09 junho 2010

EUA/MBS: o prisma dos comentários (1)

A acusação feita pelo Departamento do Tesouro norte-americano ao cidadão moçambicano Mohamed Bachir Suleman - proprietário do Maputo Shopping Center na cidade de Maputo - de ser narcotraficante (aqui e aqui), tem suscitado uma grande comoção social e um permanente debate em múltiplos sectores. A minha escolha de análise do problema passa por uma instância que creio ser uma matéria-prima preciosa, ainda que marginalizada: os comentários de leitores de jornais online e blogues. Aguardem a continuidade da série.
(continua)
Adenda às 19:32: A "Rádio Moçambique" apresentou, de forma desenvolvida, como sua segunda notícia do noticiário das 19:30, a seguinte: o governo americano prometeu trabalhar brevemente com o nosso governo na sequência da aplicação de sanções contra o cidadão Mahomed Bachir. O Director do Gabinete de Controlo de Bens Estrangeiros do Departamento do Tesouro, Adam Szubin, afirmou em vídeoconferência, a partir de Washington, que não iria fornecer detalhes sobre evidências públicas de envolvimento no narcotráfico e que Bachir não incorria em nenhum processo criminal nos EUA, tratando-se apenas de medidas administrativas. Os muitos jornalistas moçambicanos presentes na Embaixada dos EUA em Maputo, saíram defraudados.

10 comentários:

Abdul Karim disse...

Acho a posicao Americana muito natural e logica,

Tanto mais que o governo mocambicano ja demonstrou vontade de nao colaborar e ate ja se comecou a sentir propaganda pro-"sir",

Acho que mocambique fica muito mal no contexto internacional,

Fazer o que ?

ricardo disse...

Eis porque suspeitei que...

As 6 fases de qualquer processo judicial em Mocambique sao:

1- Entusiasmo;

2- Desilusao;

3- Panico;

4- Procura de culpados;

5- Punicao dos inocentes;

6- Premiacao dos ausentes.

Se o MBS nao tem registo criminal nos EUA, ENTAO DEIXEM O CAMARADA EM PAZ!

Procedimentos administrativos?! Ora facam-me o favor. O que e ISSO? Colonialismo?!

Gostemos ou nao do fulano, provemos ou nao que o tipo e traficante de drogas, o minimo que a nossa decencia pode aconselhar e que os EUA deixem-no em paz se nao ha libelo acusatorio.

Tambem fiquei desiludido com os EUA, sobretudo por me ter apercebido que o espirito da proclamacao OBAMA foi governado por um calculo geo-politico qualquer determinado pelo CAPITAL global, a boa maneira dos especuladores de Wall Street, e nao por qualquer (ou suposto) proposito altruista ou justicialista do signatario.

A grande questao agora e saber se BACHIR e incomodo para os EUA apenas por distorcer o mercado NACIONAL a luz da chegada do grande capital a SADC. Se assim for, entao e uma pena, MR. OBAMA!

Porque, afinal, Obama e um americano tranquilo.

V. Dias disse...

No jornal da noite da RM de hoje, ouvi Salomão Moyana e mais dois jornalista, que mais pareciam advogados de Bachir, a dizer que tinha saido desiludidos do encontro com um dos responsáveis do Departamento de Tesouro dos EUA.

1.Porque razão estará Moyana a defender com garras e dentes o cidadão Bachir? Sim, pode fazê-lo. O que não estou habituado a ver é um Salomão Moyana vestido com a capa de jornalista (este, 4º poder) para, em lugar de advogados do acusado, ser ele a defender o Bachir. A que troco? Muito estranho.

2. O que é que desejaria ouvir Moyana e seus colegas de ofício? Que Bachir está a ser alvo de um processo crime? Que Bachir é inocente? Que Bachir é o enteado de Osama Bin Ladean? Querem provas? Então que se dirijam ao Departamento do Tesouro dos EUA ou, no mínimo, podem processar os EUA por difamação e calúnia. Fácil quanto isto. Se o Sr. Bachir é todo poderoso a Todo-Terreno, porque é que não se desloca aos EUA? Ao fazê-lo, não se esqueça de levar consigo na bagagem o Sr. Moyana.

3. Atenção que a retirada de nomes dos acusados pelos EUA do mesmo crime - tal como alega a Lúcia e outros "defensores da inocência do Sr. Bachir" -, só foi possível depois de os acusados terem a ficha limpa. Limpa como a água do Zambeze. De contrário NÃO. Uma coisa é alguém ser suspeito, a outra é levar esta suspeita ao tribunal. Os EUA optaram inteligentemente na primeira opção.

4. Acho muito estranho que alguém, como o Sr. Moyana, que tem dedicado uma vida inteira ao serviço do jornalismo, denunciando crimes ligados ao poder e aos empresários nacional de gabarito de Bachir, pode hoje vir em defesa desse senhor com tanta raiva como se ele, Moyana, fosse afilhado de Bachir. Que seja, mas não pode usar a capa de jornalista para fazê-lo.

