Cerca das 03 horas da madrugada de hoje, homens armados da Renamo atacaram a sede do posto administrativo de Muaquiua, distrito de Mocuba, província da Zambézia. Entraram e destruíram as residências do director do posto de saúde e do chefe da localidade. Tentaram sem êxito roubar medicamentos da casa do director do posto de saúde e uma mota e dispararam para uma carrinha que estava para seguir viagem, danificando-a severamente. O condutor foi despojado do seu dinheiro. Os assaltantes fugiram quando as forças de segurança locais reagiram, não havendo notícia de vítimas. A situação é agora calma, uma força de segurança foi enviada para o local para reforçar a defesa. - jornal da noite da "Rádio Moçambique", 19:30.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Este tipo de ataques começa a ser sistémico e pode estar a configurar um cenário de incapacidade de defesa preventiva do Estado aos cidadãos. Como perceber que as Forças de Defesa nunca estão lá, são sempre enviadas não-se-sabe-de-que-vespeiro, em reacção a assuntos consumados?
Enviar um comentário