O portal WikiLeaks começou a divulgar no dia 28 documentos confidenciais que afirma serem produto de comunicação entre 274 embaixadas americanas no mundo e o Departamento de Estado em Washington. Segundo o portal, esses documentos dão uma ideia da vastidão do estudo que os norte-americanos fazem (mesmo ao nível dos seus aliados) e dos interesses estratégicos que os movem. Sobre Moçambique, o portal refere a existência de 996 documentos, mas creio que ainda não estão disponíveis, pelo menos não os consigo abrir (para abrir e ler parece ser necessário usar um programa chamado Tableau Public 6.0). Para traduzir, aqui.
Nota: nem sempre as secções do portal abrem. Enquanto isso, sugiro a leitura de cinco portais da imprensa mundial aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Finalmente, interrogo-me sobre como é possível deixar escapar o tipo e a enorme quantidade de documentos referidos, na suposição de que sejam verídicos.
Adenda às 11:28: conferir aqui.
Adenda às 11:28: conferir aqui.
8 comentários:
bom dia Professor, não esta fácil para nos outros ter acesso aos documentos mas através de vias alternativas como e o caso de outros blogues pode-se ler os documentos alias alguns deles já vão bem triados, resumidos e tal. A verdade e que os mesmos saíram cá para fora graças a um tal de Manning,jovem militar de 23 anos de idade e já condenado a 52 anos de cadeia que foi copiando os documentos em CD"s de musica e passando para quem achava que devia...agora tudo de pantanas mas em principio dizem que as infos não vão afectar as relações diplomáticas com outros países.Agora que pôs a nu o sistema dos americanos pôs...um verdadeiro bordel, passe a expressão.
Os EUA nao tem amigos. Tem interesses em comum...
That's It!
O website do wikileaks está a funcionar, mas com algumas dificuldades. Eles argumentam que estão sob constante ataque cibernático.
Recomendo que ao clicarem nos links no wikileaks façam-o com insistência, irá abrir.
Quanto aos arquivos com relação ao nosso país ainda estão por ser lançados. A indicação que aparece é de que apenas 471, dos 251,287 arquivos já foram lançados. Isto não constitui nem 1% dos que ainda estão por vir.
Eles estão sob ataque. Um novo tipo de virus chamado DDOS.
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1026/ataque_ddos
Isto é comédia.
Os amaericanos têm dessas, de vez enquanto, lançam peixinhos para pulsar o termómetro do mundo. É coisa dos americanos.
Zicomo
Entretanto, Asange - o dono do SITE - e destaque na CNN:
"ASANGE WANTED!"
Adivinhem por quem...
http://www.abovetopsecret.com/forum/thread635450/pg1
O imperio reage!
V.Dias,
Andei ausente e estou um pouco desactualizada... por anda o nosso amigo Karim? Sinto-o ausente neste espaço.
Enviar um comentário