03 novembro 2010

Graça, Marcelino e Rebelo: a frente crítica (8)

Mais um pouco desta série, tendo em conta o sumário.
2. Os temas da frente crítica (continuidade do ponto). O terceiro tema a considerar na frente crítica tem a ver com a tecnocracia e com a falta de real diálogo com o povo. O que quer isso dizer? Quer isso dizer que a comunicação pretendida nada tem a ver com governação auto-omnisciente exclusivamente ancorada no topo e cujos actos são comunicados com solenidade distante através dos órgãos de informação, governação que faz do povo um mero recipiente de decisões ou de auscultações cosméticas.
(continua)

11 comentários:

fenix disse...

Sr Ricardo acusa a troyka "Magnifica" de niilismo puro e no fundo é um fiel praticante dessa corrente filosofica, uma vez que diz que, a memoria que a historia não desmente.
Depois que vai pra "bancada" e que deixa o debate para V. Excias?
Eu preferiria o "Quarteto "Fantastico" e na eventualidade de mais nunhum ex membro do governo lá querer se enquadrar eu lhe cedo desde já o lugar no quarteto da Frente Critica e nos diga lá então"porque tambem é democratico falar, de sua justiça nessa verdade inconveniente aqui para o caso conte-nos(pelo menos a mim que sai em 1976, quais foram na sua opinião as dificuldades tecnicas que o compelem para a televisão em vez da pratica de um niilismo positivo na partilha dos seus pontos de vista(porque tambam é democratico permitir que existam pessoas que concordem com a Deusificação do quarteto "Magnyfikus"(lamento só agora ter visto o seu comentario mas ainda não compreendo a aplicação em que este diario se insere.

ricardo disse...

Sr. Fenix eu fui para a bancada, porque o professor se recusou a publicar a reposta a altura da intervencao de V.Excia. Nao havia nada de obsceno nela, apenas citei factos e fontes de informacao que se calhar nao foram do agrado do dono do blog.

E como este e um blog particular e tem as suas regras, acatei-as e deixei V.Excia a falar a vontade, porque e que esta preocupado comigo agora?

Nao vejo porque. Se nao posso dizer o que acho da "Santissima Trindade", que mais me resta?!

Ora pense.

fenix disse...

Ó meu amigo, por V.excia vocemecê referencia/reverenciando a minha pessoa não seja por isso pois eu não sou digno de tanta deferencia nem a isso almejo da sua parte, eu tambem não vejo todos os meus post`s publicados mas como penso que este seja um diario que tenha a ver com sociologia e no sentido de ser seguido por alunos e ex alunos do professor Serra da universidade Eduardo Mondlane (e só por ser o nome de eduardo mondlane pois eu só conheço o professor Serra daqui)e que tenha um sentido o criterio(eu não sou sociologo) por ele imprimido e seguido com um objectivo(embora eu pense que Eduardo Mondlane e principalmente os povos de Africa do sul e austral merecem mais mas como não detenho todos os dados nem estou procimo da realidade(tenho fé no espirito que me guia)evito esplanar e recriar o meu pensamento total limitando-me a tentar participar e contribuir para o balizamento. não se chateie tanto não vale a pena eu pessoalmente nunca acreditei nesse prencipio(sou mais radical do que a frelimo e mais tolerante do que o estado colonialista portugues) mas como todas as geraçoes têm direito á sua irreverencia e os Portugueses estavam mesmo a pedi-las, não todos mas a maioria e a sua politica.Eu não estou minimamente preocupado consigo para mim o sr deveria de cortar a barba(é a minha opinião) e colocar uma camisa, mas é só a minha opinião, só que não tinha visto o seu post e respondi-lhe, em relação ao trio maravilhoso dos libertadores da Patria acho que têm a todo o direito a obrigação e o dever de falarem a bem de todos e todas as geraçoes futuras, é que o mundo é redondo e não tem cantos eu pessoalmente sou obrigado a gostar e simpatizar com o Marcelino independentemente de qualquer dificuldade pessoa minha.Frelimo ah o nome até é fixe, mas mais uma vez Africa merecia mais dos seus filhos.
ps- eu quero lá saber se o sr Serra publica os meus post´s ou não eu quero lá saber do sr Serra (se ele não quizer saber dele) se o sr Serra gosta da minha opinião ou não, éme absulutamente indiferente a opinião de todos e quaisquer uns a respeito do que quizerem que tenha a ver comigo eu com Africa são todos palha e pó lama que eu transformo em barro e moldo em alma forma e cor no corpo que me vai dar o ser ao pensamento á vontade e ao querer e vão lá chegar todos juntos de mãos dadas, por mim fale á vontade, não se chateie ele lá deve de ter tido as razoes dele.Fique bem
ps-ou então troque a foto

ricardo disse...

Blogueiro Fenix,

Voce e um caricaturizador nato de situacoes absurdas e fica-lhe mal armar-se em mandarete.

