07 julho 2011

Branqueamento

Há dias, o procurador Augusto Paulino colocou como hipótese haver lavagem de dinheiro no imobiliário moçambicano. Enquanto isso e segundo o jornal Expresso de ontem citando o jornal desportivo Desafio, surgiu o treinador Arnaldo Salvado a dizer não se poder excluir que a lavagem de dinheiro oriundo da droga esteja a ser feita no futebol do país.
Aqui está um apaixonante tema de pesquisa. O branqueamento de capitais é certamente múltiplo. Um dos canais pode passar por um certo tipo de assistencialismo ruidoso praticado em certos quadrantes, podendo aqui e acolá ter, até, um verniz religioso.
É necessária uma grande coragem, eventualmente com grande peso antisistémico, para lutar contra um inimigo tão poderoso e tão capaz de se disfarçar subtilmente das mais variadas formas.

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Um grosso problemn.

Xiluva/SARA disse...

O que disse o juiz Paulino devia ser discutido em todo o lado.

Nelson disse...

"Um dos canais pode passar por um certo tipo de assistencialismo ruidoso praticado em certos quadrantes, podendo aqui e acolá ter, até, um verniz religioso"

Gostei de "verniz religiosos" e deve ser que Obama, com a história dos barões, nos deu uma ajudazinha para que verniz fosse mais brilhante.

ricardo disse...

Elementar. Vide os caso da Colombia, Brasil, Argentina e ate da Italia!...

Depois e so unir os pontos.