02 setembro 2010

Carta para o presidente Guebuza

Senhor Presidente Armando Guebuza
Não é a primeira vez que lhe escrevo.
Provavelmente não lerá o que, de forma breve, se segue.
Mas permiti-me o arrojo de lhe escrever de novo, talvez alguém lhe dê a conhecer o conteúdo desta carta.
Presidente, o Senhor ama dizer que o nosso povo é maravilhoso. E é.
Mas então, Presidente Guebuza, não permita que na sua governação alguém tome o Povo por criança, bandoleiro, irresponsável e criminoso e que disso faça alarde público. E, especialmente, Presidente, que não se fale para o Povo e do Povo, mas que se fale com ele, verdadeiramente com ele.
Respeitosos cumprimentos e que a paz volte ao nosso seio.
Maputo, 02 de Setembro de 2010
Carlos Serra

48 comentários:

António P. disse...

Bom dia Carlos Serra,
Fossem todas as cartas como a sua , sintética e directa ao assunto, e talvez não se chegassem a situações como as que se vivem hoje em Moçambique.
Farei uma referência no meu blogue.
Um abraço solidário

V. Dias disse...

Eu já não acredito neste governo.

Nem na capacidade do governo mudar as coisas para o melhor.

Vao ler a sua carta como leram tantas outra e de tantos outros académicos.

A sensação de "libertadores da pátria" os leva a ignorar tudo e a todos.

Um governo assim acaba como 'chicomba'. É uma espécie de bicho de lá da minha terra (Tete). Esse bicho na falta de comida come-se a si mesmo. Dura muito tempo, mas a morte é infalível.

Zicomo

ricardo disse...

Caminhando sempre em sentido contrario...

Entretanto, apraz-me perguntar tambem porque o combustivel ficou mais caro em Mocambique, se no nosso vizinho RSA acontece precisamente o contrario (http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=8629)?

Sera da crise externa ou da greve interna?

milu leite disse...

olá, sou jornalista brasileira, em férias em maputo e confinada num hotel até o momento. seu blog tem me informado a respeito de tudo e eu o parabenizo pelo bom trabalho que faz aqui. quanto à sua carta ao presidente, embora eu saiba pouco sobre moçambique, torço para que ela repercuta aqui na internet, pois, me parece, exprime a vontade do povo moçambicano. aguardemos agora a decisão do conselho de ministros, que é, no final das contas, o que todos desejam saber.

MOZVOZ disse...

Carlos Serra.
Receba meu caloroso abraço em jeito de agradecimento pela coragem e determinação, mesmo sabendo que suas letras começam e terminam entre nós,bandidos a procura da justiça social, continuas lutando por vê-las chegar ao seu ultimo destinatário e sempre na defesa do povo "maravilhoso" que da luta por um copo de leite e pão agora acrescenta na sua luta, agua e luz.

Anónimo disse...

Para quando um BASTA nesta situação intolerável? Até quando o governo pensa que as pessoas podem resistir a sobriviver no lumiar da pobreza? Até quando as imagens de uma polícia mal preparada, brutal com os seus concidadãos?

Um forte abraço e que a PAZ volte rápido

Micas

L Daniel disse...

Caro Professor

Desde ja desculpa pelos erros.

É muito complicado a situação da gestão do país. Os nossos governantes paracem nao ter interesse no desenvolvimento sustentável do país. Nao estao interessados em criar infrastruturas que permitem o crescimento sustentavel do pais. Os nossos governantes parecem investidores estrangeiros, que so lhes interessa investir em algo que se seja favoravel ao lucro, e o lucro dos nossos governantes é manterem se no poder. Para se manterem no poder tem se aproveitado do fraco nivel academico do povo das zonas rurais, distribuindo os misezaveis 7 milhoes, que na verdade a maior parte vao para os dirigentes locais e o que resta para comprar os votos aos iletrados camponeses. Sabendo que é la onde o voto deles é garantido nao se poupam em gastar rios de dinheiro de erario publico para alugar os helicopteros e irem as zonas rurais fazer o show off. Nao se entende como o presidente e o seu primeiro ministro estao toda a hora a voar por todo o pais, se na verdade podiam resover muitos problemas atravez da internet (com custo muito baixo). Hoje em dia é possível marcar audiência e falar com o Presidente atrvez da internet seja for o canto desde pais com antenna da Mcel ou Vodacom. Alias todas as sedes distritais deviam ter essa tecnologia, que bem reduz a distancia entre A presidencia e a sede do distrito.

