07 setembro 2010

Finalmente a "FIR" do Estado Social interveio!

Aqui. De forma desenvolvida no "O País" aqui.
Adenda: bandidos, malfeitores, marginais, oportunistas - estes alguns dos apodos com que gente de responsabilidade neste país foi presenteando o povo da onda de descontentamento referida pela jornalista Isaura Afonso (recorde a minha carta ao presidente da República, aqui). Hoje mesmo, por ocasião das cerimónias oficiais do Dia da Vitória, gente houve que continuou a usar o termo  oportunistas (Rádio Moçambique, noticiário das 12:30). Recorde o meu Onde anda a "FIR" do Estado Social?

7 comentários:

ricardo disse...

Uma das grandes lições da vida é que os tolos às vezes estão certos (Winston Churchill)

Bom exemplo, porem nao duradouro (vide meu post anterior para saber porque). Contudo subjazem duas questoes:

a) QUEM vai fiscalizar a materializacao destas medidas? Quem nos garante que a especulacao nao ira continuar impune?

b) O proprio PR que medidas visiveis de austeridade ira tomar na Ponta Vermelha?

E muito importante o POVO saber isso srs. governantes.

Tambem compreende-se porque so hoje o fez. Era preciso recuperar a IMAGEM politica. E a data, Dia da Vitoria, tem todo o simbolismo para sustentar um acto de contricao destes. Porque basicamente, o poder politico nao gosta de tomar decisoes sob pressao. Significa derrota.

Disse

Anónimo disse...

É preciso, entre outras coisas, ainda:

- Acabar com a possibilidade do PR se envolver em negócios;

- Acabar com os excessivos rendimentos e regalias dos Ministros e dos Deputados;

- Estabelecer uma relação entre rendimentos mínimo e máximo, abrangendo todos, inclusivé o sector privado: por exemplo, ninguém poderá ganhar mais do que 30 vezes o salário mínimo.

V. Dias disse...

Duas observações, APENAS.

1. Gostei das medidas mas não basta. Há que tomar a mesma disciplina em relação aos gastos deste Governo. É excessivo demais.

Por exemplo, começando com o próprio Presidente da República. Ninguém acredita que um país pobre como o nosso, que vive de doações, o presidente dá-se ao luxo de andar de helicópteros!!!

2. Há que "varrer" com algumas caras. Uma delas é do VILÃO José Pacheco. Este senhor devia ter vergonha de ainda ser o ministro do interior. Bem, pelo termo "interior" deve ser mesmo do "interior"!

Zicomo

Abdul Karim disse...

Pelos vistos quem imputar mais multas aos comerciantes honestos,

Nao tem nenhum beneficio directo para os que promovem emprego,

Nem tem solucoes para desempregados, nem madgermanes, nem desmobilizados, nem ambientalistas e nem seropositivos.

Quem vai resolver o problema dos mais-velhos no INSS ??

Nelson disse...

Depois de tomar conhecimento das medidas tomadas pelo “maravilhoso” conselho de ministros, cheguei à conclusão que as manifestações e as perdas de vidas e saques que delas resultaram,eram mesmo desnecessários. Bastava que as medidas ora tomadas fossem consideradas como possibilidades antes da tomada da decisão dos aumentos. Que fosse prevista a dificuldade que os aumentos criariam no “maravilhoso” povo. Para isso seria necessário que os decisores se “ligassem” mais um pouco à realidade.
As medidas já referidas vem desmentir os que precipitadamente preferiram direcionar as suas atenções à forma violenta como as manifestações foram levadas a cabo e ao fenomeno “opurtunismo”. Os que tiveram coragem de afirmar, ainda que implicitamente, que as manifestações nos foram movidas do exterior. Que um bando de desempregados, bandidos e ladrões inimigos do progresso, com agendas estranhas, esteve por detrás das manifestações. Vem desmentir que estamos completamente refém da conjuntura económica internacional. Vem reafirmar que com “vontade” e esforço, é possível encontrar soluções internamente. Vem também reafirmar que existem gastos desnecessários que não se ajustam a nossa realidade de dependentes de ajuda externa para sustentar o OGE e que já deviam ter sido eliminados se de forma realista encarassemos os factos.
Enfim, venceu Moçambique. Venceu o “maravilhoso” povo Moçambicano. Venceu o governo Moçambicano. Venceu o progresso. Resta agora pôr em prática, pois a experiência nos manda dizer que há muita coisa boa que já se decidiu nesse nosso “maravilhoso” Moçambique mas que não saiu do papel.
Mais nao disse nem quis dizer

Abdul Karim disse...

Nelson,

Para alem dos que menciono acima, entre os quais o herminio que foi baleado, por defender os desmobilizados dele,

Nao sei nao, eu pessoalmente continuo com problemas, e minhas empresas tambem, e quem aumentar as inspeccoes,

Porque inspecionar a Intelec, mbs, e outras empresas deles ??

Os efeitos na economia, da desvalorizacao, nao fe fazem sentir apenas no pao, agua , energia,

Como ficam os transportes semi-colectivos, os chapas ??

As criancas que morreram ?? os inocentes que tambem morreram nas manisfestacoes ??

BUFALO disse...

Enquanto o Governo cedeu a pressao popular de 1 e 2 de Setembro, os Governadores, nas replicas das celebracoes do dia Vitoria, continuaram a chamar aos mocambicanos de Vandulos! PERIGO! Revela defice de comunicao entre o entre a presidencia, ministros e governadores.
Uma coisa tenho a certeza. A revolta valeu a pena, pese embora toda violencia que envolveu o processo. POVO PARABENS. Um de Setembro passa a ser o dia do POVO