Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
17 comentários:
A diplomacia é a arte e a prática de conduzir as relações exteriores ou os negócios estrangeiros de um determinado Estado ou outro sujeito de direito internacional. Geralmente, é empreendida por intermédio de diplomatas de carreira e envolve assuntos de guerra e paz, comércio exterior, promoção cultural, coordenação em organizações internacionais e outros.
Convém distinguir entre diplomacia e política externa - a primeira é uma dimensão da segunda. A política externa é definida em última análise pela Chefia de Governo de um país ou pela alta autoridade política de um sujeito de direito internacional; já a diplomacia pode ser entendida como uma ferramenta dedicada a planejar e executar a política externa, por meio da atuação de diplomatas.
As relações diplomáticas são definidas no plano do direito internacional pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (CVRD), de 1961.
Figurativamente, ou de forma coloquial, chama-se diplomacia o uso de delicadeza ou os bons modos, ou, ainda, astúcia para tratar qualquer negócio.
embora eu creia as transformações no mundo imposeram no culminar de um processo o resultado em Vichy, e aonde se lia - Convém distinguir entre diplomacia e política externa - a segunda é uma dimensão da primeira.
Passou a ler-de,-Convém distinguir entre diplomacia e política externa - a primeira é uma dimensão da segunda
-----------------------------------
Capital é um fator de produção que representa o potencial de produção, ou seja, o poder ou a capacidade de algo ser transformado em um bem ou serviço. Não representa um bem ou serviço no presente, mas o estoque de bens econômicos heterogêneos – máquinas, terras, matérias-primas – capaz de reproduzir bens e serviços (fluxo de riquezas). Seu conceito está ligado com o de investimento, por existir um custo de oportunidade.
Partindo desta definição mais geral, podemos dar exemplos de diversos tipos de capital, como por exemplo:
Capital Humano representa o potencial de um ser humano transformar, interpretar e produzir. Está ligado a capacidades técnicas, cognitivas.
Capital Social representa o potencial de um grupo de indivíduos construir e manter redes sociais de maneira com que essa organização e intercâmbio gere melhorias no bem-estar social.
Capital Natural representa o potencial de matérias primas brutas naturais serem transformadas em bens de consumo. Está diretamente ligado ao funcionamento de sistemas ecológicos.
Capital Físico representa o potencial de máquinas, ferramentas e edifícios serem utilizados na produção de bens e serviços. Este tipo de capital, por sua vez, surge da interação da capital natural, humano, etc.
Capital Financeiro representa o potencial de troca de poder econômico (garantido pelas instituições do Estado sob forma de, por exemplo, dinheiro, títulos) por outros bens e serviços. É uma forma de título de posse comercializado em mercados financeiros. O seu valor também é baseado na percepção do mercado nos ganhos futuros e no risco embutido
-----------------------------------
O termo privado pode significar:
Privado - Respeitante à propriedade privada.
Privado - Respeitante à privacidade.
Privado - Disco da banda Ananga Ranga.
Privada - Nome dado no Brasil ao vaso sanitário.
Privado - Favorito (pessoa). Muito usado na Idade Média para designar os favoritos de um dado rei ou nobre.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Privado"
-----------------------------------
continua
A propriedade privada é o direito que assegura ao seu titular uma série de poderes, sendo que seu conteúdo constitui objeto de estudo pelo direito civil.
Ela compreende, na sua formulação clássica, os poderes de usar, gozar e dispor de uma coisa, a princípio de modo absoluto, exclusivo e perpétuo. Não podem, no entanto, esses poderes serem exercidos ilimitadamente, dado que desta forma colidiriam com direitos alheios, de igual natureza, e porque existem interesses públicos assim como interesses coletivos que podem limitá-la e cuja tutela incumbe ao Poder Público. Assim, por exemplo, o poder público pode desapropriar uma propriedade privada, se for usada para benefício múltiplo e comum.