O pais tem muitos recursos para reduzir o custo de vida dos seus habitantes. Nao se entende como as grandes cidades continuam dependende do combustiveis se bem ja podiamos ter machimbombos electricos? Porque a electricidade é cara em Mocambique? Porque é que é mais caro transportar uma toneladae de milho de Pemba para Maputo do que de Nova Yorque para Maputo ( temos o mar a nossa disposição).

Será que Guebusa ja parou e pensar como é que uma pessoa que viva em Memo (Marracuene), chega a baixa as 07.30 e sai as 17.00 e recebe no fim do mes 2500 Mts? Mas contudo permite que o seu Governante (Director Nacional) tenha tres carros do estado, combustivel pago, rancho do mes pago, credito do telephone pago, viagens mansais (alguns semanais) em todo pais na primeira classe. Ja fez os calculus de quanto gastam os seus directos nacionais? As direcçoes nacionais deste pais nunca se interessam em fazer orçamento do estado para fazer silos, tornar irrigável uma zona agrícola, tornar navegável um rio, fazer transprte electrico Manhiça-Maputo etc: O Orçamento do estado é para: Quantos carros para os directores nacionais e distritais, combustível para os carros dos directores, ajudas de custos para os directores, custos para as presidencias abertas etc. Consequencia aparecimento de uma elite politica nao productive e intelectualmente baixo (nao pensante e cega) e a classe pobre governada. Este pais todo que é pesquisa so pode ser atribuida ao exterior. Será que o president da república ja quiz saber se em Mocambique se existe pessoas capazes de orientar pesquias de recursos naturais tais como carvao? Gas? Petroleo? Ouro? Etc? Será que um recurso como carvao mineral so pode necessariamente ser explorado por estrangeiro? Será que nós não podemos explorar e colocar o product no Mercado internacional? Há um desprezo total das capacidades dos quadros nacionais que no passado foram o garante da economia do país.

perengue disse...

Bom dia Serra,

Tenho estado a acompanhar a situação a partir da provincia de Gaza em xai xai e tive a oportunidade de ver e ouvir o discurso do Presidente. Foi um descurso vazio e vago e quanto a mim um pouco arrogante e menos profundo. Em termos politicos, transparece neste discurso que o Elenco do Presidente, tem estado a piscar para a esquerda, mas no fundo o que tem feito é virar a esquerda...

Danilo disse...

Conselho de Ministros termina. A montanha pariu um RATO!

O pronunciamento foi finalmente lido. Colocaram um jovem ( porquê será?) , o Vice ministro da justiça.

O conselho de Ministros lamenta a perda de vidas humanas e manifesta a sua solidariedade as famílias enlutadas..”Arrolaram as perdas, os custos e dizem que é um processo de retrocesso aos esforços do governo na luta contra a pobreza (faltou absoluta aqui) dizem que vão continuar a trabalhar para o desenvolvimento mas não dizem nada de concreto!
Quando questionado pelos jornalistas se o conselho de ministros não havia discutido sobre as soluções, o vice-ministro disse que existe já o programa quinquenal do governo e não se pode esperar resultados imediatos.
Caso para dizer... a montanha pariu um RATO! ELES NÃO TÊM SOLUÇÃO

Anónimo disse...

