10 julho 2012

Espaldares

Na Avenida Friedrich Engels, cidade de Maputo, os espaldares dos bancos na chamada zona do Miradouro estão a desaparecer, visivelmente arrancados e roubados. Em alguns casos os suportes em cimento estão rachados.

1 comentário:

nachingweya disse...

É a cidade de ninguém.
Sem pretender despenalizar o roubo ou a sabotagem deste bem comum, penso que os municípios de Maputo e Matola estão a crescer um ritmo superior à capacidade de gestão dos seus centros de comando. É altura de se pensar mais consistentemente na descentralização partindo dos já concebidos distritos urbanos dotando-os de capacidade humana, estrutural e orçamental. O que muitas vezes prejudica a manutênção predictiva de infra estruturas é a falta de foco.
Urge também redifinir o papel das polícias sobretudo a de protecção e a municipal. Ao que parece estão todas viradas para o transito de veículos motorizados trabalhando muitos mais de dia do que de noite, que é quando se intensifica a actuação de malfeitores.
É também anedótica a actuação da polícia municipal em relação aos vendedores que instalam nas ruas mercados ilegais. Acontece que uma vez e outra aparecem de rompante, dispersam as pessoas, arrebanham os mais incautos e desaparecem. Meia hora depois o mercado reinstala-se, tudo volta ao que era.Não tem esta polícia autoridade para selar os locais onde não é permitido o exercicío de uma determinada actividade? Não é mais sustentável colocar um posto fixo temporário nesses locais para desmotivar tentativas e hábitos e poupar-se o combustível que gastam nessas patéticas perseguições? E, nestes casos, porque razão a polícia de protecção não colabora com a municipal no banimento desses acampamentos mercantis? Diminuir os focos de atentado à saúde pública não é um acto de protecção civil?