31 outubro 2010

Graça, Marcelino e Rebelo: a frente crítica (5)

Avanço na série.
1. As causas do espanto (término do ponto). Através de sete hipóteses, procurei mostrar as causas do espanto múltiplo diante das posições críticas assumidas por Graça Machel, Marcelino dos Santos e Jorge Rebelo. Aqui e acolá - falta acrescentar - surgem as ideias de que (1) estão saudosos do passado  monopartidário (Rebelo parece ser o mais visado neste como nos pontos seguintes), (2) são defensores da pobreza (são contra o enriquecimento dos Moçambicanos), (2) estão descontentes com este presente e (4) sentem-se aborrecidos por não terem mais relevância no comando partidário-estatal. Por outras palavras, uma bateria de críticas que evacua e/ou minimiza o que os três criticam. As posições de Samora Machel, especialmente de 1974, são estrategicamente ignoradas.
2. Os temas da frente crítica. Quais são os temas da frente crítica? São essencialmente três: (1) corrupção (Graça/Rebelo/Marcelino); (2) elogio incessante do mundo de negócios (Marcelino) e (3) tecnocracia e falta de real diálogo com o povo (Rebelo).
(continua)

9 comentários:

maria silvestre disse...

E se, em vez de chamar a "tripla" de saudosista, prestássemos atenção ao discurso dos mesmos e pensássemos na possibilidade de estarem a falar sinceramente do que conhecem melhor, por dentro e por fora?
Se as criticas estão a este nível quero dizer na praça publica e porque dentro da organização não há espaço para discussão, troca de ideias franca.E não deve ser difícil imaginar porque!

fenix disse...

A Frelimo é o unico partido com espressão governatva até melhor prova em contrario.
É impossivel ser contra o enrequicimento de quem quer que seja na actual congectura uma vez que cada vez mais nasce mais gente e é produzida a mesma comida o que a curto praso e com a queda do liberalismo valorisara os bens de consumo imediato portanto a não ser que reponham a escravatura quem trabalhar e produzir arrisca-se cada vez mais a enriquecer.
O pior é quando a sociedade que te desenvolve não aproveita as mais valias que realizas, nem te dá o previlegio de sobressaires individualmente por não insentivar a redestribuição da riquesa traduzindo o esforço em oportunidades de multiplicar o potencial e promover mais justiça no acesso ao emprego e trabalho convenientemente remonerado.
Eventualmente estaram se forem pessoas utopicas e ezotericas.
Têm toda a razão de falar mediante os seus predicados e ainda bem que falam em nome dos que não têm voz nem espressão politica que os represente, se não for a frelimo ou estas pessoas então esta tudo perdido, com isto o que digo e que não fazem mais do que a obrigação deles indepenentemente de tudo o resto em concreto.

Abdul Karim disse...

Maria,

Eles nao sao criticos falsos,

O problema 'e descredibelidade do sistema todo e do partido no poder, que lhes esta a afectar, por serem membros e de "nobreza historica", vistos como parte integrante da gestao do partido, e que efectivamente sao,

O problema nao 'e deles individualmente, nem como frente critica, o problema 'e do partido deles,

Agora como frente critica, tem a descredibelidade acumulada pelo partido deles, e tem os tais "grupos de choque" do partido deles a tentarem minimizar e descredibeliza-los, por fazerem a critica, ao seu proprio partido,

Se essa frente critica, tiver alguma consistencia ( que 'e o que sera interessante ver ) 'e bom, o pais vai crescer porque vai haver maior espaco para critica, a frente critica vai criar espaco pra critica, e isso 'e optimo pro pais, passamos todos a ser mais tolerantes,

Vamos poder passar a considerar certo, aquilo que esta certo e errado aquilo que esta errado, nao como o presentemente onde o errado esta muito certo, e certo muito errado.

Anónimo disse...

Karim, tens razão, a tua observação e justa!concordo, os críticos estão a ser honestos só que não sei se eles percebem que os grupos de choque são mais fortes e trabalham a todo vapor para desacreditar qualquer um que não alinhe com a ordem do dia.Vamos dar o tempo ao tempo. quem viver verá!

fenix disse...