Com coragem de por a boca no "trombone" ha muito poucos neste pais. O Professor e dos muito poucos, os meus parabens. O presidente e bem capaz de ler a sua carta, agora o que eu duvido e se ele vai aproveitar importar-se com o que ler, talvez por ter sido gratis que nao vai valorizar.

Eu nao espero muito do encontro do conselho de ministros como nao esperei muito da intervencao do PR ontem e e o que se viu, NADA DE NOVO. Seja como for foi mais sensato reunir-se com o conselho de ministros que com o partido como fizeram ontem. Temos que reconhecer que como poucas vezes o PR acatou aos conselhos de alguns dos nosso espertos da televisao aconselharam ontem. A reuniao com o conselho de ministros deveria ter sido a primeira coisa que o PR deveria ter feito ontem. Assim que comecaram as manifestacoes ou ate pelo menos ao meio do dia este encontro deveria ter acontecido. Parece que a picada esta a chegar ao fim......

Anónimo disse...

Acabei de ler no jornal O Pais online que o portavoz do conselho de ministros veio dizer o que sempre tem dito, entao porque e que se esta a gastar dinheiro do erario publico para encontros so para fazer Copy and past? sinceramente. E ha gente, de boa fe, optimista que pensou que algo de novo aconteceria, mais uma yhoeeeeee

Veio dizer que o que foi destruido dava para criar mais de 3000 postos de trabalho... se perguntar nao ofende, quantos postos de trabalho seriam criados com o dinheiro dos helicopteros e carros da ultima presidencia voadora a Boane? Isso de certeza que ja nao sabem, talvez porque o numero tem tantos zeros que nem se quer cabem na maquina calculadora

Galeota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O povo ja se apercebeu que so usando violencia conseguem resultado. Antes do 5 de Fevereiro varios ministros e outros "ilustres" brindaram-nos com o discurso de que nao havia solucao possivel porque se tratava de uma "conjuntura externa" e por isso fora do seu control. Ai entao o povo reagiu e o que se viu? iniciaram o subsidio aos chapas, valeu terem se manifestado ou nao? eu acho que valeu. E esta virar moda, podem apostar que vao arranjar um remendo que de outra forma nao aconteceria.

Por outro lado se apropriaram de todos os possiveis interlocutores (as organizacoes democraticas de massas) achando que assim controlariam ate o que o povo "deve" dizer e fazer". Enganaram-se, o que nao sei e se aprenderao a licao, duvido. Ate de museus querem se apropriar, outro erro, a historia os julgarao

Anónimo disse...

Afinal e o programa quinquenal que esta a tramar o povo? Ja vozes no parlamento diziam que este monstro do plano quinquenal era problematico e foram conotados como "contra desenvolvimento" e aqui esta o resultado. O portavoz disse que os resultados se farao sentir depois, quando? quantos quinquenais precisamos de esperar? nos podemos esperar e voces porque e que nem sequer esperaram para se rodearem de luxo? parece que o que mudou sao as palavras pois ja a alguns quinquenios atras falavam do "futuro melhor" onde esta?

Anónimo disse...

Quando os mesmos jovens atacavam a oposicao, destruiam seu bens e os agrediam fisicamente eram considerados herois, hoje sao vandalos. O ladrao, barao de drogas, assassino quando esta do nosso lado esta tudo numa boa, e heroicidade, patriotismo mas quando vira a casaca a historia muda

V. Dias disse...

1. Eu não disse: a Frelimo não recua até arruinar-se por dentro. Há "bichos" assim nas nossas matas. Tanto soa o batuque até que se fura.

2. Os toxicodependentes agem igual. Não aceitam por nada que estão doentes, que precisam de curativo. São doentes. Para eles tudo vai bem!

3. Dificilmente o Conselho de Ministro iria decidir fosse o que fosse, a favor do povo, pois isto colocaria em descrédito o próprio Governo.

4. Agora vem falar em atraso da nossa economia! Haja vergonha senhores! O pretexto que o Conselho de Ministros quer dar a entender aos Moçambicanos (de que a greve atrasou o desenvolvimento do país) é evasiva, extenuada, caduca. E até já se prevê o que vem a seguir: missa diária para justificar a incompetência do Governo.

