10 dezembro 2010

Ainda sobre WikiLeaks

Um trabalho que se interroga sobre se estamos diante de uma forma amadora de guerra cibernética, aqui; um segundo trabalho defende que a imprensa que fiscalizava o poder está morta e é por isso que WikiLeaks tem força, aqui e aqui; um terceiro trabalho, no youtube, aqui.
Adenda às 5:22 de 11/12/2010: o "Notícias" de hoje insere um trabalho de Paul Fauvet da Agência de Informação de Moçambique no qual, sem se referir ao narcotráfico, procura mostrar que, em seus telegramas, Todd Chapman mentiu no tocante a afirmações atribuídas a um determinado empresário tido como proprietário de uma fábrica de processamento de leite em MaputoAqui. Recorde aqui, aqui e aqui.
Adenda 2 às 11:51: de acordo com o "Notícias" online, "O Governo repudiou com veemência as informações postas a circular pela Imprensa nacional e internacional, citando a WikiLeaks como fonte, dando conta que dirigentes do Estado e outras figuras da política nacional estariam implicados em actividades ilícitas."

8 comentários:

Abdul Karim disse...

Professor,

O potencial da wikileaks neste mmento 'e bem capaz de ser BEM MAIOR que ao CNN que se notabelizou com a guerra no golfo,

a wikileaks nao vende espectaculo de guerra, mas tornou-se numa fonte de informacao do Povo global, e sao de facto eles os "Servicos Secretos do Povo".

Vou acompanhar com muito interesse a evolucao deles, ate porque o perfil do Assange e a sua "veia revolucionaria" 'e sem duvida uma mais mais valia nesta fase da crise de valores mundial,

ricardo disse...

O apelo de Lula e particularmente oportuno, agora que muitos ja vaticinam para Assange o mesmo destino que teve Milosevic.

Morto na Prisao. Vitima de CANCRO!...

Imagino que com a acusacao de assedio sexual, bem se possa vir dizer a terreiro que Assange foi vitima do HIV.

Tudo e possivel neste mundo global.

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Nao considerei a acusacao sobre Assange,

Fiz a avaliacao do perfil do Assange em funcao 'a informacao disponidelizada neste Blog, sobre a "revolucao" dos pais dele, e pelo "servico", que ele diz, prestar 'a sociedade global.

Reflectindo disse...

Os governantes de todos os países podem não gostar do Assange, mas acusá-lo de violência sexual é facilmente visto como mentira

Abdul Karim disse...

Eu acredito que Paul esta fazer o seu trabalho, 'e estrategia de "inversao da ma imagem do pais",

Nao sei se esta estrategia do Paul 'e a melhor, mas que 'e uma estartegia de inversao isso la 'e,

Ele pelo menos esta tentar, para que a Imagem do pais nao seja tao ma assim,

So nao sei se consegue, com essa estrategia em funcao ao tipo de estrago de imagem continuado, pois os antecedentes "nossos" tambem nao ajudam.

Abdul Karim disse...

Acho que aqui o Paul acaba confirmando as palavras do embaixador,

Uma questao de estrategia de inversao que nao me parece bem, e que demonstra o sistema de monopolio no mercado Mocambicano, e vai de certa maneira de acordo com o que o Embaixador Americano escreveu,

"O referido empresário protestou junto ao Ministério da Indústria e Comércio, ao director das Alfandegas, tendo também se deslocado ao Grupo MBS “para lhes dizer para desistirem,”

Contudo, a referida empresa foi salva graças a um acordo rubricado com o Grupo MBS, no qual o MBS tornou-se no único distribuidor, a troco de uma comissão de agente distribuidor de 10 por cento.

A fonte considera essa decisão como tendo sido um bom negócio, e que teve o condão de salvar a sua empresa, mas acabou por vendê-la ao Grupo MBS em 2010."

Essa uma situacao d concorrencia desleal, que 'e muito praticada em Mocambique, eu tambem ja fiz a queixa sobre isso,

E no final o dito empresario teve que vender o negocio ao MBS, depois de ser sujeito a concorrencia desleal,

Sao dessas situacoes que contribuem para que o pais nao cresca, e ha "distorcao" do mercado, como tal deixamos de ser uma economia de mercado, deixamos de ser competitivos em funcao 'a inoperancia das nossas instituicoes e sua intervencao muitas vezes a favor da concorrencia desleal,

Anónimo disse...

O que o Paul fez foi confirmar que o Todd estava certo... Mais palavra menos palavra...

ricardo disse...

Todos nos sabemos quem passou a deter o monopolio do leite condensado em Mocambique a partir de uma determinada data. Por isso, e muito facil adivinhar quem e a FONTE da embaixada dos EUA.

Como diria, V.I. Lenin, os factos sao teimosos...

Mesmo que Fauvet nao se tenha apercebido disso. Ou finge nao ter.

Uma coisa sei, simbolos e magistrados da Nacao foram manchados e confundidos com traficantes de favelas. E isso, e uma nodoa que nunca mais se apagara. E com eles, o seu povo tambem, pese embora toda injustica que isso possa implicar.

Finalmente, ja houve alguem que comentou que no oficio de espiar, toda informacao e importante. Quanto mais nao seja para cruza-la com fontes de outras latitudes. E nesse contexto, considero o conteudo daqueles telegramas absolutamente normal (mas nao necessariamente jornalistico e muito menos academico). Lembro-me inclusivamente de um episodio de 1940, nas vesperas da Blitzkrieg contra a Holanda. Numa cervejaria, um oficial alemao bebado bradava em alto som para um publico descrente que a Alemanha Nazi iria invadir a Belgica e a Holanda no dia 10 de Maio daquele ano. Foi a gargalhada geral.

E nao e que a invasao teve mesmo lugar naquela data!

A fonte era empirica. Sem credito nenhum, ainda por cima bebada. O certo e que disse toda a verdade e nao foi escutado. E para a espionagem aliada foi uma derrota estrondosa. Um erro que nunca mais quiseram repetir.

Isso e o que reza a Historia. O resto sao tretas.