-----------------------------------
A América é o continente localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico até o cabo Horn, ao longo de cerca de 15 mil quilômetros. O seu extremo oriental insular (não - continental) encontra-se na Groenlândia, o Nordostrundingen, enquanto o ocidental localiza-se nas Aleutas. Já os extremos continentais (não-insulares) são o Cabo Príncipe de Gales, o extremo ocidental, no Alasca, e a Ponta do Seixas, extremo oriental, no estado brasileiro da Paraíba.
Os três maiores países da América, Canadá, Estados Unidos e Brasil, são também as maiores economias, as quais estão entre as dez maiores do mundo.
-----------------------------------
Os Estados Unidos (em inglês: United States; AFI: [são uma república constitucional federal composta por cinquenta estados e um distrito federal. O país situa-se principalmente na região central da América do Norte, onde os quarenta e oito estados contíguos e Washington, DC, o distrito capital, situam-se entre os oceanos Pacífico e Atlântico, fazendo fronteira com o Canadá no norte e com o México no sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Pacífico.
om 9,37 milhões de km² de área e com cerca de 309 milhões de habitantes, os Estados Unidos são o quarto maior país em área total e o quinto maior em área contínua e terceiro em população. O país é uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países.[5] A economia dos Estados Unidos é a maior economia nacional do mundo, com um produto interno bruto (PIB - 2008) de US$ 14,4 trilhões (um quarto do valor do PIB nominal mundial e um quinto do PIB mundial por paridade do poder de compra).[6][7]
O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (inglês: North American Free Trade Agreement, ou NAFTA; espanhol: Tratado de Libre Comercio de América del Norte [TLCAN]; francês: Accord de libre-échange nord-américain [ALENA]) é um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos da América e tendo o Chile como associado, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1º de janeiro de 1994.
Em 1988, os EUA e o Canadá assinaram um Acordo de Liberalização Econômica, formalizando o relacionamento comercial entre aqueles dois países. Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos.[1]
O atual NAFTA entrou em vigor em 1992, com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países, este comércio regional na América do Norte, beneficiou a economia mexicana e ajudou-a a enfrentar a concorrência representada pelo Japão e pela União Europeia, outros defendem que apenas transformaram o Canadá e o México em "colônias" dos EUA, piorou a pobreza no México e aumentou o desemprego nos EUA.
Restrições também deviam ser removidas de várias categorias, incluindo veículos automotores e peças automotivas, computadores, tecidos e agricultura. O tratado também protegeu os direitos de propriedade intelectual (patentes, copyrights, e marcas registradas) e esboçou a remoção de restrições de investimento entre os três países. Medidas relativas à proteção do trabalhador e do meio ambiente foram adicionadas mais tarde em conseqüência de acordos suplementares assinados em 1993.
Este acordo foi uma expansão do antigo "Tratado de livre comércio Canadá-EUA", de 1989. Diferentemente da União Européia, a NAFTA não cria um conjunto de corpos governamentais supranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior à lei nacional. A NAFTA é um tratado sob as leis internacionais.
Costuma-se chamar "Capital Financeiro" ao capital investido nas atividades financeiras, como os Bancos, Seguros, Leasing, etc. Ou seja, investimentos que não são aplicados no sistema produtivo da economia e a fazem crescer, mas apenas na remuneração dos ativos financeiros.
A hegemonia, dá-se quando essas empresas financeiras, dominam o mercado , privilegiando a obtenção de lucro para os seus capitais, em prejuízo do reinvestimento na atividade das empresas de cujo capital social fazem parte. É o caso por exemplo, das Empresas que gerem Fundos Financeiros, que ao comprarem partes do capital de empresas industriais, privilegiam a retirada dos lucros em prole da remuneração dos seus Fundos, em prejuízo do reinvestimento na própria empresa. Neste caso o capital financeiro com a sua posição hegemónica prevaleceu sobre o capital econômico ou produtivo.
-----------------------------------
Em Geopolítica, hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros, seja através da introdução de sua cultura ou por meios militares.