5. Para terminar, reiteiro a demissão em bloco do Governo. Este Governo é de discursos e de pouca acção. Falhou em tudo. REINA O PRIMITIVISMO...

Zicomo

Anónimo disse...

Sera que esta manifestacao vai fazer com o o PR abdique dos helicopteros e das frotas de carros de luxo interminaveis nas suas visitas aos distritos para que o o que poupar construirem-se mais escolas, postos de saude e criem mais postos de trabalho? haver havemos.

ricardo disse...

É preferível ser irresponsável e estar com a verdade do que ser responsável e no erro (Winston Churchill)

Acho que agora dava para perguntar a Marcelino dos Santos, que GENTE e esta que a sua FRELIMO nos pariu? Nem Mondlane, nem Machel, nem Chissano...nunca se viu tanto Mobutismo & Duvallierismo juntos nas cameras da TV.

O Governo reuniu-se, durante duas horas, a fazer o que, ninguem sabe, para vir dizer aos que reclamam, que os problemas existem, mas nao sao DELE sao dos outros. Quando estava esperancado em ouvir - nao uma diminuicao do custo do pao - mas sim, uma maneira de compensar a subida do mesmo, eis que nos diz que o caminho e trabalhar ainda mais. Somos uma corja de preguicosos afinal. E aquele e o NOSSO governo...que passou a legitimar, com o seu descaso, todos os meios para a violencia continuar anarquicamente pelas nossas cidade, cultivando a crenca de que o PROBLEMA acabara por si.

Poupanca nos gastos publicos, cortes salariais na classe dirigente. Enfim, exemplos visiveis de austeridade, NADA!Mandaram um ministro Italiano - surgido do nada - propor solucoes a Nacao.

Na visao do porta-voz, representante da geracao ministeriavel da viragem, o problema e do POVO e nao deles. Caso para dizer que se o povo nao consegue mudar a alma dos governantes, entao que se mude o povo.

Porque NOS e que somos o PROBLEMA. Eles sempre foram a solucao.

E que solucao!...

Laude Guiry disse...

O mas triste eh que mais uma vez provou-se que o nosso Chefe de Estado esta rodeado de "Yes-men". Reuniu-se o Conselho de Ministro, e a saida saem com um discurso que represente um plagio / resumo do discurso do Chefe de Estado ontem. Se erra para reunirem-se muitas cabecas para concluirem o que uma cabeca so disse ontem, mas valia nao reunirem-se. Gastaram nossos impostos, so, so, so!!!

Continuo a pedir a exoneracao do Ministro do Interior (pelas vidas humanas perdidas).

Anónimo disse...

Mas uma coisa o portavoz tem razao afinal foi o povo que os manteve la a procura de solucoes. Quem semea ventos, colhe tempestade...

Anónimo disse...

Ha quem ontem dizia que se os governantes estivessem atentos teriam evitado o que aconteceu. Eu acho que estavam distraidos com o balanco da venda das obrigacoes de tesouro, Nao se admirem se um dia vierem dizer que o Estado tambem lhes pertence tal como aconteceu com as sedes, museu e quem sabe outras coisas

Pedro Carvalho Santos disse...

Professor Carlos Serra

Um “Homem” de coragem.

O meu apreço por Moçambique é diário, sentido, emotivo, sincero. Moçambique é um país que tenho no coração. A visita que fiz em finais de 2008 a esse maravilhoso país, fez com que sonhe voltar e ajudar a tornar esse país próspero e justo.
Terei essa oportunidade!
Estes assuntos e noticias, ... deixam-me triste e apreensivo. Gostava que houvesse mais distribuição e sentido de partilha, sem isso nada poderá gerar o equilíbrio necessário ao desenvolvimento sustentado e como um todo.

Um Abraço muito grande, sentido, aos amigos que tenho em Maputo e na Cidade da Beira.

