De um comunicado do Centro de Integridade Pública: "O Debate da Nação da STV, a ser transmitido na noite do próximo dia 23 de Novembro, vai estar centrado na figura do jornalista Carlos Cardoso, assassinado em 22 de Novembro de 2000. Cardoso, um ícone do jornalismo de investigação, hoje cada vez mais raro em Moçambique, marcou gerações de colegas e impressionou a sociedade pelo rigor das suas abordagens, pela coragem da sua pena e persistência do seu combate pela justiça social. Incansável, lutador desenfreado, Carlos Cardoso abordou Moçambique nas suas diversas perspectivas. (...) O debate será gravado no próximo dia 18 (...), pelas 15.30, no Cinema Estúdio 222. Participe!"
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
"No oficio de informar, e proibido colocar algemas nas palavras"
Carlos Cardoso
Pessoa com quem privei em vida e que guardo na minha memoria.
Um apelo: reparei que o local onde Cardoso foi barbaramente assassinado, onde costumavamos colocar flores e acender velas em sua memoria, esta a ser cimentado. Espero que o Municipio tenha, ao menos, a decencia de la colocar um MARCO assinalando-o devidamente.
E bom lembrar que em VIDA Cardoso tambem foi deputado municipal!
E o minimo.
Faz muita falta o proprio e saudoso Carlos Cardoso e o tipo de postura d'Ele no jornalismo - em toda parte do Mundo. Essa triste data novembrina e o seu decimo aniversario servem para celebrar tb. outros jornalistas valentes tombados, assassinados.
Eugeniusz Rzewuski, Varsovia.
Daqui de longe, soube que se está a planificar uma série de enventos sobre estes 10 anos após o assassinato de Carlos Cardoso.
Se souberem por favôr podem-me informar?Gostaria de poder informar aos meus amigos aqui na Suécia (e não só) também !
Cumprimentos
Sérgio Santimano
Enviar um comentário