Na Grécia antiga, era patente a supremacia de um Estado dentro de uma confederação. Todavia, os vários casos de hegemonia eram instáveis, pois só duravam até que o Estado provido de hegemonia sofresse o ataque de outros Estados. Três cidades gregas distingüiram-se pela sua hegemonia: Esparta, Atenas e Tebas. Pretendendo o rei Filipe da Macedônia invadir a Grécia, esta aliou-se aos países vizinhos, e, unidos, conseguiram, provisoriamente, a hegemonia marítima pertencente a Atenas e a terrestre a Tebas. Entretando, dotados os macedônicos de maior poderio, tanto em homens quanto em armas, conseguiram a hegemonia político-militar.
O dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que tem essa atribuição. É também a unidade contábil. Seu uso pode ser implícito ou explícito, livre ou por coerção. Acredita-se que a origem da palavra remete à moeda portuguesa de mesmo nome (o dinheiro).
A emergência do dinheiro não depende de uma autoridade central ou governo. É um fenômeno do mercado; na prática, entretanto, os tipos de moeda mais aceites atualmente são aqueles produzidos e sancionados pelos governos. A maior parte dos países possuem um padrão monetário específico — um dinheiro reconhecido oficialmente, possuindo monopólio sobre sua emissão. Algumas exceções são o euro (usado por diversos países europeus) e o dólar (utilizado em todo mundo).
O dinheiro em si é um bem escasso. Muitos itens podem ser usados como dinheiro, desde metais e conchas raras até cigarros ou coisas totalmente artificiais como notas bancárias. Em épocas de escassez de meio circulante, a sociedade procura formas de contornar o problema (dinheiro de emergência), o importante é não perder o poder de troca e compra. Podem substituir o dinheiro governamental: cupons, passes, recibos, cheques, vales, notas comerciais entre outros.
Na sociedade ocidental moderna o dinheiro é essencialmente um símbolo – uma abstração. Atualmente as notas são o tipo mais comum de dinheiro utilizado. No entanto bens como ouro e prata mantêm muitas das características essenciais do dinheiro.
-----------------------------------
O termo Povo Africano pode referir-se a pessoas que vivem na África, ou a pessoas que traçam a sua ascendência a habitantes naturais da África.[1] Isto inclui os membros da "Diáspora africana" resultante do Tráfico de escravos do Atlântico, como negro britânico, afro-latino-americano, afro-americanos, afro-caribenhos, e afro-canadenses. O conceito de 'Black people' Povo negro é muitas vezes utilizado como sinônimo de pessoas de ascendência africana (em particular na África Subsaariana), particularmente nas Américas e Europa, embora os dois termos não sejam considerados sinónimos.
-----------------------------------
O continente africano é hoje o habitat de muitos grupos diferentes de pessoas com cultura e histórias estabelecidas na terra ao longo de vários séculos. Um povo de um vasto leque de características fenotípicas, indígena e estrangeira para o continente, de origens diversas, bem como vários traços culturais, comuns, traços artísticos variando em semelhança. As distinções dentro do próprio continente africano, como os climas diferentes em todo o continente criaram a diversidade em estilos de vida entre os seus habitantes dentro dos seus desertos e selvas, em relação também a população africana que vive em cidades modernas através do continente.
-----------------------------------
However, all this diversity has an tangible and intangible commonality which merges into one African family. African: is a term which super-umbrellas all the indigenous ethnicities of the African continent. Therefore an African is exclusively a person from the indigenous ethnic groups found on the continent of Africa and people who trace their ancestry to these groups in the African Diaspora. African Race There are at least 3,000 distinct ethnic groups in Africa.
Please note this site does not use pejorative words such as black people, tribe, black African and Sub-Saharan Africa . "Black African" is a especially derogatory term and is universally agreed by progressive Africans as outdated. If any information is incorrect our any ethnic group is missing please feel free to email us.
We are not Africans because we are born in Africa, we are Africans because Africa is born in us
Chester Higgins, Jr.