Professor, abraço Amigo e sentido e continuo a acompanhar o seu blog e notícias de Moçambique.

Unknown disse...

Creio que o aspecto crucial do que se está a suceder não é debatido: A violência não se justifica! Ensina-nos a cultura africana que, quando não se sabe reivindicar, perde-se razão. Não será o caso? Por que razão os nossos estudiosos, filosofos, sociologos, não criticam ABERTAMENTE o vandalismo?

Anónimo disse...

É angustiante a situação vivida pelo povo moçambicano, mas alguma coisa tinha de ser feita. Infelizmente o rumo das manifestações seguiu por caminhos tortuosos (refiro-me aos oportunistas que saquearam bens alheios), no entanto penso que a mensagem principal chegou: Está na hora de mudarmos, precisamos de um governo eficiente e eficaz, que não pense não só nos "libertadores da pátria", mas no verdadeiro povo desta linda pátria.

Dércio Salato

Danilo disse...

Por estas alturas que escrevo estas parcas linhas não se chegou a nenhuma solução concreta para os problemas que fizeram todo aquele mar de gente sair às ruas na manha de ontem e hoje.


Sente-se no ar um cheiro de revolta. Mais uma vez os nossos dirigentes demonstraram que são uma fraude!

Ok..tudo bem. Parece que tudo irá voltar a normalidade. Contudo não posso deixar de pensar naquelas crianças e jovens assinadas pela polícia. Assassinadas sim, porque não me venham dizer que foram balas perdidas e nem que foram balas de borracha... não foram não! A polícia munida de balas verdadeiras atirou para matar.


Senhores, o primeiro corpo a tombar foi o de uma criança. Uma criança senhores, uma criança não menos que 2 anos!

Agora pergunto, era a criança também vândala? Era a criança também uma agitadora? O que ter-se-ia tornado aquela criança? Que contributos teriam ela trazido para a sua família ou construção da nossa nação? Como está sua mãe neste momento? Não sabem? Eu sei... Está sentido a dor que todas as mães sentem quando perdem um filho gerado com dor, lágrimas e sangue...

Como ela estão todas as outras mães que ontem viram seus filhos assassinados pelos agentes do estado. Assainados com balas pagas pelos seus impostos, pelos meus impostos pelos TEUS impostos..


Por hora o povo se cala, mas eu sei que ele não vai-se esquecer, e se ele se esquecer, a historia se encarregará de nos fazer lembrar a todos, que aqueles que tombaram ontem não podem ser esquecidos...


Quanto a mim, não me sai este gosto amargo da boca e me pergunto até quando Moçambique.. até quando?

Galeota disse...

" O desenvolvimento é impossível sem homens rectos, sem operadores económicos e homens políticos que sintam intensamente nas suas consciências o apelo do bem comum"

in Caritas in Veritate - Terceira Carta Encíclica de S.S. Bento XVI

Unknown disse...

Não nos desviem tentando fazer-se passar por vítimas colocando a criança baleada à frente (isso chama-se chantagem emocional). Concorda com a violência que um grupo de adolescentes e jovens, com aspeto de marginais, levaram a cabo? Diga apenas Sim ou Não.

ricardo disse...

Estara aqui alguem a defender o vandalismo? O que pretende insinuar sr. Clementino?

Quem FOI que desencadeou o vandalismo? A ESTUPIDEZ HUMANA, concerteza!

Porque a INTELIGENCIA ESCUTA e ANTECIPA problemas. Nao fa-los acontecer obstinadamente para no final se limitar a divulgar relatorios de balanco. E principalmente, nao passa a vida a ensinar a mesma estrofe ao estudante cabulao.

ricardo disse...

Saidos da toca, o "intelectuais do governo" contra-atacam!

