O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

24 março 2011

O lobo mau (4)

Terceiro número desta curta série.
Na Tunísia, no Egipto e na Líbia, os presidentes viram no estrangeiro a origem dos levantamentos populares. Mas mais profundamente: o verdadeiro lobo mau era e é a Al-Qaeda.
Escrevi já que a construção política do lobo mau é, sem dúvida, uma das mais fascinantes páginas da história política. Tal como quando nos magoamos numa porta temos tendência em agredi-la tomando-a por responsável e ignorando a nossa precipitação, da mesma forma quando problemas políticos surgem num dado país certos dirigentes amam procurar rapidamente no exterior o feiticeiro que perturba a casa, a tenebrosa mão externa que traz o desassossego à suposta casa da paz eterna, ignorando completamente conhecer as causas internas do mal-estar. A Al-Qaeda está quase sempre à mão de semear, é o bode expiatório ideal.
(continua)

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home