O jornalista Luís Nhachote escreveu sobre os interesses empresariais da Nomenklatura nacional na indústria mineira. Ele listou 15 figuras. Conheça nomes e sectores num trabalho inserto no CIP Newsletter 6, de Junho deste ano, aqui.
Adenda às 21:23: uma das postagens que mais rapida e abundamente foi "baixada" neste blogue, 109 vezes no momento em que escrevo esta adenda.
Adenda 2 às 11:42 de 10/06: trata-se de um trabalho do Centro de Integridade Pública, excutado por Nhachote.
3 comentários:
Interessante...
...o que eu daria para ver o trabalho de Luís Nhachote em 2008, sobre o tráfico de drogas em Moçambique, finalizado e actualizado...
Rest assured, in five years(2015), the list of the mining crooks will be completely different.
Professor, que tal mobilizarmos a criação de um Centro de Estudos Empresariais, Competitividade e Transparência.
Acho que seria um complemento da IESE (estudos esconómicos e sociais a nível macro) e CIP (integridade pública e boa governação).
Um centro desses, iria actuar na área de desenvolvimento empresarial, transparência nos negócios, combater concorrência desleal e criar um clima/ ambiente de negócio transparente e favorável a qualquer investidor que tenha capital para investir.
Hoje quase todos acreditam que um negócio só pode andar se estiver ligado/ associado a este ou aquele general, figura, indivudualidade, partido, etc... Temos que inverter esta tendência e abrir o mercado para todos, sejam nacionais ou estrangeiros, em igualdade de circunstâncias.
Isso é o que a longo prazo gera dinamismo na economia, incentiva poupança e investimento, propicia a acumulação justa, contribui para a redistribuição de rendimentos, e em suma é o verdadeiro caminho para o desenvolvimento.
Enviar um comentário