01 junho 2010

O bom e o mau: racismo

O jornal online "O País" tem uma peça com o título "Guerra aberta: Sidat vs Mart Nooji". Aí, de forma clara nos comentários, Nooij é o bom e Sidat, o mau, tratado este último de forma racista ("monhé", "indiano") por anónimos. Confira aqui. Pelo sim pelo não, gravei a peça e dela amanhã falarei. Enquanto isso, mandei um sms ao Jeremias Langa, director editorial, a dar-lhe conta do racismo.

7 comentários:

ricardo disse...

A etica jornalistica tambem se mede nisso.

Depois do sucedido com Arsenio Henriques no debate Gay. A desinformacao orquestrada com o Quisse Mavota para subir as audiencias, algo me diz que a STV baixou o seu nivel para uma vulgaridade irreversivel.

Se fosse estatal, daria lugar a certas mexidas...

Anónimo disse...

prof.
Quando as pessoas fogem do verdadeiro debate da nisto.
Custa dizer que Sidat nao presta para a FMF sem precisar de dizer o CREDO RACA...
MARIO EDUARDO

Danilo disse...

Racismo é uma daquelas coisas que nesta sociedade não de "deve" pronunciar, mas que todo mundo vê...


Quem nunca foi a um restaurante aqui no Maputo e ver o branco a ser atendidos primeiro ( apesar de ter chegado depois) em detrimento do negro que a está com a mão no ar há horas?

Quem não sabe que as comunidades de origem asiática não se misturam com a cafre? quando um filho ou filha casa com negro é deserdado?

Quem nunca foi a uma discoteca ver o negro a ser barrado na porta porque usa chinelos e o branco entrar?

quem não conhece da história da mulata que sobe na empresa porque tem a pele mais clara?

Temos de começar a falar essas coisas...e deixarmos de ser hipócritas... em Moçambique existe racismo sim!

Agora em relação ao sucedido... concordo plenamente ... quando faltam argumentos as pessoas apelam para a ignorancia, porque racismo é ignorancia....

Reflectindo disse...

Danilo

Você levanta o que tenho dito sempre. Há racismo em Mocambique, mas são poucos os que querem tocar estes pontos que vc aponta aqui. Ainda não sei porque razão. Medo de se perder ou nunca se ter experimentado?

Anónimo disse...

Subscrevo as palavras do Danilo.
Racismo em Moçambique existe mesmo, está bem vivo, o que me entristece bastante.
Eu tenho uma familia numerosa, multiracial, sei o que significa sentir o racismo na pele.
Apesar de tudo, tenho sentido mais discriminação, especialmente em relação a pessoas de raça negra em Africa... Se não somos bem recebidos ou amados na nossa própria terra ou continente, o que nos resta, ou para onde iremos?
O nosso futuro é deveras triste e preocupante.
Mesmo que o Sr. Sidat esteja errado, que penso estar, devemos de atacar as suas ideias e não a sua pessoa, não devemos de lhe fazer um ataque pessoal baseando-nos na cor da sua pele ou religião. Isso só os cobardes ou ignorantes fazem.
Maria Helena

Anónimo disse...

Concordo com o Danilo e consequentemente com a Maria.
E lamentavel verificar que ainda existem ignorantes no seio dos que dizem ser intelectuais...Por outro lado, e preciso respeitar a cultura de cada raça.
Danilo, com relaçao ao seu trecho:

Quem não sabe que as comunidades de origem asiática não se misturam com a cafre? quando um filho ou filha casa com negro é deserdado?

Note que o mesmo se aplica as comunidades africanas, que tambem nao olham de bom grado a sua filha a casar-se com alguem de origem asiatica.

Mas isso nao chega a ser racismo puro, mas algo que mexe com a cultura. E pode se verificar como nas familias de origem asiatica como nas familias africanas. E tem a sua razao de ser...

E nao se esquecam somos todos moçambicanos, independentemente donde viemos.

Concordo e respeito as ideias dos outros.... Mas aprecio que as pessoas compreendam a cultura de outras raças.

Danilo disse...

Desculpa-me a ausência, mas tinha outros afazeres…
Estimado anónimo, lá vem você puxar a “vaca sagrada” da cultura... não sei porque raios nesta terra é bastante invocar a palavra “cultura” que tudo se justifica... professor será que isto não dava um bom estudo?
Agora voltando ao racismo.
Caríssimo anónimo, o racismo até pode ser uma coisa das sociedades fechadas, mas no mundo globalizado em que vivemos não podemos enaltecê-la sob nenhuma justificativa. O Racismo e baseado em estereótipos, medo e desconfiança do outro. Não tens lógica.