08 setembro 2011

Consumidores machos, cervejas pretas fêmeas (1)

O anúncio em epígrafe, das Cervejas de Moçambique, provocou a ira de várias organizações, especialmente feministas. Segundo o "Notícias" de hoje, a empresa decidiu retirá-lo. Aqui. Nesta série vou tentar desenvolver algumas ideias, mostrar que a feminização publicitária da cerveja já ocorreu em outros países e dar-vos conta de algumas divindades femininas da cerveja.
(continua)
Adenda às 14:38: o anúncio ocupa por completo a página 12 da edição do "Notícias" de hoje.

32 comentários:

Anónimo disse...

E Moçambique vai de bom para melhor, pois ja temos cá este tipo de racismo que chama a preta de preta só por ser preta. Vergonha!

(Eu gosto ainda é da "loira").

AAS

Salvador Langa disse...

Ora aqui está um tema saboroso e amargo.

Xiluva/SARA disse...

Cerveja mulher preta...Aposto que não foram mulheres as autoras do anúncio!!!!!

Paulo disse...

Mesmo as meninas pequenas não escapam não só ao que o Professor chama "feminização", mas também à sexualização desenfreada.
http://www.google.com/search?q=Thylane+Loubry+Blondeau&rls=com.microsoft:en-US&oe=UTF-8&startIndex=&startPage=0&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&hl=en&tab=wi&biw=1280&bih=685

António Manna disse...

http://melomaniako.blogspot.com/2011/09/cerveja-preta-complexada-da-laurentina.html

Anónimo disse...

Muito bom que estas organizações tenham manifestado seu desagrado com esta publicidade, pessoalmente não achei graça. Uma mulher é muito mais do que corpo, porque tem que estar sempre associada a sexo?
Que isto sirva de exemplo para as próximas publicidades.

Anónimo

Anónimo disse...

Lá na publicidade não está o que dizem, mas o que achamos que deve dizer...coisa de feminismo febril.
-Macho

Muna disse...

Sinceramente eu não vejo a razão de tanto alarido.

"Direitos humanos são para mim direitos socialmente considerados e promovidos em permanência, tendo em vista os desfavorecidos, os privados de bem-estar". Carlos Serra - O País.

Disse.

Concordo.

Lido.

Passa

Zicomo

ricardo disse...

Eu nao vi nada de extraordinario no tal anuncio, se comparado com o muito que tenho visto por ai. Bem o diz, caro Professor, e eu assino por baixo, a pornocracia e o que mais ordena no nosso marketing fuleiro. Por exemplo, os preservativos PRUDENCE cujo spot estava a frente do PIRI-PIRI seria menos ofensivo que esta imagem? E o traseiro feminino BEM EXPOSTO ao pe do Centro de Conferencias Joaquim Chissano publicitando baterias de carros? E a "musa negra" com o corpo escorrendo de aguardente TENTACAO, cujo spot passava antes da novela das 8? E ate, os espectaculos transmitidos em directo pela TV Publica de algumas jovens estrelas locais, com o alto patrocinio da telefonia movel e ate de algumas das ONGs que agoram se insurgem contra a Laurentina Preta? Ontem mesmo, vi na TV Miramar uma dessas figuras da praca filmada a despir-se em publico, enquanto dancava Kuduro num conhecido clube nocturno de Maputo, por causa de um concurso disparatado cujo primeiro premio era um telemovel. E todos os dias ha episodios destes nestes ajuntamentos segregados do jet-set local. Mas porventura ja ouvimos estas organizacoes moralistas que agora gritam contra a Laurentina a referirem-se a estes antros velados de prostituicao feminina? Ou o assunto so merece credito, se ao mesmo acrescentarmos a cor da pele? Ate parece que o fulcro da questao do spot esta na suposta questao racial e nao na degradacao feminina. Eu fico a imaginar se o spot fosse reescrito assim: " Laurentina Preta, o feitico de Africa no coracao de Bruxelas!" E com a mesma imagem a servir de fundo, seria certamente aprovado por essas vozes indignadas como mais um lance criativo dos nossos internacionalmente premiados publicitarios. Mas quando nele se disse PRETA ao inves de NEGRA, o rebulico mental instalou-se nas pessoas desta terra, que num apice retornaram ao tempo do sistema de Prazos. Esse e que e o ponto. Uma sociedade hipocrita, onde o que mais conta e manter as aparencias do falso moralismo da classe dominante, mas com um incrivel espirito de inferioridade racial, enquanto no quotidiano tudo faz para que os seus subditos aceitem o seu estilo de vida, em tudo, muito menos moral que o anuncio em questao.

