Muhammad Yunus: "A pobreza não é criada pelo povo pobre. Ela é criada pela ordem econômica e social. Portanto, se queremos acabar com a pobreza, temos que introduzir mudanças nessa ordem. Temos que reprojetar tais instituições, econômicas e sociais, e os conceitos que tiveram seu papel na criação da pobreza. Não está nas mãos das pessoas pobres. Se lhes dermos oportunidades, elas serão capazes de cuidar de si mesmas e tirar a si mesmas da pobreza. É uma questão de remoção de obstáculos, e não de mudar as pessoas. As pessoas pobres são plenamente equipadas para a ação. Pessoas pobres são tão capazes quanto qualquer outra pessoa. A diferença é que o sistema não trabalhou a seu favor. Precisamos fazer o sistema mudar."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Um problema técnico impede-me de fazer entrar o comentário que se segue de forma automática, razão por que o colo aqui desta maneira:
Abdul Karim deixou um novo comentário na sua mensagem "Muhammad Yunus e a pobreza":
Este 'e caso do Younus de Bangladesh ( o banco dos pobres ),
C.K.Prahalad defendia a mesma posicao numa optica empresarial,
Alguem bem que podia ter a bondade de explicar isso ao nosso governo,
A mudanca do nosso modelo social, economico e politico 'e inevitavel, pois se tornou altamente deficitario a todos os níveis,
O "nosso paradoxo" 'e unico no mundo,ou pelo menos 'e o mais "distinto", e 'e muito vergonhoso, e vai continuar se-lo enquanto nao formos humildes suficientes e capazes de perceber a nossa propria realidade,
E onde e que entra a BVS (Bolsa de Valores Sociais)? Ou nao e lucrativo investir em activos sociais?
A Bolsa serao projectos do Banco, geridos pelo Banco ou gestao independente, a fundo perdido, proviniente de doacoes, de empresas ou instituicoes que pretendem investir em activos sociais.
Critical point sera a monitoria e controle da implementacao dos projectos a fundo perdido.
Pensa com calma, 'e funcional.
Banco primeiro, e logo a seguir a Bolsa.
Karim,
Bancos nao sao instituicoes de caridade. E cobram juros sociais incomportaveis...
A Bolsa de Valores Sociais, estabelece as regras de jogo que muitos ja poderao adoptar se quiserem. E mais importante, estao EXPOSTOS. Ora explico-me.
Temos visto e ouvido por ai, muitos a falarem da pobreza absoluta, da exclusao social e tantas outras mazelas. Pois e na Bolsa, tal como na economia, onde a seriedade do seu verdadeiro negocio fica clara. Ninguem se filia a uma bolsa de valores com relatorios de contas forjados ou jogos de espelhos. Nao vale a pena.
Pois entao, que se exponham na Bolsa de Valores Sociais, para que, a bem ou a mal. nos mostrem porque merecem os louros da responsabilidade social. Que e criar VALOR nos activos sociais, que sao todas boas accoes, atitudes e etica que pudermos semear e fortalecer. E se isso for convertido em riqueza material, tanto melhor. Mas sempre por merito proprio.
Uma pergunta, voce acredita que se houvesse um Yunnus a distribuir micro-credito ele seria ressarcido? O que e que lhe faz acreditar nisso?
Enviar um comentário