Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Na RSA os locais fazen fé em muitos dos mitos apontados, veja-se o caso do zimbabweanos.
Ora aqui está uma coisa merecedora de ampla divulgação.
Esta é a mais pura verdade. Muito embora os emigrantes sejam mais pobres sao os que mais lutam para sobreviver, os que menos andam ai de mendigos, os que fazem os trabalhos que os nacionais (quaisquer que sejam) nao querem fazer. E isto é verdade para os EUA, para a RSA e para outros lugares.
A nossa tendencia é de nos queixarmos dos outros e nao olharmos para nós mesmos. Veja-se a relação dos moçambicanos para com os emigrantes (tanto negros como nao negros), quando temos tantos imigrantes na Africa do Sul... paradoxal, não?
Muito bom texto!
Enviar um comentário