O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

21 maio 2015

O que Samora disse em 1976

Samora Machel em 1976, na oitava sessão do Comité Central da Frelimo: "(...) O ambicioso exigirá que em cada lugar de responsabilidade apareça sempre o elemento de tal e tal tribo, de tal ou tal região ou raça. (...) os vícios do racismo, os preconceitos, não desapareceram, as relações sociais continuam a ser determinadas pela pigmentação da pele. Não há ainda uma sociedade moçambicana; há várias sociedades paralelas de brancos, assimilados, mestiços, indianos, chineses, etc., que têm reduzidíssimos contactos entre si." Aqui.

1 Comments:

Blogger nachingweya said...

Shaanganis, ndaus, makondes... São determinantes das relações de poder, das relações sociais.
Quando factores partidarios e ainda equilíbrios regionais, raciais ou de religião precedem a competência e patriotismo nas designações para funções de liderança quer dizer que o projecto nação está a evoluir para um fenômeno nado morto.
Se desejamos ser nação devemos ter o discernimento de relegar à tribo, raça e religião um valor é um estatuto privados. Não devem fazer parte do léxico público porque remetem o moçambicano à sua estatura menor.

21/5/15 9:28 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home