Haja coerencia, antes de pregarmos o nosso Evangelho.

izumoussufo disse...

Eu acho que foi bom parar a história dessa cerveja mulher.

António Manna disse...

bem falado Ricardo,esse é para mim o ponto,não tenho dúvidas...

Anónimo disse...

Incrivel como as vazes pensamos tão curto. O que está em causa não é a questão racial mas sim o facto de se expor o corpo femenino como se ele simplesmente servisse para estas questões.
Se calhar já ouve até outras publicidades do género acredito que tenham passado despercebidas mas está não. Ainda assim não vamos continuar a perpetuar o erro só porque algumas passaram despercebidas, em algum momento alguém tem que chamar atenção para este tipo de ´publicidades não acham?
Agora se uma estrela da preça ou seja lá quem for dançou para receber um telemóvel isto é lá com ela não dançou em público como está exposta a publicidade em apresso.
Não se trata de sociedade hiprócrita mas sim de uma sociedade que já começou a fazer valer os seus direitos, se consagramos o princípio da igualdade há que se fazer o uso do mesmo.

ricardo disse...

Pois se as V. vistas tao longo alcancam, entao convido-vos a fazer identica campanha para a moralizacao das casas nocturnas de Mocambique, que estao a destruir matrimonios solidos!

Dariam a cara por isso? Alias, por que se refugia no anonimato, se esta no dominio da razao?...

Dixit

Anónimo disse...

 Achei o slogan, "de boa a melhor", muito banal!

 A estilização do rótulo, sua asociação a um belo corpo de mulher, achei muito bem conseguido;

 Se estivesse à frente da empresa, manteria o rótulo tal como está! Muito bem conseguido!!

 As posições assumidas pelas PURITANAS das associações que se empolgaram na "defesa da mulher", trezandam a HIPOCRISIA!

 A continuar assim, não me admiraria que o próximo anúncio a sair de cena seja o do FRANGO NACIONAL, pois, como dizia alguém numa das nossas TV´s, aquelas FRANGINHAS, bem roliças, de tanginha … são, seguramente, nos critérios dessas Puritanas, um atentado á mulher!

 … Por onde anda o dinheiro angariado por essas associações … a preocupar-se com futilidades !!

Nelson disse...

"Não se trata de sociedade hiprócrita mas sim de uma sociedade que já começou a fazer valer os seus direitos"

Quero acreditar que seja isso verdade e esperar o passo seguinte que certamente deve existir se tomarmos em conta, como alguns já o afirmaram, que existem questões que podem ser consideradas piores que essa publicidade.
Essa anúncio publicitário está a dar que falar por inserir simultaneamente questões raciais e femeninas, que na minha humilde opnião, são questões que de forma reprimida, muitos debatem-se com elas no seu cotidiano.

heyden disse...

Caros,
Nao se trata de voces verem ou nao verem a ofenca (ate porque e invisivel) na publicidade ja eliminada. Cientistas em efeito de efeito diriam o seguinte.
1) A imagem era boa porque aumenta a drenalina do apetite masculino na bebedeira.
2) A imagem era boa tambem para as prostitutas, porque ela as promovia, mesmo sem pagarem para o efeito.
O lado negativo da publicidade incide principalmente no facto que ele vai contra o futuro que estamos a construir. Um futuro onde homens e mulheres sao iguais em direitos e castigos. Porque ainda ninquem pensou em colocar imagem de homem vestido com aquela cerveja preta?

BMatsombe disse...