O seguro de Garantia, no Brasil, é utilizado por órgãos da administração direta e indireta (federais, estaduais e municipais), públicos e privados, que devem exigir garantias de manutenção de oferta (em caso de concorrência) e de fiel cumprimento dos contratos. Também é utilizado pelas empresas privadas que, nas suas relações contratuais com terceiros (fornecedores, prestadores de serviços e empreiteiros de obras), desejam garantir-se contra o risco de descumprimento dos contratos.
___________________________________
Interesse designa em psicologia uma disposição de juízo dirigida a uma ação ou atividade: assim as pessoas se diferenciam com relação a quais atividades são consideradas atrativas e quais não o são. Interesse se diferencia de motivo, uma vez que este se refere ao juízo das consequências da ação: as pessoas se diferenciam, por exemplo, com relação a quanto o sucesso ou o reconhecimento é importante para elas[1].
Quando várias pessoas cooperaram pelo mesmo objetivo, há uma harmonia de interesses.
Apesar da relevância do conceito de interesse tanto para a psicologia do trabalho (escolha de pessoal), para psicologia pedagógica (aconselhamento vocacional) e para a psicologia do lazer (interesse por determinados Hobbys, esportes, lugares de férias), a pesquisa científica nessa área se encontra muito pouco desenvolvida.
___________________________________
A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas, por exemplo Madeira, pertencente a Portugal, Ilha de Ascensão pertencente ao Reino Unido entre outras.
Apresenta grande diversidade étnica, cultural e política. Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos; dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.), pelo menos 21 são africanos.[2] Apesar disso existem alguns poucos países com um padrão de vida razoável (comparável no máximo a Bulgária), assim não existe nenhum país realmente desenvolvido na África.[3] O subdesenvolvimento, os conflitos entre povos e as enormes desigualdades sociais internas, são o resultado das grandes modificações introduzidas pelos colonizadores europeus. Atualmente os países africanos mais desenvolvidos são Líbia, Maurícia e Seicheles, com qualidades de vida superiores a de países como Brasil, México e Ucrânia. Ainda há outros países africanos com qualidades de vida e indíces de desenvolvimento razoáveis, podendo destacar a maior economia africana, a África do Sul e outros países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
-----------------------------------
O termo Progresso (ação ou resultado de progredir), Desenvolvimento (em geral) - é um processo dinámico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço, O termo positivo é derivado do latim tardio positivu., significa qualquer grandeza superior a zero, ou é todo número real que é maior que zero. No adjetivo pode-se dizer que indica a qualidade dos seres, e no substantivo, exprime a sua dimensão normal. Pode-se referir também ao estado emocional de determinada pessoa, agregando valores como: Determinação, garra, coragem, dedicação entre outros.
periferia, zona fora do centro, limite, contorno, circonférencia, Global ou meios de se referindo a um mundo e pode também referir-se: em todo o mundo
De tudo o que analizei e segundo o meu raciocinio(não sendo eu bruxo ou vidente) deprendo que tem avido aumento expressivo de esforços diplomaticos Americano para garantir os interesses do capital privado(o capital privado é internacional) Americano em africa(o que os Americanos sendo a maior potencia economico social do mundo fazem melhor)bem gostaria de saber o que pensa o povo Americano desta situação uma vez que esse continente tem graves problemas a todos os niveis, mas mais importante é saber os Moçambicanos querem para si em relação aos negocios com esse pais que tem regras precisas quanto ao movimento de capitais de e para aonde e com o dinheiro dos contribuintes Americanos sejam eles de origem africana ou não.Em suma no contexto internacional o que almejam alcansar os Moçambicanos em tempo util de vida.O dinheiro é uma farramenta que permite a troca de valores por activos, o sentido do dinheiro (só merece ter dinheiro quem for capaz de o conservar)volatil.regra geral as regras aplicadas á comercialização de dinheiro definem a volarização deste bem. Mas o mais importante é qual é a maturidade do povo Moçambicano para defender os seus interesses analizando palavra a palavra frase a frase o conteudo dos contratos e não o valor a eles subjacente. O que querem os Moçambicanos para si em termos de futuro, o dinheiro tanto é chines como iraniano regra geral o sistema financeiro as suas regras e os seus compromissos bem como a coerencia das suas politicas e o valor dos seus prencipios é que interessam quando se vai Hipotecar ou não o futuro de diversas geraçoes
, assim tu com determinado Pais podes ir até aqui, com outro até ali e com outro até oculá se para alem de activos detiveres valores.
