparem, ainda no canto superior esquerdo da foto, que o paredao novo faz uma reentrancia para a costa. Em suma, aquela zona toda comporta-se como um funil de mares. E so chegar a epoca das chuvas (daqui a 1 mes) para o mar cortar a avenida marginal e a instalar-se no GAME. Terao os urbanistas acreditado que as casuarinas seriam o suficiente para suster a forca do mar??!! Ou estaremos perante uma obra sem qualidade? Acredito que aquela, nao foi feita pela mesma empresa que reabilitou o paredao junto do Clube Naval de Maputo, a qual, resiste, inabalavel, ha mais de 15 anos. Isto sem falar do paredao do tempo colonial, que se calhar tem mais de 60 anos e ainda resiste!

Se tivermos em conta que para la daquela linha divisoria municipal, ha habitacoes (bairro Triunfo, embaixada da RSA, etc.), centros comerciais (Mares, etc.) e outros (Restaurante Costa do Sol), que geram muita receita fiscal para o Estado e para o Municipio tambem, o minimo que estes deveriam fazer, era lembrarem-se que se a estrada for cortada, eles vao perder dinheiro!...