Por isso, nao me faca e perder tempo com o V. niilismo Vichinskyniano-Goebbeliano de cordel. Dedique-se a poesia de combate. E a materializar a Ideia Juche no mundo global. Leva muito jeito para isso!

Ou entao, volte para as suas cinzas de onde nunca deveria ter renascido. E cale-se para sempre.

...Desconectando http://www.FENIX.com...

...processando...

...Processamento executado com sucesso.

fenix disse...

Oh Passou-se! tambem com aquelas barbas aquilo de de acumular muitos residuos toxicos ou então levar muito tempo para pentear e pentear ;
(Significado de Mandarete
Moço de recados.
Rapaz, a quem se incumbe qualquer serviço ligeiro fóra de casa; paquete.)
(De mandar)
Como não sou criado de nimguem.

O sr é muito prespicaz;-)

Vichinsky, Andrej Jamrjevich
Se licencia en la Universidad de Vlarimiro de Kiev. Desde muy joven participa en la vida política al ingresar en el partido social demócrata. Más tarde pasó a integrar las filas del partido Comunista. En los primeros años del siglo XX es elegido fiscal general. Como tal participó en diversos tribunales, condenando a muerte en 1930 a seis ingenieros ingleses. En 1937 encabezó la acusación a la "vieja guardia" bolchevique. Durante los más de veinte años que desempeñó este cargo se calcula que condenó a miles de personas. En 1940, como delegado en los Países Bálticos, fue miembro de la comisión Aliada del Mediterráneo y Vicecomisario de Asuntos Exteriores.

Goebbeliano

El culto goebbeliano de la mentira
Mucho se ha debatido acerca de si es posible establecer verdades definitivas, así como enunciarlas desde un punto de vista subjetivo. La filosofía, la epistemología, la historiografía y otras disciplinas han dedicado extensas páginas a estas cuestiones, y no es nuestra intención entrar en tan intrincado problema. Sin embargo, aunque la condición de “lo verdadero” y “lo objetivo” ha provocado encontradas pasiones, la condición de “lo falso”, es decir, la mentira, ha obtenido un cierto consenso, con excepción de algunos pensadores posmodernos como Baudrillard.

Uno de los más grandes mentirosos de la Historia contemporánea ha sido Joseph Goebbels, el ministro de propaganda de Adolf Hitler, a quien se atribuye la frase “miente, miente que algo quedará.” la prensa anarquista.

Ai seu maroto!

O Juche, oficialmente designado como Ideologia Juche, e também designado pelos ocidentais como marxismo-leninismo-kimilsonguismo ou kimilsonguismo é a ideologia oficial de Estado do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, que dirige os destinos desse país. O nome, em coreano, significa "conjunto principal" ou "matéria"; ele também pode ser traduzido como "posição de independência" e "espírito de autossuficiência".Kim Il Sung

Ohh!!! eu nem tenho palavras
ho sr. é um...
um...
Olhe o sr é um santo homem por tamanha deferencia para comigo, estou-lhe imensamente agrradecido
pela coerencia argucia e prespicácia de espirito, como é que o sr descobriu que era eu?
mais uma vez parabens
ps-grato por não ter revelado o subjante e o remanescente mais o concreto

ricardo disse...

Um fanático é um sujeito que não muda de ideia e não pode mudar de assunto. E não há loucura mais cara que a do idealismo intolerante deste pequeno burges frustrado com a crise economica no seu terreo paco e marxista por acidente, qual Fenix ressurgida das cinzas.

Voce pensa que me aborrece com a ladainha toda, mas esta enganado. Baixa e o nivel intelectual de debate neste blog, com a sua verborreia insipida e intragavel.

Por isso, em casos destes, palavras breves são as melhores e as palavras velhas, quando breves, são ainda as melhores de todas. Mesmo que, a imaginação que consola os homens do que não podem ser, como e o caso. E o sentido de humor dos indulgentes deste blog, consola-os do que afinal são.

Eis um brilhante exemplo, vindo deste nosso novo delirante-paranoide do blog, mandarete da Santa Alianca, que tem vivido a custa das frustracoes dos 80% de desgracados deste pais que nunca vao poder le-los neste blog.
O que deve ser motivo de gargalhadas bem dispostas nos bares da cidade, deveria e, ser um motivo de vergonha para todos nos, OS PRIVILEGIADOS, de classe media-alta, que falamos sempre em nome do POVO, nao o sendo, quando o que se espera de NOS e que lhes mostremos o caminho da prosperidade, da honestidade e do trabalho suado. E nao das intrigas palacianas, tricas partidarias & "sound bites".

Veja se atina, s.f.f., o comboio da historia ja passou, e voce ainda esta na estacao a espera dele. Que macada, nao e???!!! E fico-me definitivamente por aqui, com a certeza que encerrei o expediente consigo, mesmo porque nao quero ser o novo caso de ESTUDO, com direito a postagem no blog.