Parece que a Frelimo tem de se democratisar herarquicamente, e se multipartidarisar internamente("basicamente acabar por fazer o que aconteceu ao movimento das forças armadas aqui" evidentemente nas sua medida e porpoção e em sentido propio).Se um dos prencipios da Frelimo era a solidariedade para com os povos oprimidos, sera que aceitar doaçoes ou envestimentos de duvidosa proveniencia e "negociar"(especular), com base nesses valores e capitais impondo ao povo moçambicano o pão adquirido com esses activos não sera contra natura? Eu penso que o capital limpo não se quer remisturar com com o dinheiro sujo e de proveniencia duvidosa pois eventualmente correria o risco de ser com ele conectado, isto é nimguem quer ver o seu nome associado a um estado mafioso e impor isso a um povo e negar-lhe a oportunidade de ser ele propio e o privilegio de escolher as suas amizades e encontrar novas oportunidades por outros desafios. "Nobresa historica",que violento Sr Karim :-), ainda para mais quando eles até conseguiram atingir os objectivos. se falam é porque têm a obrigação moral e o dever civico de o fazer e mais se quizecem ser nobres em Moçambique seria muito facil faze-lo atraves do casamento;-). è bom não esquecer que do mesmo nucleo cumunista sairam outros estados e que deveria existir um avaliar mutuo. para a aferição do posicionamento , contextualização e troca de opinioes.

ricardo disse...

Nao ha frente critica nenhuma, trata-se de niilismo puro. Porque tambem e democratico, permitir que existam pessoas que discordem da "deusificacao" da Troika...E nao, se limitem a falar apenas de verdades convenientes. Todos temos memoria e a historia nao desmente.

Vou para a bancada a partir de agora, deixo o debate com V.Excias.

Abdul Karim disse...

Fenix,

"Eu penso que o capital limpo não se quer remisturar com com o dinheiro sujo e de proveniencia duvidosa pois eventualmente correria o risco de ser com ele conectado, isto é nimguem quer ver o seu nome associado a um estado mafioso e impor isso a um povo e negar-lhe a oportunidade de ser ele propio e o privilegio de escolher as suas amizades e encontrar novas oportunidades por outros desafios."

Concordo, e acho que existe tambem pressao do capital sujo, para envolver e misturar o capital limpo, com duas saidas positivas pra capital sujo:

Uma- A possibelidade do capital sujo se fazer ver como capital limpo, ou o metodo tradicional de lavagem, aplicado em funcao a associacoes com personalidade de reconhecida transparencia no business que ficaram uma minoria presentemente,

Outra- a possibelidade da mistura tornar os "capitalistas sujos" menos contestados socialmente, por deixar de existir a figura de"capital limpo".

Isso gera descredibelidade geral em todo capital existente, fica tudo sujo, e perdem todos.

O grande problema ai, 'e que o capital limpo nao se multiplica por imposicoes e pressoes do capital sujo que detem poder neste momento, e tudo o que tem estado a acontecer de mal social, politico e economico 'e resultado do poder do capital sujo dentro do pais.

E essa descredibelidade tambem afecta a tal "frente critica" de "nobreza historica",

Ambos os termos "frente critica e nobreza historica" nao sao meus.

Tambem acho que o Ricardo tem alguma razao, nao sei se esta 'e mesmo uma frente critica ou nao, por isso acho importante observar a consistencia dela e verificar se 'e uma frente, ou um filme.

umBhalane disse...

Karim, Karim, Karim!!!

Para que servem as malas "diplomáticas"!!! - melhor que "OMO".

Lavar mais limpo não há.

Abdul Karim disse...

UmBhalane,

Eu nao tenho essas facilidades diplomaticas, e o mais engracado 'e que se tivesse tambem nao usaria,

Gosto de dormir sem peso na consciencia, e avalio sempre as minhas accoes, todos os dias, a noite, eu viajo com a minha consciencia, e avalio ela, se esta em conformidade com aquilo que quero para mim.

Por isso talvez, uns tem 5 passaportes e eu passo mal pra 1.

A alguns sao intregues instalacoes militares e a mim nem ruina,

De tantas isencoes aduaneiras, eu so tenho direitos aduaneiros a pagar.

Sao opcoes da vida, uns preferem curticao a todo custo, pra outros a curticao esta no ser etico e socialmente responsavel,

'E so uma forma de ser.