Pois a esses, que andam por ai a dizer que nao se conhecem melhores propostas de solucao do que as ouvidas hoje apos o Conselho de Ministros, proponho a seguinte lista de gastos superfluos a serem cortados que poderiam subsidir o ESTADO SOCIAL que todos nos devemos preservar:

1- Cortes nas regalias nos ministerios e Partido (sao a mesma coisa);
2- Reducao do tamanho do Governo (Por que a cidade de Maputo, Beira, etc, sendo autarquias tem Governadores e Representantes do Estado?);
3- Suspensao das Assembleias Provinciais (Qual e a finalidade delas? Quanto custam?);
4- Reducao das regalias e salarios dos deputados da AR (Nenhum partido ainda se voluntariou);
5- Codigo de Conduta de Governacao. Quem e empresario, nao pode ser governante. E incompativel (Que tal levarem isso para a AR?);
6- Aumentar os IMPOSTOS, Sim! Mas para quem DEVE E PODE pagar: os grandes projectos, a banca e as seguradoras e a bolsa de valores. E nao o pe-descalco!
7-Com o dinheiro obtido, criar e subsidiar o programa CABAZ BASICO (Se o BRASIL o fez, porque nao nos?).

Entao, e ou nao e possivel? Basta querer...

Em vez de andarmos a chatear o MALAWI deviamos e, mandar esses "intelectuais do governo" la para aprenderem como um PAIS POBRE se torna auto-suficiente em alimentos da Cesta Basica e com um programa modelo de combate ao HIV/SIDA.

umBhalane disse...

A grande maioria maior NADA tem a perder.

Mas há os que perdem.

Os adeptos, os cabritos, da dita "revolução" que lhes saiu na rifa em 25 de Abril de 1974, o tal golpe de estado, como causa próxima.

Agora, quando movimentos POPULARES de contestação ao seu poder acontecem, e infelizmente ainda não é uma revolução, aí os outros são vândalos, marginais, desempregados, bêbados, meliantes comandados pele eterna mão invisível externa.

cs disse...

o seu blogue e o do Prof Paulo Granjo têm-me mantido informada acerca desse pedaço de terra onde nasci e que sinto minha. Obrigada e parabéns por este seu trabalho. Para mim este blogue é Serviço Público

Nelson disse...

Está de parabéns Professor, continue informando formando... palavras para quê se tudo já foi dito... mesmo assim, há uma voz em mim que não quer calar e questiona, será que os "agitadores, bandidos e aventureiros" que sairam à rua cansados da galopante e insistente subida do custo de vida, não são os mesmos compatriotas nossos que pacientemente foram às urnas para garantir que V.Excias hoje tivessem o previlégio de comandar os destinos desta pátria amada...

Unknown disse...

Concordo que poderiamos avançar na implementação de parte das sugestões do sr ricardo. Nem todas. Agora, quanto ao epiteto de intectual do governo ou que vivo na toca, prefiro não comentar. Será que todo aquele que critica a violência é do Governo? Será que todos que não estão do vosso lado é porque estão do lado do Governo ou da Frelimo? Nunca fui membro do Governo, nem vivi numa toca (percebo a figura de estilo). Inclino-me a pensar que são pessoas intolerantes como vocês, que se dizem democratas e liberais, que não conseguindo organizar-se para reivindicar de forma ordeira preferem resvalar para o boçalismo. Já viram como começamos a perceber a origem da violência?

V.Dias disse...

Sr. Clementino,

Os seus comentarios leva-me a concluir que, infelizmente, o Sistema lhe colocou ossos no pescoço e, julgando que todos nôs somos caes, esfomeados, lhe vamos correr atras. Desengane-se amigo Clementino.

Digo-lhe uma coisa. Estas manifestacoes so foram violentas porque a policia assim o quis. Por acaso viu ontem a arrogancia do Sr. Pacheco? Ele foi quem autorizou a policia a usar armas verdadeiras.

O povo nao tem armas, a arma do povo foi a vuvuzela, a boca e mais nada. O vandallismo foi uma reaccao as balas (verdadeiras) da policia. Onde é que ta o bocalismo aqui???