Em relação ás carecteristicas da conversa desse sr é normal em detrminadas pessoas de certos estados da America principalmente(ainda ontem na euronews se deixaram filmar dois srs do partido do chá das cinco(17h e 35mn) com a bandeira da confederação ao lado da americana e nenhum dos jornalistas foi por trás e a expôs as cameras para o mundo ver(aborguesados como certos dirigentes no mundo) ele não conta muito a America tem milhoe de pessoas e muito que fazer em casa e os Africanos tambem.
Nesta altura do campeonato, acho que USA seriam os melhores parceiros estrategicos de Mocambique,
Acredito que sem lesar os interesses americanos, mocambique podera garantir um "goodwill agrement" de grande vantagem,
'E uma questao de produzir uma proposta de win-win situation, e isso cabe aos Mocambicanos,
Os USA ja deixaram mais do que claro, a sua vontade de apoiar um melhoria socio-economica e politica de Mocambique, e consideracao pelos Jovens Mocambicanos,
Depende de NOS, aproveitar a opurtunidade dos USA ou nao,
Se NOS nao defendemos os nossos interesses, nao vao ser os outros paises a defender, a questao de fundo 'e se NOS estamos decididos ou nao a aproveitar essa opurtunidade, para fins de crescimento colectivo, nao individual-ideologico- politico-partidario,
Na prespectiva individual-ideologico-politico-partidaria, nao vamos nunca ter um pais prospero, porque o focuss e o objectivo nao sao colectivos, mas sim, individul-ideologico- politico-partidario, e ai nao sao so USA, mas vamos sair perdendo com qualquer outro parceiro que determinemos como estrategico,
'E incapacidade NOSSA, nao dos parceiros que escolhemos, que determina a nossa condicao socio economica e politica, como pais e como continente
Na minha opiniao os USA estao determinados em mudar essa imagem de "self interest country only" e cabe a NOS perceber isso e aproveitar a opurtunidade, ajudando-os a ajudarem-nos da melhor maneira possivel para ambos, again, criando uma win-win situation.
Qual e o espanto?
Os americanos sempre foram assim, desde a celeberrima politica da Canhoeira.
Primeiro, a America, depois, a America e por fim...a America!
A unica diferenca e no modo de o fazer. Enquanto uns - democratas - sao mais espalhafatosos e gostam de se fazer ouvir. Os outros - republicanos - basta-lhes que lhos oicam.
Os liberais e os quejandos, sao meras hipoteses academicas de quem acredita que democracia se mede pelo numero de fait-diver politicos.
Neste momentos, a grande consolacao e saber, que por vezes, ate os tolos tem razao...
A verdade e que com todos esses defeitos os EUA continuam sendo uma grande escola (politica e economica). E vao fazer tudo para manterem esses Status Quo. Alias o contrario e que seria de admirar nao e?
Cabe a outras sociedades reunir saber e inteligencia para supera-los...
IC
Não os Americanos nem sempre foram assim, antes eles eram muito parecidos com africa, mas um dia a necessidade de conhecimento e espanção determinou que outros povos com outras culturas chegassem á America, ai constactaram que a selvageria o roubo e a indulgencia imperavam na maioria dos povos e que adoravam diversos deuses e que praticavam sacrificios humanos e adoravam entre outros um espirito que habitava em aves de rapina e outros animais montanhas e vento sol etc e que não se adptavam nem davam valor ao progresso e á sociedade das sociedades e valorizavam em demasia as terras aonde repousavam os restos mortais dos seus antepassados e sendo povos do esterior sem antepassados mas procurando construir um futuro que os protege-se do espaço a que tinham renunciado/fugido/roubados dizimaram esses povos e eregiram uma sociedade baseada na indevidualidade da pessoa humana no respeito pela diferença e no direito a diferenciação com base no direito internacional, que escreveram, e criaram novos mundos que deram ao universo do nosso descontentamento. e agora que o tempo se esgota temos por um lado eles e por outro um povo que adora seres imaginarios que incurpora animais de que se alimenta para se apropriar dos seus valores(na dualidade(china /usa)Ocidente/oriente. Vai ser bonito então para mim que adoro o aliens o oitavo passageiro, só tenho é pena de já cá não estar para observar esse admiralvel mundo novo e essa disputa intercontinental do universo.Como dois irmãos siameses que disputam a mesma teta.