O resto, Freud explica.

E so tenho pena que o verdadeiro amago da questao, tenha sido prematuramente coartado da discussao. E isso, esta por mais evidente para todos que acompanham a discussao. Perdeu todo o interesse. Mede-se pelo numero de comentarios que deixaram de haver.

fenix disse...

Tudo bem já estou a gostar mais de o ouvir falar, embora ainda não tenha percebido o seu ponto de vista em relação á questão, pelos vistos parece que me conhece muito bem, eu pelo menos assim pela foto não o conheço e pelo que escreve parece que é sete pessoas numa com tres prespectivas e um pensamento em contraponto.
Quanto á questão ´não á muito a dizer e para quem não lhe postavam(divulgavam) os comentarios parece que afinal não era assim.
Penso que nenhum dos tres quer que o povo Moçambicano passe mal, que fazem bem em falar e que as coisas se vão resolver de uma maneira ou de outra é que independentemente do que se quizer falar dizer ou pensar as pessoas agora têm um pais, que tem muitas dificuldades estruturais e conjecturais, que esta e estão todos a fazer um grande esforço mas que vai levar muito tempo ainda, que lenta e paulatinamente passo a passo pé ante pé as vezes que forem preciso dar um passo atrás para que possam dar dois em frente todos juntos conseguiram mas só se quem tem a autoridade moral e a força das conviçoes falar alertar, avisar, e prespectivar, é que em Moçambique, no Brasil em Portugal etc o que não deve de faltar é pessoas que digam eles que se lixem e se matem a todos, mas a realidade é que os moçambicanos são todos familia uns dos outros, de por onde der, tudo ira correr bem seja qual for o resultado final.
quem chegou ao poder do poder agora é natural que se deslumbre principalmente se andar mal acompanhado mas rapidamente as coisas teram de entrar no caminho correcto(imagine-se a falar assim no tempo do governo colonialista portugues ou no tempo do marxismo-leninismo)calma deixe lá a velha guarda fazer o que tem a fazer o que não faltam é Moçambicanos para ajudar só que ás vezes a melhor ajuda é deixar cada um trilhar o seu propio caminho(imagine eu agora ir ajudar o guebuza a ser melhor presidente de Moçambique e depois para melhor dar o exemplo assumir a presidencia e...?) agora o mandato presidencial nao é uma carta branca para ele fazer o que quizer ou não deveria de ser penso que o que eles cada um á sua maneira estão a querer dizer é que as coisas têm de ser no respeito pelos valores democraticos sufragados nas urnas e alicersados nos pressupostos contitucionais a bem da maioria do povo Moçambicano e no respeito pelas minorias, (educação, trabalho e saude )uma pessoa bem educada fala com os demais, não é só ganhar dinheiro tambem tem de se ajudar todos a poderem ganhar a vida trabalhando honestamente e assim contribuirem para dignificar a cumunidade atraves de uma remuneração justa e da criação de empregos compativeis com as reais aspiraçoes do povo, criar hospitais, matrnidades, infantarios, lares da terceira idade, centros de saude e associaçoes de voluntarios(bombeiros e colectividades) devidamente equipadas que ajudem a melhorar a qualidade de vida das populaçoes é o que eu depreendo das palavras da frente critica(frelimo esta a desviar-se dos seus objectivos, exemplo de transparencia e honestidade, um estado de e para o povo)
Eu não sei quem o sr é mas compreendi logo á partida o sentido filosofico da questão e o enquadramento estectico da realidade no contexto historico bem como o objectivo e o alcanse da prespectivas em analise, Humanidade, Patria, Nacionalidade.
Eu para si sou a Fenix.
Voce para mim é o barbudo (quando eu era miudo a minha mãe dizia para eu ter cuidado com o homem das barbas(com o barba ruiva ou o barba azul, pois ele vinha da africa do sul e roubava os meninos tiravam bocados para por noutras pessoas e as mães nunca mais viam os filhos), nunca nimguem me disse para ter cuidado com a frelimo

Nelson disse...

Enquanto isso, o essencial fica para lá...
Detesto adoravelmente essa coisa!

ricardo disse...

Meu Caro Nelson,

Permita-me:

"...Cuidado com os barbudos!..."

Eis o "essencial", que tanto se aplica a Troika e ate ao proprio dono do blog.

Que ironia...

Nelson disse...

Oh caro Ricardo, essencial continua para lá enquanto me chamas atenção ao tamanho(cumprimento) da barba de seja lá quem for!
Essencial:
Graça, Marcelino e Rebelo: a frente crítica

ricardo disse...

Penso que esta enganado. Quem veio com conversa de barbearia nao fui eu. Leia o texto que antecede o meu.

O resto e como diz. Frente critica, sobre a qual nao posso falar mais o que desejaria.

Obrigado,