Nao é que o governo nao conhece as medidas de auteridade. Conhecem, bem. Mas nao estao nem ai para isso. Que se diga mil medidas, aqueles senhores nunca vao acatar. Nunca. Sao arrogantes. Alguma vez a Frelimo ouviu alguem?

Zicomo

Boaventura disse...

Então Mister "Clementino" com perfil escondido como rato na toca, "começamos"? Vá lá mister, explique esse "nós", okay? A bufaria de opereta é sempre nice. Ou tb faz pontaria como aquele mister de um prédio vosso com o povo na mira que esta no youtube, hein?

Abdul Karim disse...

"poderiamos avancar na implementacao da parte das sugestoes do Ricardo..."

Concordo, so uma duvida,

"poderiamos".... quem ???

Nkamamule Lomwe disse...

Os mesmos "aventureiros, bandidos e criminosos" que hoje manisfestam-se, são os mesmo que durante a campanha do Partido Frelimo e de Armando Emílio Guebuza enchiam os camiões, distribuiam cartazes e cantavam durante a campanha.

ricardo disse...

Caro Professor,

Um bajulador é aquele que alimenta um crocodilo e que espera comê-lo no final...(Winston Churchill)

Sr. Clementino,

Gosto de porcos. Os cães olham-nos de baixo, os gatos de cima. Os porcos olham-nos de igual para igual...(Winston Churchill)

Todos,

Palavras breves são as melhores e as palavras velhas, quando breves, são as melhores de todas (Winston Churchill)

Magister Dixit

JOSÉ disse...

Parabens ao Professar pela frontalidade e por em poucas palavras exprimir o sentimento de todos os que amam a Patria amada.

Anónimo disse...

naturalmente que a violencia eh de condenar. no entanto, para os academicos, e acredito que muitos dos que aqui dao o seu contributo (incluindo o Sr. Clementino) o sao, eh importante tentar perceber o porque dessa violencia? o porque de a manifestacao nao estar a ser liderada por uma organizacao de massas? eh preciso aprofundar as questoes e nao ser arrogante e simplesmente tecer comentarios insultuosos que rocam a intolerancia.

Anónimo disse...

A agenda politica do Governo de Moçambique coloca o combate à pobreza e a segurança alimentar na ordem do dia. Todavia, os problemas que atingem a maioria da população levanta uma outra questão, não menos importante que são os padrões de acumulação de capital dos grupos de dominação politica e económica, assim como a exemplaridade da conduta de certas elites e dirigentes, quando confrontada com a realidade das populações que neles se revêem.
feliciano de mira

Unknown disse...

É curioso como quando pretendemos justificar algo acabamos até por mentir e tentar desviar as pessoas da questão principal. As manifestações só foram violentas por culpa da polícia? Grande Mentira. Então não viu um tipo com um pedregulho a arremessar para um carro qualquer num sítio onde não havia polícia, não havia nenhum confronto? Come on, pessoal. Apresentem todas as razões, mas mentir também não. Todos vocês sabem que nunca houve nenhuma organização nestes actos, sabem que quem anda por aí são putos marginais, desempregados... vamos lá, reconheçam. Saquear lojas é culpa da polícia?

Unknown disse...

Agora o senhor que fez um enumerado de citações e frases ditas por churchil pareceu-me descabido. Também eu ou qualquer um pode fazer uma listagem de provérbios, frases, ditados, e mandar para o outro, como se isso fossem por si só palavras que ajudam a defender os seus pontos de vista. (???) Mais preguiçoso não poderia haver, sory.

Unknown disse...

Quando digo nós, ou quando digo poderiamos implementar, nao estou a dizer que faço parte de algum grupo ou alguma elite e muito menos do governo. digo nós ou poderiamos como moçambicano. voces levam logo as coisas para o vosso lado, para o vosso campo, interpretam tudo como do outro lado. é o culto do outro. tudo o que vem do poder, vem do governo, vem da frelimo, nao serve. creio que devemos (e digo nós devemos), eu e todos voces, aceitar que a violencia e o saque sao de condenar e deveriam ser combatidos por todos nós. depois vamos organizar manifestaçoes, reivindicaçoes pacificas, ordeiras e ai eu estarei na linha da frente. o custo de vida subiu e temos que confrontar o governo com isso e nao com pedras.

ricardo disse...

