Blogue seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Olá, sejam bem-vindas e bem-vindos a este espaço, diariamente renovado desde 2006.Sintam-se bem e regressem sempre. Índico abraço.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

10 Julho 2012

Morte dos blogues moçambicanos? (3)

Terceiro número desta curta série. Escrevi no número anterior que se poderia considerar a hipótese de atribuir o desaparecimento de uma parte significativa dos blogues moçambicanos às redes sociais, mas que, antes de saber se essa era uma boa ou má hipótese, desejava escrever algo sobre as redes sociais e suas aparentes vantagens, redes sociais do tipo facebook e twitter. E escrevo. Ambas (creio serem filhas do casamento entre o blogue convencional e a conversação em tempo real do tipo meebo ou messenger), por exemplo, têm alguns ingredientes sugestivos, a saber: (1) uso imediato via celular, dispensando o computador, (2) possibilidade de anonimato, (3) chat permanente, (4) cyberactivismo, (5) espírito de grupo e solidariedade digital, (6) instantaneísmo de ideias e (7) linguagem taquigráfica (quase parente da linguagem presencial e coloquial) ocupada por neologismos, abreviações e acentuada estrutura fónica. Prossigo mais tarde. Imagem reproduzida daqui.
(continua)

3 Comments:

Anonymous ricardo said...

Essencialmente, sr. Professor, e pelas observacoes que tenho feito, que esteja mais proximo da realidade do dia-a-dia das proprias pessoas. O blogue, quanto a mim, transporta uma serie de regras de conduta que as pessoas nem sempre compreendem.

10/7/12 8:37 da manhã  
Blogger aminhavozz said...

8. Possibilidade de contacto e interactividade imediata com os visitantes ou seguidores.
9. Controlo da abrangencia da mensagem. Se a minha mensagem chegar a 1p0 por cento dos que estao na minha lista de amigos, ja me dou por satisfeita...
10. No meu caso, deixei o blog mesmo por falta de tempo para escrever...e algumas incertezas sobre se o mesmo nao entrava em conflicto com a minha actual ocupacao profissional... Mas volto brevemente, so que com nova roupagem...aceito sugestoes.

Como vai professor?

11/7/12 8:44 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

Espero que regresse mesmo ao blogue...

13/7/12 6:49 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home