O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2016 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

20 setembro 2016

A propósito do esfaqueamento na Josina Machel [2]

Número inaugural aqui. Passo de imediato ao primeiro ponto do sumário proposto, a saber: 1.Introdução. Um jovem esfaqueou outro em luta ocorrida num dos corredores da Escola Secundária Josina Machel, cidade de Maputo. Uma faca e um vídeo tornaram o fenómeno rapidamente viral, nas redes sociais físicas e digitais [recorde aqui]. Tratou-se de um episódio isolado? Iterativo? O estudante estava drogado? Foi um fenómeno de natureza patológica? Um acto de violência momentânea, produto de um conflito banal com a vítima? Um transtorno de personalidade, um distúrbio psíquico vigoroso, algo como um acto de agressividade da síndrome de Borderline, por exemplo? É um fenómeno que remete para o foro individual ou, pelo contrário, tem uma base social que importa descobrir? É sintoma de uma crise social? Sem uma investigação corremos o risco de cometer erros de vários tipos. Na ausência dessa investigação, restam as hipóteses. É o que aqui será feito, com recurso a quatro tipos analíticos.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home