5. Faz-me rir alguns comentários aqui depositados quando dizem que Obama anda à caça de Bachir. Por amor de Deus. Quando não se tem nada a escrever, pode-se tirar uma SESTA. Faz bem a saúde. Só mesmo que se ajoelha ao lado de Bachir nas horas sagrradas de orações pode dizer tamanha asneiras. Obama que faz questão de conhecer este senhor de longe, e mais: DOA ao país milhares e milhares de dolares para mitigar a pobreza no nosso país, pode estar conttra o nosso queridinho empresário? Isto cheira-me a leite podre.

5. Eu gostaria de acreditar em Bachir, mas custa-me. Não tenho fé nele. Paciência. Penso que não é crime nenhum estar do lado dos EUA. Eu apoio a decisão de Obama. E não quero acreditar que depois de uma VODKA, aventando a possibilidade de Obama beber, foi forçado a assinar aquele documento contra Bachir. Sinceramente.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Os USA advertiram !!!?

E RM esta numa propaganda pro"sir"???

A complicar uma Potencia Mundial ?

Sem sequer ter um helicopetrozinho proprio ???

Pra salvar a pele do "sir" ??!

Porque o "sir" 'e "nosso orgulho"??

'E loucura, ficaram malucos devez !

O nosso governo enloqueceu !!!

Reflectindo disse...

Para mim, pensar que autoridades norte-americanas iriam dar detalhes naquela conferência pública era ingenuidade. Isso seria o fim do Segredo de Estado.

Escrevi neste blog, quando o assunto explodiu que o nosso desejo é sabermos tudo, mas eu compreendia que o governo não nos revelaria tudo em detalhes. E isto foi o que Victor Borges fez ontem.

Quer dizer, isto que se os jornalistas querem saber muito mais que investiguem pessoalmente, mas não pensem que era apenas indo à conferência para saberem de tudo. O que deviam ter insistido seria saber directamente do Sir Adam Szubin se já tinha feito uma comunicacão oficial ao governo mocambicano.

Há questões internas para investigacão dentro de Mocambique...

Cá por mim, não vejo razão para a nossa decepcão e muito menos para rendicão.

Que Bachir não tinha sido condenado mesmo nos EUA é a resposta que Paul Fauvet deu ontem aos jornalistas como Carlos André e Salomão Moyana.

Anónimo disse...

"...e a montanha pariu um rato!"

Yankees, yankees, já encontraram as ADM no Iraque? Contudo, estou a espera do assunto da lavagem de dinheiros em Mocambique.

AAS

Anónimo disse...

...o director do OFAC no Departamento de Tesouro americano, Adam J. Szubin, em vídeo-conferência com jornalistas em Moçambique. E deixou claro que as provas da acusação não são para a Imprensa...

in canal de Moçambique

portanto se Bachir é tao inocente como parece va em frente com um processo judicial por difamaçao e aí os EUA serao obrigados a apresentar provas

Quem nao deve nada teme!

Anónimo disse...

Karim, Viriato e Reflectindo,
Vou transcrever uma das passagens do Moyana, com a qual concordo a 100%.
“Nós somos a favor de uma punição severa a todos os barões de droga, MAS NÃO SOMOS IRRESPONSÁVEIS PARA APLAUDIR UMA IRRESPONSABILIDADE DE SENTENCIAR PESSOAS QUE NUNCA FORAM JULGADAS, NUNCA FORAM OUVIDAS, nunca os seus respectivos governos foram convidados a colaborar na investigação. Jamais, faremos isso.”
É por isso que crucificam o Moyana?
Na vossa lógica, que tem opinião contrária a vossa foi pago pelo Bachir?
Depois não se ofendem se alguem vos catalogar como LACAIOS DO OCIDENTE.
Lúcia
Ps. Karim, cuidado, podes ser o proximo...

V. Dias disse...

Lúcia,

E porque é que ele, Bachir, nunca foi julgado no país? E o que é que a justiça moçambicana já fez de concreto, depois do anúncio do governo americano, para investigar as acusações que pesam sobre este senhor? Nada.

Como posso ser lacaio do Ocidente se eu sou contra as sanções que estes impõem à Mugabe? Sou, como sabe, um anti-indomável. Mas neste caso, esteve certo o governo de Obama.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Lucia,

Brrrrrrrrrr,

Estou a tremer de medo,

Eu nao me importo com os nomes que me dao,ja estou habituado a isso, a minha consciencia 'e que conta e as minhas accoes,

Quanto a "LACAIOS DO OCIDENTE", prefiro aos "Lacaio de orientais contrabandistas",

'E uma questao de preferencia, nao sei se me fiz entender.

Quanto ao Frangueiro, a primeiro nome " O Patriota" deio-o considerando as accoes dele, e o segundo tambem.