02 setembro 2010

Atenção ao vocabulário que usamos

Diatribes, apodos, etiquetas desqualificantes, criminalização sistemática dos outros - tudo isso pode ter um efeito bem mais multiplicador de agravos e de raivas do que pensam os seus autores. Analisar e ponderar no vocabulário com que classificamos o social e os seus membros é também uma tarefa inadiável.
Adenda às 10:18: recorde esta minha postagem de 01 de Março de 2008, aqui.
Adenda 2 às 10:57: no blogue do Paulo Granjo: "Continua a admirar-me como é que algo tão evidente e estrutural ao pensamento e comportamento político da população "comum" continua a ser ignorado (quanto mais a ser levado em conta) pelas elites políticas locais."
Adenda 3 às 11:11: agitação no Bairro do Zimpeto, jovens pedem que os preços baixem, imagens da STV.
Adenda 4 às 11:15: agitação para os lados da Mafalala, tiros, ambulâncias; também no Fomento, gás lacrimogéneo. Em partes da cidade houve gente que não dormiu.
Adenda 5 às 11:19: situação muito complicada na rua atrás do prolongamento de Lénine, junto à praça da OMM. Não há polícia e moradores temem que desta vez os manifestantes entrem nas casas e saqueim, é junto ao restaurante Micael.
Adenda 6 às 11:24: Email acabado de receber: "Saíram à rua hoje os alunos residentes no lar dos estudantes do Gurué. Os manifestantes exigem a re-ligação de energia eléctrica que faz falta há quatro meses. Os alunos foram impedidos de entrar no centro da cidade (provavelmente em direcção ao SDEJT/Governo do Distrito) pela PRM (ouvidos ruídos de arma) pelas 07:30 na rotunda do mercado do Gurué. Fonte do SDEJT revelou que os dirigentes do Governo do distrito estão reunidos com os alunos. Farei o acompanhamento do caso no tempo de almoço."
Adenda 7 às 11:38: grande aparato policial na cidade da Beira, o jornalista Francisco Raiva afirmou há momentos que circulam viaturas jamais vistas naquela cidade (STV).
Adenda 8 às 11:47: "Conselho de ministros reunido de emergência" - título em rodapé no programa da TVM alusivo às manifestações.
Adenda 9 às 12: bichas nas padarias abertas para se comprar pão na cidade de Maputo; se não há, procura-se comprar bolos.
Adenda 10 às 12:03: confira vídeos aqui.
Adenda 11 às 12:07: é para mim fascinante analisar os prismas analíticos usados pelos comentadores da STV e da TVM: um mundo fabuloso de contrastes entre as duas estações televisivas.
Adenda 12 às 12:46: os presidentes dos municípios da Matola e de Maputo pronunciartam-se na Rádio Moçambique: o da Matola falou em tentativas de saque e num morto hoje; o de Maputo mostrou preocupação com os mercados não funcionando, o cemitério a ressentir-se (muitos trabalhadores não se apresentaram hoje), famílias a não poderem comprar o crédito de energia da credilec.
Adenda 13 às 12:51: vamos a ver de que maneira, um dia, os historiadores irão relatar e analisar o 5 de Fevereiro de 2008 e o 1 de Setembro de 2010.
Adenda 14 às 12:55: segundo uma jornalista da Rádio Moçambique, muitos jornalistas à espera dos resultados do encontro do conselho de ministros, em reunião orientada pelo presidente da República.
Adenda 15 às 15:33: mais trabalho, menos estragos e mais atenção ao plano quinquenal do governo - talvez este possa ser o resumo da reunião (havida hoje como de emergência) do conselho de ministros. Aqui.
Adenda 16 às 19:45: segundo o "@Verdade", pararam as manifestações na cidade de Maputo. Aqui.
Adenda 17 às 20:30: jovens exaltados no Bairro do Hulene, onde esteve um jornalista da STV, trânsito condicionado; polícia repôs a circulação rodoviária na Avenida Joaquim Chissano.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acredito que todos se lembram que aquando da ultima campanha eleitoral jovens e criancas montaram equipas de choque para barricar, violentar e destruir bens da oposicao e impedi-la de fazer a campanha. Na altura esses jovens foram considerados herois pelos mesmos que hoje os chamam de arruaceiros, vandalos, etc. Este e o problema de falta de coerencia e o problema de conveniencia

V. Dias disse...

Se for isso, é uma tragédia que se avinzinha!!!

Volvido DUAS décadas, afinal o meu pai tinha razão "filho, eu fui primeiro a ver o sol e sou o teu criador, a Frelimo não presta."

Tinhas razão pai...Que Deus o tenha.

Zicomo