Capitalismo é isto, vender sonhos, ideias, desejos e por aí fora. Lutar contra a cerveja preta transformada em mulher, é esse o programa de luta?

Anónimo disse...

Magnífico design gráfico, excelente harmonia de objectivos e palavras, mas talvez demasiadas palavras no lado direito, podia ter ficado mais leve e económico.
(Cruz)

António Manna disse...

infelizmente a educação péssima,as televisões da idade da pedra,a falta de incentivo a leitura,os recalcamentos de ordem rácica herdados do colonialismo e uma linguagem dos ditos lideres do movimento contra a "preta boa"a roçar a informação e propaganda dos tempos do marxismo...
este link é para não pensarem que estamos a descobrir algo de novo:o que está a acontecer é que estamos a dar um exemplo ao mundo de quadradismo,falso pudor etc.

http://www.google.com/search?q=women+used+in+beer+advertising&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&hl=en&tab=wi&biw=1280&bih=656

Anónimo disse...

Sinceramente, eu acho que o gargalo da garrafa no canto direito, em baixo, se apresenta demasiado fálico!

Anónimo disse...

"Pois se as V. vistas tao longo alcancam, entao convido-vos a fazer identica campanha para a moralizacao das casas nocturnas de Mocambique, que estao a destruir matrimonios solidos!" - Ricardo

à estas casas vão pessoas adultas e o fazem de livre vontade e se as tais casas estão a destruir matrimonios solidos, espero que seja porque as mulheres encontram seus novos parceiros nas referidas casas, ou melhor, que seja porque a mulher rompeu com o tradicional dominio do ex-marido. Agora, que outros exemplos mais ofensivos do que este tenha passado ou passam nos diferentes canais da TV e por isso devemos permitir tudo... Ainda bem que a empresa retirou a publicidade.

AAS

ricardo disse...

Entao, qual e o seu problema, sr. AAS?

Deseja que legalizemos a prostituicao de luxo em Mocambique (oficializando o actual trottoir turistico Maputo-Luanda por exemplo, que justifica a existencia dessas supostas valvulas de escape social) tal como sucede em Cuba, cobrando tributos as profissionais e as amadoras que la vao nas horas vagas ou quando o marido esta a trabalhar, e quem sabe ate, assistencia medica e medicamentosa inclusas na factura, pois isso, e coisa de adultos?!

Que contradicao. E que belo exemplo de emanicipacao feminina no LAR que nos propoe, onde a Mulher se destaca, vulgarizando-se publicamente para agradar outros homens, e desagradando publicamente muitas outras mulheres que tal como ela, ali tambem estao porque sao emanicipadas. Num caso, ou noutro, sao os homens que saiem sempre a ganhar. O marido, num dia, o amante no outro. Ela, a que se expoe numa discoteca, sera sempre a mercadoria, cujo prazo vence, a medida que os anos passam e os contornos se tornam mais visiveis e rugosos. E depois torna-se descartavel.

E ponto final.

Abdul Karim disse...

Na Índia, a publicidade do alchol nao 'e aceitável,

Em Moçambique, o consumo do alchool tem consequências sociais ainda por analisar,

Nao quero fazer nenhum juizo ou critica a publicidade em si, na óptica de publicitário ou consumidor , isso deixo para os publicitários e consumidores,...talvez uma analise de Marketing...

... e ai...Do ponto de vista de Marketing, o alchool e sua estreita "ligação" ao sexo e ao vocabulalario usado na publicidade, essa publicidade 'e coerente, do ponto de vista do Marketing e Impacto, ao nivel de Marketing atingiu os seus objectivos pela polemica criada, e do ponto de vista de impacto também, tanto que ate 'e assunto no Blog do Professor.

Apenas questionar, se a continuação das publicidades do alchool, sao benéficas para uma sociedade como a nossa ( ? )

A questão pra mim 'e se espera algo diferente ou melhor pra uma sociedade que se pretende aberta ou desenvolvida, que nao seja a publicidade do alchool ( ? )

Alguns estão ofendidos por "details" desta publicidade, outros argumentam isso ou aquilo...