http://www.youtube.com/watch?v=n9J0iVp_TqM
O Fenix foi brilhante, sim, copiando do google o que é fácil de se fazer. Mas se esqueceu de dizer, além do mais, que as Relações Internacionais se existe uma coisa que elas são é o domínio dos territórios. Penso que é aqui onde deve ser enquadrado a "riqueza" dos EUA e não só.
É a minha opinião.
Zicomo
bem sr dias, eu estava a falar de diplomacia e a diplomacia não é só dos estados, mas principalmente dos homens é dos homens e das suas praticas, o primeiro milenio é fisico, o segundo emocional o treceiro espiritual o quarto transcendental, pode ser por perudos de 10 anos, 100, 1000, 10mil, etc.
___________________________________
Após a derrota britânica por forças americanas apoiadas pelos franceses, na Batalha de Yorktown, a Grã-Bretanha reconheceu a independência dos Estados Unidos e a soberania dos estados sobre o território americano a oeste do rio Mississippi. Uma convenção constitucional foi organizada em 1787 por aqueles que desejavam estabelecer um governo nacional forte, com poderes de tributação. A Constituição dos Estados Unidos foi ratificada em 1788, e os primeiros Senado e presidente, George Washington, da Nova República tomam posse em 1789. A Bill of Rights, que proíbe restrições federais das liberdades pessoais e garante uma série de proteções legais, foi adotada em 1791.
___________________________________
O massacre de Wounded Knee, em 1890, foi o último grande conflito armado das Guerras Indígenas. Em 1893, a monarquia indígena do Reino do Havaí do Pacífico foi derrubado em um golpe liderado por residentes americanos; os Estados Unidos anexaram o arquipélago em 1898. A vitória na Guerra Hispano-Americana do mesmo ano demonstrou que os Estados Unidos eram uma grande potência mundial e levou à anexação de Porto Rico, Guam e as Filipinas.[20] As Filipinas conquistaram a independência meio século depois, Porto Rico e Guam permanecem como territórios estadunidenses.
___________________________________
Em Dezembro, a Ucrânia também se tornou independente. Finalmente, no dia 31 de Dezembro de 1991, Gorbachev anunciava o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, renunciando ao cargo que ocupava e ao seu sonho de ver um mundo socialista.
___________________________________
A queda do muro de Berlim em 1989 simboliza o desmoronamento do comunismo na Europa Central e Oriental, que começou na Polónia e na Hungria. Confrontado com um êxodo maciço da sua população para o Ocidente, o Governo da Alemanha Oriental abre as suas fronteiras. É a reunificação da Alemanha após mais de 40 anos de separação e a sua parte oriental integra a CEE em Outubro de 1990.
em 1984 barak se muda para Chicago aonde se torna lider cumunitario de um grupo ligado á igreja
2004 Obama discursa na Convenção Democrata que nomearia John Kerry(marido de Teresa Kerry) candidato à presidência dos EUA.
em 2008 Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos. Aos 47 anos, ele torna-se o primeiro negro a governar o país, ao derrotar o rival republicano John McCain heroi da guerra do vietnan.
http://www.youtube.com/watch?v=ijMTS7Ayj9c
http://www.youtube.com/watch?v=eWynt87PaJ0
http://www.youtube.com/watch?v=sYkqIZh0s9c
http://www.youtube.com/watch?v=5_l0RlXayPw
a internet é uma farramenta de trabalho do seculo XXI,
Enviar um comentário