28 novembro 2010

Mbuyi Kabunda Badi sobre África (5)

Continuidade da série:
Carlos Serra: Como define politicamente o continente africano hoje?
Mbuyi Kabunda Badi: (término da resposta) Os países africanos seguem sem definir um modelo de desenvolvimento e um projecto de sociedade próprios e fiáveis, pois aderiram de maneira quase religiosa às políticas macroeconómicas e às receitas neoliberais, muitas vezes assassinas, definidas e impostas do exterior. Sacrificaram as suas soberanias políticas e económicas, submetendo-se às condições políticas externas e à economia de mercado, em troca de nada. O marco institucional segue instável vinte anos depois do início do processo de democratização e em algumas partes há violações em grande escala dos direitos humanos, como na região dos Grandes Lagos. Desde que se iniciou esse processo, registaram-se mais de vinte golpes de Estado contra mandatários democraticamente eleitos, os últimos dos quais em Madagáscar, Mauritânia, Guiné-Conacri e Níger.
(continua)

1 comentário:

Abdul Karim disse...

"Os países africanos seguem sem definir um modelo de desenvolvimento e um projecto de sociedade próprios e fiáveis, pois aderiram de maneira quase religiosa às políticas macroeconómicas e às receitas neoliberais, muitas vezes assassinas, definidas e impostas do exterior."

Clarissimo,

Acho que se entrou numa de "Businesseiros de sucesso" e ai passou, o poder, a ser considerado meio de enriquecimento e nao de lideranca, como seria de esperar para uma Africa Prospera.

E ca estamos hoje, a tentar justificar algo que poderia ser diferente, para Melhor, para Africa, para Mocambique.