Nos "details mora o Diabo" disse alguém,

O resto 'e estoria... que estamos a construir...

Também considerar que a Sociedade Civil se fez sentir, o que 'e um ponto bastante importante e POSITIVO para aquilo que pretendemos que Moçambique seja, amanha e depois de amanha.

ricardo disse...

So para complementar a sua achega Karim. No Botswana e Namibia, por volta de 2001, e no auge de infeccoes da pandemia do HIV, que como deve calcular, ameacavam extinguir a populacao daqueles paises por natureza, escassamente povoados, as Nacoes Unidas promoveram uma pesquisa, onde se demonstrou a correlacao entre o consumo de alcool e tabaco, com o aumento da prevalencia de infeccoes. Sendo que, o pico das mesmas, ocorria invariavelmente as sextas-feiras, sabados e feriados. Adivinhem porque?!

Portanto, o alcool e muito nocivo, quando interfere na ordem social vigente. Por essa razao, e que na Gra-Bretanha e em muitos paises da Commonwealth, nao se pode consumir alcool em estabelecimentos autorizados antes da 18h00 e nem depois das 24h00. E esta e uma Lei do sec. XIX. Mas nao e por isso, que nos deixemos invadir pela cegueira mental ao defendermos a moral, quando o que afinal estamos a revelar e o espirito de inferioridade perante outras racas, tal como no passado quando vendiamos ouro, marfim e irmaos nossos, em troca de panos e missangas. Penso que cinco seculos de dominacao colonial e tempo suficiente para sermos nos proprios, sem nos preocuparmos com o que os outros pensam que nos somos. Essa e que e a questao central que ninguem deseja escalpelizar.

Se o assunto levantado pela sra. Graca Samo tivesse a ver com degradacao da imagem da Mulher, entao coerentemente, iriamos purificar a nossa sociedade. E nao escolher alvos, conforme as nossas conveniencias ou simpatia em relacao ao assunto. Porque se assim nao fosse, entao, teriamos de oficializar um grupo de inquisidores sociais pronto a destruir negocios e interesses empresariais, caso algum poder terreno decidisse, a falta de melhor talento e competitividade, diabolizar a estrategia empresarial do adversario, para preservar o seu monopolio.

Lembre-se tambem Karim que nao e a primeira vez que os arietes da pseudo-moralidade se atiram contra a Laurentina Preta. A primeira vez que esta conversa veio a tona, foi porque alguem escreveu que: "ESTA PRETA E BOA!", e no entanto, nao estava la nenhuma imagem feminina. Mas quando a Cervejas de Mocambique fez um spot dizendo que tinha ganho uma Medalha de Ouro em Bruxelas, ninguem se indignou com esta promocao gratuita do alcool. Antes pelo contrario, ate incentivaram o aumento da sua producao para engordar as receitas do Estado.

Mas disso, ja ninguem se lembra.

Reflectindo disse...

Eu podia escrever muito, mas apenas vou dizer que o Fórum Mulher, a LDH e outros (homens e mulheres) que reagiram contra esta publicidade fizeram um excelente exercício. Tudo tem que comecar por algum lado e aqui comecou a nossa mulher a reagir vigorosamente...
Há publicidade tem que ter limites.

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Eu nao queria "personalizar" a analise, ainda considero a Atitude da Sociedade Civil, importante e POSITIVA,

E vai ser importante também os próximos passos que a Sociedade Civil vai dar ( ou nao vai dar ),

O que colhemos hoje ao nível de IDH, Problemas de produtividade, de HIV e ate de falta de soluções, estão intrinsecamente "ligados" ao que "plantamos" ontem, e o nosso amanha sera resultado do que "plantarmos" hoje,

Ai acho que esta um BOM e POSITIVO "action" da Sociedade Civil,

Se nao houve qualquer acção ontem, que seja Hoje, e vamos começar Hoje, vamos deixar o ontem porque todos cometemos muitos erros, e vamos Hoje Juntos, Lúcidos, tentar definir o que queremos pra amanha,

Se conseguirmos JUNTOS e LÚCIDOS definir o que queremos pra amanha, entao teremos o amanha que queremos, com toda a certeza.

