Com complemento do seminário em epígrafe [siga na página do CEA no facebook aqui], o Professor Jacques Delpechin, convidado especial do Centro de Estudos Africanos, orientará nos dias 10 e 11 de Março um seminário com o seguinte programa:
Título: Pesquisando como libertar a escola de história africana de paradigmas resistentes à emancipação da humanidade
Dia 10 de Março (quinta-feira)
* É verdade que o estudo da história é só o estudo do passado?
* Por que tanta resistência a África, berço da Civilização?
* O percurso que me levou de Jan Vansina a Cheikh Anta Diop (por que levou tanto tempo?)
* Se a história de África fosse viva (uma planta?), o que deveria fazer-se para a manter viva e crescendo?
* Por que as ciências sociais (em geral), mesmo com mudanças, não conseguem livrar-se de paradigmas constrangedores? (p.ex. discussões entre Archie Mafeje e Kwesi Prah sobre largar ou transformar a antropologia?)
* Silêncios como factos: onde serão encontrados? Em que tipo de arquivos? Em que lugares?
* O impacto do iluminismo sobre como se tem abordado a história de África. A respeito de África há diferença entre Hegel e Marx? (Louis Sala-Molins: Le Code Noir)
* Por que tanta resistência a África, berço da Civilização?
* O percurso que me levou de Jan Vansina a Cheikh Anta Diop (por que levou tanto tempo?)
* Se a história de África fosse viva (uma planta?), o que deveria fazer-se para a manter viva e crescendo?
* Por que as ciências sociais (em geral), mesmo com mudanças, não conseguem livrar-se de paradigmas constrangedores? (p.ex. discussões entre Archie Mafeje e Kwesi Prah sobre largar ou transformar a antropologia?)
* Silêncios como factos: onde serão encontrados? Em que tipo de arquivos? Em que lugares?
* O impacto do iluminismo sobre como se tem abordado a história de África. A respeito de África há diferença entre Hegel e Marx? (Louis Sala-Molins: Le Code Noir)
Dia 11 de Março [sexta-feira)
* África/Humanidade no confronto com capitalismo, quem está a vencer?
* Como re-membrar os des-membrados?
* Como funcionaria a prescrição "Mudar o mundo sem tomar o poder" (John Holloway)?
* Por que "Os mais bonitos ainda não nasceram"? (Ayi Kwei Armah)?
* David Van Reybrouck: historiador ou artista de ficção? (Congo: Une Histoire)
* Cinema holliwoodiano e história: uma arma de dois gumes para a história de África.
* O que é mais importante: o que se diz ou o que se faz? (Alice Cherki: Portrait de Fanon; Lewis Gordon: What did Fanon say?; Aimé Césaire: Cahier d'un retour au pays natal)
* Como re-membrar os des-membrados?
* Como funcionaria a prescrição "Mudar o mundo sem tomar o poder" (John Holloway)?
* Por que "Os mais bonitos ainda não nasceram"? (Ayi Kwei Armah)?
* David Van Reybrouck: historiador ou artista de ficção? (Congo: Une Histoire)
* Cinema holliwoodiano e história: uma arma de dois gumes para a história de África.
* O que é mais importante: o que se diz ou o que se faz? (Alice Cherki: Portrait de Fanon; Lewis Gordon: What did Fanon say?; Aimé Césaire: Cahier d'un retour au pays natal)
Nota: Pode inscrever-se (envie um pequeno CV seu) através do seguinte endereço electrónico: cursometodologia2016@gmail.com
Para o efeito, poderá também contactar Jonas Mahumane, Gabinete 16 ou Hélio Maúngue, Gabinete 27, edifício do CEA.
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