"A civilização do início do Século 21 está encurralada entre o avanço dos desertos e a elevação do nível do mar. (...) A expansão do deserto na África subsaariana, principalmente nos países do Sahel, causa o deslocamento de milhões de pessoas, obrigando-as a seguirem para o Sul ou emigrarem para a África do Norte. (...) Com a vasta maioria dos 2,4 bilhões de pessoas que se somarão ao mundo até 2050 nascendo em países onde os lençóis freáticos já estão diminuindo, é provável que os refugiados hídricos se tornem um fenômeno comum."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Eis porque eu me insurjo contra o esbulho fundiario e hidrico que Mocambique decidiu fazer com a China, Vietname, Mauricias e outros, esquecendo-se dele proprio. Uma vez mais, a nossa tecnocracia mostra-se incapaz de perceber a dinamica universal, preocupando-se somente com o lucro facil e ilusorio.
A proxima guerra mundial sera por causa da Agua (ou a falta dela). Podemos viver sem crude. Mas ja nao sobreviveriamos sem Agua.
Enviar um comentário