Reiteradamente, os deputados da Assembleia da República apresentam-se como "mandatários do povo". Porém, eles não são eleitos pelo povo, mas designados pelos seus partidos, uma vez que vigora no nosso país o sistema proporcional de lista fechada. Para serem genuinamente mandatários do povo, os deputados teriam de ser eleitos por esse povo num sistema proporcional de lista aberta. Democraticamente, parece sensato admitir que esta seria uma boa solução.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Concordo. Tanto é que raras, muito raras vezes parecem saber quais são os interesses, problemas e perspectivas do povo; do partido, especialmente do seu presidente sim. Sempre.
Enviar um comentário