08 junho 2010

EUA/Bachir/Vídeo-conferência

Um convite foi hoje enviado aos jornalistas no sentido de, amanhã, às 14:45, nos Serviços Culturais da Embaixada dos Estados Unidos na cidade de Maputo, participarem numa vídeo-conferência em directo com Adam Szubin, Director do Gabinete de Controlo de Bens Estrangeiros do Departamento do Tesouro (OFAC), relativa à aplicação de sanções a Mohamed Bachir Suleman. Haverá tradução para português. Recorde aqui e aqui.
Adenda às 20:05: quem é Adam Szubin? Confira a resposta aqui.
Adenda 2 às 8:31 de 09/06: o Departamento do Tesouro norte-americano exibe os números de cinco passaportes, bem como dois números de identificação tributária de dois estabelecimentos comerciais. Confira aqui.

11 comentários:

Anónimo disse...

Apesar do Moyana, amanhã há-se ser outro dia...

ricardo disse...

Yes, WE CAN!!! Mr. M...

Abdul Karim disse...

Ricardo,

"O Patriota" deixou me na defesa,

Estou quase a jogar atraz do guarda-redes,

Que timing do "Patriota" e da VM.

Da VM compreende-se, o panico ( stage 3 )'e extensivo aos pca's,

Agora, "O Patriota" tao proximo da gloria, marcou na propria balisa,

Ja so posso comentar depois do Video-Conference, se nao vao-me vender outra vez,

Vou ter que esperar, atraz do guarda-redes, tem saidas em falso esses "nossos" guarda -redes, nao gosto de jogar 'a defesa ja, ponta de lanca 'e que anima,

ricardo disse...

Pois e, auto-golo. E que quando e para se escrever, a caneta nao risca.

Entao, aparecem logo uns escribas "seniores" a dizerem que o campo estava ou inclinado, ou mesmo virado ao contrario...

Ce la vie.

Abdul Karim disse...

Ce la vie, mesmo, Ricardo,

Aquele nosso guarda-redes do can fez aquela figura, mas nao sofremos golo naquela bola,

"O Patriota" sozinho, com bola nos pes, aquipe adversaria esta encostada na area deles, e ele decide fazer essa figura,

Apartir de amanha, depois de Video-Conference, se tudo correr bem, ja vou mudar de nome, nao vou mais chamar "O Patriota",

Vou chamar "O Frangueiro"...

Nao se pode admitir essas coisas no Desporto Professional,

Qual exemplo vamos dar, aos novos guarda-redes, com "O Frangueiro" desses na balisa ?

Anónimo disse...

Quando o Moyana defende uma opinião contraria a vossa, passa a ser COITADO, MAU, FALHADO, PATRIOTA, etc.

Ja não ha liberdade de de pensamento?
Se O Moyana condenasse o Bachir, aí seria GRANDE JORNALISTA, O EMBONDEIRRO, O EXEMPLO DE JORNALISTA...façam-me mil favores.

Quer dizer, para se estar certo é preciso ter as vossas opiniões?

Quando o assunto Bachir veio a tona, vi a intolerancia do Karim, Linette e Viriato...voces não aceitaram o meu pensar difente.

Ilustres academicos esqueceram-se dum preceito básico em direito: PRESUNÇÃO DE INOCENCIA.

Queridos, aceitem opiniões contrárias sem escarnizar...voces não são absolutos.

Lúcia

Dias disse...

Lúcia,

Se você pode acreditar na inocência do Bachir, eu posso desacreditar. É simpes quanto isso.

Falo por mim e não pelo Karim ou pela Linette. Não acredito na sua inocência. Alguém terá de me provar o contrário.

A Lúcia deve perceber que não há processos que nascem do nada. Não estamos perante um caso para KUCHACANEMA, isso já morreu desde os tempos de Anita Bchan, etc...

Este assunto é sério. Trata da vida das pessoas. Não é louco os EUA acusar este senhor à toa. Eu, contrariamente do que diz, aceito a opinião dos outros, mas só levo à letra quando acho que devo.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Eu estou com Viriato tambem,

100% de acordo ! com Viriato !

Anónimo disse...

Viriato,
eu aceito a sua opinião...so acho ridiculo quando tentam menosprezar a todos que pensam o contrário.
Não chamem nomes ao Moyana so porque tem uma opinião oposta a vossa.

Quando dizes que EUA não é louco de acusar este senhor atoa, será que eram menos loucos quando acusaram as 141 pessoas que em 2008 foram retirados da lista? Ou eram mais lúcidosquando acusaram as 60 pessoas que em 2009 foram retirados da lista.

Atenção que eu não defendo a inocencia do Bachir. So quero chamar atenção para que a raiva que alguns tem por Bachir não cegue a maioria.
Quem chama o MSC de shoppinguizinho, fará de tudo para nos cegar.

Lúcia

Jacome disse...

Neste caso e perante as gravissimas acusações considero que presunção de inocencia e presunção de culpabilidade se devem equivaler na formação de uma opinião. Se alguem acusa tem a obrigação de provar. O que os acusadores afirmaam já ter feito em forum próprio.

Quem é acusado desta forma tem o dever de se defender e a unica que conheço é provando a inocência o que sinceramente não é possivel fazer com declarações inflamadas á imprensa.

A critica que se pode fazer a SM é efectivamente todo o seu artigo constituir uma defesa intransigente da inocência de MBS. Em nenhuma parte do artigo se pode depreender que SM coloca sequer a hipótese de MBS ser culpado.

SM é um "opinion maker". Eu leio-o com respeitabilidade pois está à demasiados anos no jornalismo para cometer gafes primárias. SM até hoje tem-me ajudado semanalmente a pensar e a ter opiniões coerentes.

Agora estou apenas expectante.

Reflectindo disse...

Jacome faz uma boa explicado sobre a nossa expectativa em Salomão Moyana.

Estamos perante um caso em que a imprensa tem que fazer investigacão seguindo mesmo os pequenos pormenores.
Por exemplo no link aparecem nr diferentes de 5 passaportes nacionais (TODOS MOCAMBICANOS).