18 fevereiro 2010

Golpe de Estado no Níger?

Segundo a Globo.com, militares anunciaram que ocorreu um golpe de Estado no Níger, que o presidente Mamadou Tandja está preso no palácio presidencial e que o major Adamou Harouna é o novo homem forte do país. Aqui. Mas a regra das notícias (pelo menos no momento em que escrevo) é a de anunciar uma tentativa de golpe. Aqui.
Adenda às 20:43: para o período 1953/2008 em termos de golpes de Estado, recorde aqui.
Adenda 2 às 21:36: de acordo com a SIC, testemunhas afirmaram que o presidente Tandja - que quis governar para além do limite constitucional - é dado como desaparecido depois que militares invadiram o palácio presidencial. Aqui.
Adenda 3 às 11:32 de 19/02/2010: o golpe de Estado efectivou-se neste país exportador de urânio. Fronteiras encerradas, recolher obrigatório e Constituição suspensa. Aqui.

7 comentários:

ricardo disse...

Tal como Zelaya nas Honduras, um golpe de Estado derruba mais um cesarista que alterou a constituicao para se recandidatar a um terceiro mandato.

Ja vai tarde. E o que para la vai, tambem lhe seguira tentadoramente os passos.

Porque assim e no mundo contemporaneo.

Reflectindo disse...

Se o derrubaram ainda bem. Nem sei porquê a União Europeia, conferir aqui se mete neste caso. Se a UE quer ser credível que comece cortar ajudas quando os "reis" alteram a constituicão ou fazem fraudes eleitoraispara se manterem permanentemente no poder .
Não é que eu tenha esperanca nos soldados, mas é que eles não são piores que os auto-proclamados "reis" como Tandja que golpeam a Constituicão.
Se os soldados estiverem ao lado do "rei" que a populacão aja como temos vistos.

arjoco disse...

Os presidentes africanos querem se perpetuar no poder.So assim podem ceder aos outros, e Tandja nao fugiu a regra. So colheu o que plantou. Nossos lideres Deveriam aprender a aula de Mandela e Chissano. Ainda humido se enrola o cortume.

Anónimo disse...

Finalmente o ditador foi deposto. Gostaria que os militares da regiao austral de africa despertassem para colocar os ditadores de Angola, Zimbabwe e companhia fossem postos no olho da rua.

GRANDE ACCAO PATRIOTICA DESTES MILITARES. ESPERO QUE ESTE GRUPO NAO SE DEGENERE EM MUSSAS DADIS CAMARAS DESTE MUNDO.

Jose Belmiro-Jornalista

Viriato Dias disse...

O Sr. Belmiro não sabe o que diz. É próprio de alguém que vai pregando a queda de Mugabe. Pois então engana-se. É melhor esperar sentado. Este seu desejo não será consumado. Se preciso for, eu mesmo me juntarei aos zimbabueanos para não permitir que o país caia nas malhas dos leões indomáveis. Não só está, senhor jornalista a desrespeitar o povo do Zimbabué, mas também a legitimidade do poder de Mugabe.

Eu até compreendo que na sua lista só são ditadores os lideres africanos. Para si a didatura é estar cinco anos no poder, ainda que esse líder mate dezenas de milhares de pessoas, como acontece no Iraque, Afeganistão, etc...., não interessa porque o poder desse líder é limitado. Não importa as vítimas, nem a pilhagem que fazem, nem o saque, muito menos a destruição do tecido social. Porquê são lideres dos seus, logo (filosofando) podem dominar o mundo como quiserem. É verdade que para esses líderes não existe tribunais, nem quem os indique o dedo, são donos do mundo. São policias do mundo, do mundo selvagem!

Por amor de Deus, desde que Mugabe está no poder (há 30 anos) vários golpes aconteceram sob o olhar e o reinado de Mugabe. Não é este do Níger que o vai desestabilizar. Engana-se quem assim pensar. Já aqui disse mais de uma vez que Mugabe só sairá do poder quando os leões indomáveis deixarem de interferir na política daquele país, caso contrário, ai está o homem que a África inteira o aplaude. Ainda que digam o contrário, tem o seu povo a apoiá-lo incondicionalmente. Portanto, deixem de fazer comparações desconexadas de lógica.

Gostaria de convidar ao sr. jornalista a denunciar os actos que levaram os seus a semear dor e luto, no lugar de viveiro, jazem homens e irmãos nossos no Iraque, na Palestina, no Timor, no Afeganistão, enfim... os seus autores andam pelo mundo a dar palestras. Sabe porquê é que Aznar aceitou ir à guerra? Queria um lugar na ONU. Por acaso já ouviu falar de Aznar depois da invasão do Iraque. Ah, pergunta-me pelo Barroso, está na UE, é o boss, quer outro exemplo?

Viva Mugabe!

Zicomo

BMatsombe disse...

Tenha um minimo de bom senso, sr Dias, vc é de facto um problema.
http://www.amazon.com/Gukurahundi-Zimbabwe-Disturbances-Matebeleland-1980-1988/dp/0231700555/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1266589562&sr=1-1

http://www.youtube.com/watch?v=TR_RIBT6L10&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=Dvx-cxygig8&feature=player_embedded

Viriato Dias disse...

O que é que é ter bom senso? Matar ou expulsar Mugabe do poder e deixar que os leões indom´veis ocupem Zimbabué? É isso que o meu amigo quer. Você pode indicar mil e um caminho, fontes, etc para tentar me convencer que estou errado, pois meu caro amigo, eu por esse caminho já passei e NADA neste mundo pode me convencer o contrário em relação e legitimidade das políticas do Mugabe, reconhecendo, claro, que nem tudo que ele tem feito é 100 por certo correcto. Porém, o seu curriculo é uma biblia e as suas ascções correspendem os anseios do povo zimbabueano.

O dia que o amigo ver as cassetes, os videos daquilo que os indomaveis fizeram no Zimbabue, ou em Moçambique, caro amigo, garanto-lhe que vai ficar dias sem comer. Eu pedoou, mas não posso permitir que isso volte a acontecer.

Zicomo