13 abril 2009

Sobre o portal do MDM


Hoje, com algum vagar, estive a estudar o portal do MDM. Sinto que ele está ainda em construção nas suas diversas secções, penso que coisas poderão melhorar futuramente, mas é, já, sem qualquer dúvida para mim, um portal politicamente inovador, um espaço que procura furtar-se à chateza monocórdica e afugentadora dos portais do tipo boletim-oficial. Como todo o portal político, tem espaço para símbolos e mitos, para heróis fundadores e espaços legitimatórios, para propaganda e defesa. Mas tem, também, espaço para diálogo, espaço para contestação, espaço para a juventude. E este é, para mim, um aspecto vital, uma maneira nova em Moçambique de fazer política online. Finalmente: a secção vírus em quarentena é original.
Adenda às 20:05: creio que o MDM instala em Moçambique a internet de choque e novidade que fez a diferença nos métodos políticos da equipa de Barack Obama. Por outro lado, a propaganda política inovadora pela internet - mesmo se insignificante o número de internautas em Moçambique - pode resultar bem mais do que pensamos junto de um importante reservatório de apoio político, o dos jovens estudantes, especialmente universitários (temos cada vez mais universidades e institutos superiores, cada vez mais jovens com acesso fácil à internet, cada vez mais jovens ansiosos quanto ao seu futuro num mercado laboral crescentemente difícil e concorrencial). Esses jovens podem conseguir bem mais do que pensamos em termos de projecto político, especialmente se aprendermos a pensar fora dos roteiros políticos esclerosados e dos portais chatos e sem criatividade. A política inovadora, embutida no sonho e no élan, talvez tenha menos a ver com as respostas que damos às perguntas do que com as novas perguntas que colocamos às velhas perguntas e, especialmente, com a tensão que sabemos instalar e re-instalar entre o que somos e os sonhos que sabemos e podemos construir.

6 comentários:

Anónimo disse...

1. O conceito é muito bom, inovador sem sombra de dúvidas(principalmente se tomarmos os aspectos focados pelo Prof Serra) e como tal já dei os meus parabens pela iniciativa lá no mdmwiki. Agora é importante que o MDM contrate um graphic designer para tornar o wiki mais professional. Há conceitos que devem ter em conta como associar as cores, os simbolos, a mensagem que querem que o partido quer passar e a navegabilidade do site, aqui já seria importante trazer um web designer. Isso tem que melhorar e tem que ser o mais rápido possível. Em marketing é sempre bom mostrar um imagem de de que é profissional, maduro, sério e nao de gente que está a experimentar coisas e nao tem especialistas ao seu redor.

2. Acho que é nao um portal ainda, é mesmo um wiki (muitos dos aspectos são editáveis e há foruns de debate). Um portal estaríamos a falar de website com interface para aceder a vários outros servicos prestados pelo MDM, como por exemplo: notícias, foruns de debate, registo de membros, doacoes, blog, inquéritos, etc.

Aquele abraco. JL

Anónimo disse...

Barack Obama qdo apresentou a sua candidatura muitos disseram que era precipitacao,era miudo, nao sabe de politica, mas acabou vencendo as eleicoes folgado nos USA. Agora Daviz Tbem tem a mesma chance, nao custa avancar. O que e' preciso mais e' trabalhar mais no terreno para que isso aconteca. Nao pode ser poitico de gabinte. Barack Obama ganhou as eleicoes porque colocou a maquina eleitoral ou seja o seu staff no terreno com toda tecnologia, internet, contacto porta a porta e mais... Daviz deve fazer isso, comecar ja a fazer pre-campanha no terreno, fazer se conhecer no meio rural e nas outras grandes cidades de Mocambique. Ele deve avancar sim para as presidencias e vai marcar a historia de Mocambique e mudar o rumo dos acontecimentos. Isso e' que os jovens Mocambicanos precisam
Alex
Australia

Anónimo disse...

Professor! concordo consigo e com os outros que me antecederam.

Penso que nao podemos fugir a regra da criaçao de uma website profissional e tradicional, semelhante a de muitos outros partidos Políticos do Mundo.

Nao é necessáriamente ser composta por uma estrutura pesada e antiquada, aí concordo!

Hoje, temos que ter a capacidade de integrar o tradicional e o moderno como uma ponte entre os dois grupos de interesse na nossa sociedade e com o Mundo global.

Penso eu,que futuramente, será necessário contactar um web designer profissional, como forma de elevar a qualidade em alguns aspectos, melhorar a estrutura da pagina e fazer-se uma selecçao adequada da informaçao - profissionalizando-a!

Como já havia dito anteriromente, é um excelente ponto de partida e de encontro, troca de informaçao, pois a sede de informaçao sobre o MDM é grande.
Mas correr! nao é chegar...muito ja está a ser feito!

Reflectindo disse...

Caros, pessoalmente penso que um partido político numa sociedade democrática é aquele que se empenha em escutar a opinião pública.

Nem tudo o que se diz por todos é para cumprir, mas da opinião pública depois posta em discussão no partido, pode-se construir uma base sólida dum partido.

Penso e espero que o MDM continuará/continue nesta linha. Há muita e boa opinião dispersa por aí. É opinião que se algum partido da oposicão tivessem capitalizado, já há muito teriamos tido uma oposicão credível. Aliás até há opinião por escrito que nunca foi valorizada. A título de exemplo está o livro escrito por Roberto Tibana sobre a questão de Orcamento Geral do Estado.

Eu também concordo com a deve-se transitar do mais rápido possível deste provisório para um portal profissional. Entretanto, não deve haver intervalo algum nessa transicão. Vamos evitar casos em que um portal está em reconstrucão durante mais de dois anos, isto para evitar os casos em que nada se publica como se no partido não nada se faz.

Afinal é por causa disso que os políticos vão a TV ou Rádio!!!!!

Caro Alex, estou de acordo consigo.

Backstageel disse...

Boa noite ao Professor e aos leitores deste blog!
Deixem-me contribuir a este post com algumas palavras:

1. Como estudante de Informática, principalmente como desenvolvedor web, acho fundamental para qualquer negócio ou projecto a criação de um website, ou seja a divulgação de suas campanhas e produtos online. Ok, Barack Obama é um exemplo claro disto.

2. Se fosse um político acharia fundamental um site que tivesse como lema: Qualquer um pode dar a sua opinião, como é o caso de um Wiki(O portal do MDM é um Wiki-Based).

3.Mas se o objectivo do portal é seguir o exemplo de Barack Obama, apenas recordar que segundo um artigo divulgado no mznotícias, menos de 1% da população moçambicana tem acesso a internet!

Reflectindo disse...

Backstagel, a tua observacão é de considerar. De facto, eu só defensor que embora o Wiki não seja profissional é importante e ultrapassa alguns portais profissionais. Não basta ser bonito, mas é também necessário ser útil e prático.