03 junho 2014

Prossegue o senhorismo de guerra em Moçambique

Prossegue o senhorismo de guerra em Moçambique, a mais recente notícia está aqui. Recorde um texto meu divulgado em Novembro do ano passado, com o título "Quatro cenários pós-Santungira e o problema da soma não-zero", divulgado no semanário "Savana" aqui e inserto aqui.
Adenda às 18:41: a regularidade com que os ataques se sucedem na Estrada Nacional n.º 1, especialmente entre o Save e Muxúngué, distrito de Chibavava, província de Sofala, mostra pelo menos duas coisas: (1) a existência de uma base social que permite aos guerreilheiros movimentarem-se como peixes na água e (2) um suprimento permanente de munições.
Adenda 2 às 18:53: recorde este texto de Colin Darch, divulgado em 1989, aqui.
Adenda 3 às 19:01: a "Rádio Moçambique" abriu o seu bloco de notícias das 19 horas com a referência a dois ataques hoje levados a cabo pela Renamo.
Adenda 4 às 19:03: blogues do copia/cola/mexerica e jornais digitais "disparam" notícias sobre feridos e mortos. Especialistas do sensacionalismo elevam a fasquia dos mortos. Cheira a sangue digital.
Adenda 5 às 19:52: leia este texto sobre um livro do historiador francês Michel Cahen datado de 1994, aqui.

1 comentário:

nachingweya disse...

A continuar assim até Outubro estamos todos " Filipados".
PS : O Air force 1 avariou ontem com os passageiros já embarcados. Quase apostaria na hipótese de alguém já estar a planear uma redundânciazinha desse artefato para se prevenirem embaraços.
Ninguém pensa que aqueles engenhos quer estejam a andar ou parados têm de beneficiar de manutenção equiparável .