Sr. Clementino, simplifique, DIGA QUE NAO PERCEBE NADA!

Pois eu "traduzo-lhe". Nestes momentos, resguardemo-nos da adulacao, se a nossa alma nao e genuina. Calemo-nos, que e melhor. A igualdade, e um privilegio de todos os mocambicanos, em todos os momentos e nao apenas nas eleicoes ou na vespera dos congressos do Partido. E finalmente, a objectividade de ideias e o que se pede a um lider quando o momento e de decisao.

Acha isto descabido?!

Agora indo ao resto. Os pedregulhos serao o seu melhor argumento? Isso e um ponto de vista pequeno burges. E egoista porque delimita o problema ao seu conceito de classe: NOS (os civilizados) e ELES (os vandalos). Tal como o politico-anciao, que ja nao precisando mais do maranhal, quer despacha-los pol-potianamente para o Campo. E ja agora, objectivamente, quais sao os pontos que eu apresentei que diz serem aproveitaveis pelo Governo?

Va la, nao se limite a retorica...

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Bem.

E quando falamos de vandalismo, nao podemos esquecer que estamos SIM a falar de desempregados, com necessidades de alimentacao.

Agora esperar que se seja civilizado sem se dar educacao, emprego, condicoes basicas de sobrevivencia, so na cabeca do Sr Clementino.

Sao vandalos porque ? porque saqueram umas lojas de comida, atiraram pedras em carros ?

Sao os mesmos das elecoes, foi o partido no poder que ensinou isso, foi o governo do dia, que lhes deu o exemplo,

Vandalos porque ?? quando assaltados os cofres de estado, INSS de aposentados, 'e ser fino ? civilizado ?

Esses a quem voces chamam de vandalos, 'e vosso Povo, que esta com fome,

'E dificil de entender isso ???

O Povo ja nao aguenta, nao esta a ver Clementino ??

Anónimo disse...

Sou contra qualquer tipo de violência.
Acho estas reivindicações justas e o governo peca pelo facto de fazer 'ouvidos de mercador' - se estivessemos em tempo de campanha ou eleições, o fado cantado ou tocado seria outro.
Maria Helena

Anónimo disse...

O que cria afinal os desempregados (aqueles de que o Sr Clemententino fala num dos seus comentários)? Nao serão, por acaso as politicas do governo? Será que esses senhores por serem desempregados têm MENOS direitos que os empregados? O que origina o descontentamento? Nao sao as politicas do governo? O que promove a violencia? Nao sao as politicas menos acertadas do governo?
NÃO SERÃO ESSAS FORMAS SILENCIOSAS DE VIOLENCIA???
O Sr Clementino já viu alguma manifestação autorizada pela policia em Moçambique? Elas estão devidamente legisladas mas experimente o sr ou alguem pedir uma e vai ver o que lhe sucede. Na melhor das hipoteses vai passar uma noite numa cela para se tranquilizar.
E se fizer muito barulho alguem o vai escutar? Vao lhe chamar de maluco ou de agente da oposição. A falta de transparencia e de liberdade é que gera essa violencia toda. E se a população nao for violenta, nao acontece nada, ninguem vai falar do caso. Pena que assim seja, mas parece que nao pode ser de outra maneira, pelo menos enquanto o governo nao souber dialogar com os seus governado. A violência é sempre condenável, mas é, muitas vezes a maneira de os que têm menos poder se fazerem ouvir.
Teriamos mesmo a Independencia se não fosse a violencia da guerra de libertação???

Um abraço a todos e abaixo a violencia: a silenciosa e a barulhenta!!!