Boa Noite Pra Todos.

Anónimo disse...

Ricardo, "...E ate, os espectaculos transmitidos em directo pela TV Publica de algumas jovens estrelas locais, com o alto patrocinio da telefonia movel e ate de algumas das ONGs que agoram se insurgem contra a Laurentina Preta?" é à isto que me refiro, que não só as ONG´s se insurgem, mas que todos se insurjam, tu também. Por isso, acho bem que a empresa retirou a publicidade e nós cá contuamos este debate no blog e na rua.

Não proponho nenhuma emancipação no LAR, mas imagino que se o caso do divórcio nos lares fossem causados por mulheres que encontraram outros parceiros e não o homem que abandona o LAR. Mas também noto uma certa forma negativa com que tratas a mulher, Ricardo e veja: "Num caso, ou noutro, sao os homens que saiem sempre a ganhar. O marido, num dia, o amante no outro. Ela, a que se expoe numa discoteca, sera sempre a mercadoria, cujo prazo vence, a medida que os anos passam e os contornos se tornam mais visiveis e rugosos. Num caso, ou noutro, sao os homens que saiem sempre a ganhar. O marido, num dia, o amante no outro. Ela, a que se expoe numa discoteca, sera sempre a mercadoria, cujo prazo vence, a medida que os anos passam e os contornos se tornam mais visiveis e rugosos. E depois torna-se descartavel. ."

É sempre o homem o vencedor, o macho, o tractor e nunca a mulher e quando é que a mulher sairá a vencer? Percebo também que toda a imagem da mulher é criada pelo homem e sempre procura usar esta imagem para todas as situaçãoes que os convém (até quando não se consegue vender uma certa marca de gravata, basta acrescentar uma mulher nua a segurar a gravata e dia seguinte, tudo vendido). Triste!


"...e depois torna-se descartavel."

Ricardo, e quando é que o homem se torna descartável? e ja perguntaste a mulher se ela sente-se descartável ou sao sempre os homem que acham que descartam a mulher?

Olha que elas é que nos "comem" e nós fazemos de contas que somos os machos vencedores, Ricardo.

AAS

Anónimo disse...

Karim, concordo plenamente com as tuas postagens e em especial a esta ultima. Foi exactamente isso que quiz dizer quando fiz a primeira postagem com referência ao Ricardo. só isso.

boa noite para ti também.

AAS

Nelson disse...

Humoristicamente, alguém sugere que se mude o nome da cerveja Laurentina Preta para Laurentino Preto, é que ai o assunto das mulheres deixava completamente de entrar na cerveja

ricardo disse...

