Clique sobre as imagens com o lado esquerdo do rato para as ampliar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Diz no paragrafo 1° do texto que:
"as manifestações populares ocorridas entre os dias 1 e 3 de Setembro nas cidades de Maputo, Matola e Chimoio poderão assumir no futuro um carácter político caso continuem a ocorrer sistematicamente." E acrescenta: "pois até aqui elas são do tipo pré-político". Sublinho "carácter político" e "pré-político".
Que tipo de manifestações poderão causar um carácter político tendo em conta a conjuntura política nacional?
Será que algum dia teremos manifestações que mude o cenário político actual? Com uma oposição refém da Frelimo, e com uma Frelimo cada vez mais a afirmar-se num partido-Estado? As manifestações de 2008 por exemplo não penalizou a Frelimo, pelo contrário!!!
Estas manifestações tiveram origem nas cidades e muito dificilmente, na minha opinião, poderão alterar o cenário político nacional, daí que a própria Frelimo continua tranquila. Mas se compararmos com as manifestações de Montepuez ou de Maringue, talvez tivessemos que fazer as contas mais sérias.
Pergunto se estas manifestações de 1 e 3 de Setembro não aceleram a decadência precoce de Armando Guebuza (e não propriamente da Frelimo)? Os comentários que leio nos jornais me parece incidir mais contra Guebuza que na Frelimo!!!
Zicomo
Estado "PAI"? Estarao a sugerir que o POVO e incapaz de resolver seus problemas fora do dominios do poder?
Lamento que se tenha chegado a essa conclusao. E bastante simplista e mostra um enorme desconhecimento das multiplas realidades deste pais...
Mas e normal. Pois e o discurso OFICIAL e OFICIOSO do partido FRELIMO sempre que ha uma sublevacao contra o sistema. Recordemos as grandes greves da UEM de 1990, 1993 e 1995. As mesmas conclusoes. Os mesmos personagens. As mesmas fontes de sustentacao.
Tal como o PC de Portugal, filosofia da Cassete. Enfim, cada pais tem a Academia que merece!
Disse
Estado "PAI"?
E uma afirmacao perigosa e surpreendente vinda de si, caro Professor...
E simplista tambem, porque minimiza a reproducao de iniciativas como esta:
http://web.mac.com/belmoz/iWeb/belmoz/belmoz%20project.html
Transparecendo a ideia que do que o POVO gosta e de estar com a mao estendida para o seu "pai" (Estado).
O que nao e verdade!
Eu tambem acho que Professor, estava muito bem disposto, e ve-se na foto, esta jovial, quando "lancou" essa de "estado-pai",
So nao falei nada, porque ainda nao estou formado, em sociologia, corro risco de ficar com o "canudo" congelado.
Ja que o Ricardo atreveu-se, eu vou aproveitar fazer coro, ao Ricardo.
Mas o que me esta a surprender agora, 'e o editor chefe do "domingo", Mudou ?? ja nao 'e mesmo editor chefe ?? ou virou ??
Enviar um comentário