27 junho 2012

A hipótese do duplo poder (12)

Décimo segundo número da série, baseada num trabalho do jornal "O País", versão digital, conferível aqui. Prossigo no ponto 2 do sumário proposto aqui.
2. A especificidade moçambicana. Deixem-me tentar melhorar uma imagem que ficou no número anterior. Envelhecidos os líderes da luta de libertação, o núcleo dos intelectuais orgânicos do partido trabalha em duas frentes: na interna e na externa. Quanto maior for a ameaça externa traduzida em partidos rivais dirigidos por líderes capazes de liderar trabalhos e redes políticas de base, mais imperioso se afigura aos intelectuais orgânicos encontrar líderes jovens (ou mais jovens que os libertadores dos anos 60) para a frente interna, designadamente para a frente estatal, líderes que não tenham passado pelo viveiro da luta armada, mas que sejam fiéis, que sejam herdeiros fiéis. Nessa frente, a presidência da República é fundamental. Se não se importam, prossigo mais tarde, procurando desenvolver algo que talvez venha a chamar presidência à Jano.
(continua)

2 comentários:

TaCuba disse...

Presidência com duas cabeças?

ricardo disse...

Sr. Professor. Ontem, Alves Gomes disse a STV uma coisa que esclarece o momento actual. Guebuza conseguiu o poder na FRELIMO por ter reactivado, a imagem do que fizera em 1980-81, as celulas do seus partido (e sublinho, exactamente como o mesmo "modus-operandi"). Portanto, a nivel interno do seu partido, o seu poder e agora mais do que inquestionavel. Com a revisao constitucional que se avizinha, este poder sera "formalizado" diminuindo a capacidade de accao do PR. Com um estado partidarizado hoje, a semelhanca do que havia em 1980-81 e improvavel que Governo algum possa governar soberanamente, inclusive um hipotetico governo da oposicao.

E para finalizar, a comunidade internacional esta satisfeita com Guebuza porque ele defende os interesses dela, que se sabe sao essencialmente ECONOMICOS.

Se ha pessoas preocupadas aqui, essas sao os mocambicanos aquem nao lhes coube o jack-pot das comissoes e outros favores que a elite governante tem estado a receber a rodos.

E nada mais. Logo, a hipotese de JANO e meramente teorica.