Segndo a "Rádio Moçambique", "Homens armados da Renamo emboscaram, esta quinta-feira, uma viatura das Forças de Defesa e Segurança na região de Potcho, povoado de Chibaene, localidade de Chiandame, distrito de Tsangano, província de Tete. A acção resultou em três óbitos entre os militares das FDS, tendo as vítimas sido já transportadas para o Hospital provincial de Tete." Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Estamos a chegar ao fim de duas semanas em que a Vala Comum de Canda foi notícia para muitos e tema de desmentidos para outros. Indesmentíveis são as imagens de cadáveres avulsos que, despojados de vida, dignidade e humanidade, desaguaram hoje na primeira página do jornal Savana.
O que assombra em todo este vale de lágrimas é o ensurdecedor silêncio das forças vivas da sociedade sobre a maneira como,afinal, estamos a morrer.
Se as imagens hoje na primeira página do Savana não nos angustiam será que seremos capazes de vomitar de horror quando enfim chegarmos a tal vala? Ou será ué perdemos a capacidade de chorar a perda de um filho? Em que nos estamos a tornar?
Em nome de todos os que pagam impostos peço ajoelhado e mãos postas que o Governo de Moçambique mande contingentes do exército treinados para o serviço cívico para irem enterrar estas pessoas nem que seja na Vala Comum.
Viuvas e orfaos da Guerra Civil MOZ (1977-1992).
Ainda há quem se lembre deles ?
Enviar um comentário