24 novembro 2016

Quilambo e Ferrão: Reitores da UEM e da UP

O Prof. Orlando Quilambo [foto à esquerda] foi reconduzido ao cargo de Reitor da Universidade Eduardo Mondlane. Por sua vez, o Prof. Jorge Ferrão [foto à direita] é o novo Reitor da Universidade Pedagógica, deixando por isso de ser Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano. Ambos foram nomeados por despachos presidenciais. - jornal da noite das 19:30 da "Rádio Moçambique" [também aqui] e "Agência de Informação de Moçambique" aqui.
Muitos parabéns a ambos.
Adenda às 20:32: há várias hipóteses a ter em conta no tocante ao novo Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano. Por exemplo: o actual vice-ministro, Professor Armindo Ngunga, linguista; o ex-Reitor da UP, Prof. Rogério Uthui, físico nuclear; um doutorado eventualmente oriundo da UEM ou da UP, com formação em educação.
Adenda 2 às 09:03 de 25/11/2016: não tenho competência para opinar sobre a exoneração do Prof. Jorge Ferrão. Em todo o caso, defendo a sua competência e a sua idoneidade.
Adenda 3 às 14:43: Conceita Sortane é a nova ministra do MINEDEH. Aqui e aqui.

1 comentário:

nachingweya disse...

Soluções sempre a medida da percepção oficial do nosso desenvolvimento humano , nem sempre função das nossas reais necessidades de desenvolvimento. O preço está no futuro tal como o preço de uma má fundação se paga através das paredes e do telhado.
Em minha opinião o Ministro cessante estava embaralhado com a verdade do sector e de paliativo em paliativo estava quase a entrar para o mato. Focalizou a sua atenção nos sintomas, não nas causas do mal.