As igrejas são, regra geral, politicamente úteis. Por quê? Porque transferem para entidades supra-humanas e supra-naturais a responsabilidade pelos problemas sociais: por exemplo, os maus espíritos dos Mazione, o diabo das igrejas milagreiras do tipo Igreja Universal do Reino de Deus e Maná. O país tem centenas de confissões religiosas. Entre elas estão muito activas as do tipo salvacionista, as neopentecostais. Os seus cultos são aspirinas poderosas para os problemas estruturais, são eficientes processos de ocultamento das relações sociais e dos seus processos de dominação, são mecanismos de transferência - politicamente útil - das causalidades sociais para as causalidades a mando de um diabo invisível, mas multidimensional e acreditado.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
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