Eu ainda sou do tempo em que discotecas eram conhecidas como BOITES. E de facto, nao eram locais para adolescentes se iniciarem sexualmente com kotas, ou vice-versa. E muito menos espacos para streap-tease "on demand". Enfim, os tempos mudaram e para pior. Em qualquer pais civilizado e possivel fazer a distincao clara entre um bordel e uma discoteca. Ha regras sociais. Ha decoro perante os demais que nao estao ali para isso.
E mais, que valor acrescentado traz a vida dos seres humanos ir a um local publico descarregar ANONIMAMENTE as suas frustracoes, quando tempos atras, faziam-no, em farras que expontaneamente juntavam familias, vizinhos e conhecidos aos fins de semana ou aos feriados. Ou o pessoal da discoteca, tambem ja virou nossa familia?! Mas quem sois vos hoje afinal. Africanos ou marcianos? Onde esta a V. matriz cultural? No HIP-HOP, no Champagne, no Blackberry? E essa a V. emanicipacao? DE QUE?
Se nao fossem descartaveis, porque se refugiariam sempre no anonimato sempre que desejassem vincar uma posicao na sociedade? Entenda-se como ANONIMATO as diferentes perspectivas da suposta "argumentacao" contra a tirania machista, como soi dizer-se. Exemplos aqui deste blogue: Falam profusamente de degradacao feminina ao referirem-se ao outdoor da Laurentina, quando o que queriam expor e a alusao racial explicita a sexualidade da mulher Negra. Vem para aqui insinuar que elas sao capazes de nos "comer" e ir a missa aos domingos rogar que Deus lhes ilumine e ao seu marido, como se isso fosse alguma novidade vindo de quem vem. Etc. etc. Em suma, atitude ANONIMA, ideias ANONIMAS, argumentacoes ANONIMAS de um grupo que reclama espaco para despertar do anonimato - A MULHER. Estranhamente, muitas vezes copiando e inspirando-se nos maus exemplos masculinos.Eu que esperava ouvir dos defensores desta causa "nobre" algo como o trabalho, o sacrificio e preserveranca como caminho para se ganhar o respeito e consideracao no LAR e na sociedade. E nao, a legitimacao de queixumes e reclamacoes costumeiros amplificados e legitimados pelos decibeis e holofotes de banais discotecas de luxo. Voce acha que aquelas valentes maes semi-analfabetas que nos educaram e nunca se expuseram publicamente aos outros homens, trazendo o pao, o carinho e o dinheiro para pagar a bolsa de estudos das filhas, eram menos emanicipadas do que elas ao ponto de se consentir que a JOVEM MULHER de hoje se coloque hipocritamente aos berros na televisao contra um mero spot publicitario, ao inves de ir justificar o dinheiro que lhe cai impreterivelmente na conta bancaria como empresaria de "sucesso"?!

Enfim, feitios...

P.S. Karim, sociedade civil e uma quimera. A sua existencia nao e justificavel somente para responder a assuntos causuisticos. Onde ela existir, sera sempre uma forca consistente e omnipresente em todas as franjas da sociedade. Nao me parece ser o caso. Mas se me falasse de lobby ou grupos de pressao localizados, tal como o "gay" e o "HIPIC", ja me sentiria mais confortado com a alusao.

Anónimo disse...

Ricardo,
calma, calminha Ricardo. Vejo que andas muito nervoso e não percebo o porquê. Li a tua postagem com atenção e no fim disse AMEN para mim mesmo. Eu também sou desse tempo em que as discotecas se chamavam BOITES e também não eraqm locais para as adolescentes iniciarem a vida sexual com kotas ou vice-versa. concordo em muito com as tuas afirmações e só não percebo porque tu também partes para a sexualização da mulher na vez de repudias estas e outras atitudes que vulgarizam ocorpo da mulher? Eu acho, por exemplo, que se o corpo do homem não é descartável então, não deve ser considerado descartável o corpo da mulher.

Sobre o anonimato... há muitas formas de ser anónimo, pois Ricardo pode e é só o nome com que te identificas neste blog.

AAS

P.S. volto a achar muito bem que a companhia retirou a publicidade

ricardo disse...

Sobre o assunto que nos trouxe a este post, penso que a nossa conversa se esgotou aqui.

Sobre a caricaturizacao feita subsequentemente por si, meu caro, eu nao sou ANONIMO como voce. Toda a imprensa escrita mocambicana, inclusive o sr. Professor Carlos Serra e ate o douto deputado Ismael Mussa, com quem costumo pelejar, sabem e muito bem quem eu sou. Ainda assim, va ao meu blogue:http://livrepensadormoz.blogspot.com e compare os textos la postados com os que aparecem regularmente na imprensa mocambicana. Com inumeras coordenadas que lhe forneco a meu respeito, espero que satisfaca finalmente a V. curiosidade. Mesmo porque, para bom entendedor, meia palavra basta.
Ja V.Excia, intriga-me, pois condenou-se a reclusao mediatica de tres enigmaticos caracteres. Tal como um Titanic emitindo dezenas de S.O.S. desesperados que ninguem ouve. Mas, sossegue a sua alma (e o seu pao), pois quem nao deve, nao teme, com excepcao daqueles que conspiram na surdina contra o seu proprio patrao. E como sei que e uma pessoa de bem, so espero que saia finalmente do armario...

Dixit