26 agosto 2014

Acordo, Estado e paz no Moçambique pré-Outubro (14)

*O que significam acordo, Estado e paz no Moçambique pré-Outubro, quer dizer, antes das eleições gerais marcadas para esse mês?
*Em 1919, numa conferência, o sociólogo alemão Max Weber disse o seguinte: "O Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território".
*"Os nossos homens têm armas em todo o país", disse Rahil Khan, acrescentando que o Acordo Geral de Paz (AGP), assinado pela Renamo e o Governo em 1992, permite aos antigos guerrilheiros manterem o armamento.
Décimo quarto número da série. Eis a décima segunda nota sobre o futuro Acordo de Maputo, que deverá ser assinado muito brevemente pelo presidente da República, Armando Guebuza, e pelo presidente da Renamo, Afonso Dhlakama. Deixei no número anterior a seguinte pergunta: os efeitos da guerra de pequena intensidade iniciada em 2013 podem ser ignorados? A resposta é esta: não. Absolutamente não. Esta é a segunda face de Jano. Se forem interrogados todos aqueles que perderam parentes e bens facilmente se saberá que a resposta só pode ser não. E se formos acordar a terrível memória da guerra de grande intensidade de 1976/1992, então o aguilhão da dor aumenta de forma considerável, retroactiva, pungente. E de forma tão mais considerável quanto pode surgir e consolidar-se a ideia de que a morte, a tortura e a destruição sempre serão bem sucedidos no país, porque, afinal, os seus autores sempre serão politicamente amnistiados, quer dizer - recorrendo ao significado original em grego - que autores e crimes sempre serão esquecidos, que a impunidade politicamente situada sempre será uma regra. Mas avancemos com esta pergunta: como entender esta dupla e dramática face política de Jano antes das eleições gerais de Outubro? Qual o real significado de um bi-acordo político pré-eleitoral? 
Adenda às 05:15: confira aqui.
Adenda 2 às 05:49: "Para trás ficaram dois anos de extrema tensão militar de que resultou um número desconhecido de mortes e feridos, entre militares e civis, para além de diversas infra-estruturas sociais que ficaram destruídas." Aqui.

Sem comentários: