20 setembro 2013

Boato e cacana

Começou aparentemente em Gaza e está agora em Maputo e Matola o boato de que anda por aí uma doença estranha contra a qual nos devemos proteger com folhas de cacana, planta trepadeira que é suposta possuir propriedades curativas. Esta manhã disse-me uma senhora, moradora num bairro periférico da cidade da Matola, um ramo de cacana amarrado no tornozelo esquerdo, que andam muitas mulheres na cidade de Matola e Maputo com ramos de cacana amarrados às pernas ou aos braços.
Adenda: espero poder regressar ao tema mais tarde.
Adenda 2 às 11:03: o boato parece ter origem na morte de um pangolim por terras do Guijá, sul da província de Gaza. Aguardem a continuidade.
Adenda 3 às 12:02: a história parece ter-se passado como segue, segundo uma das minhas fontes: morreu há dias no Guijá um pangolim. Na crença popular local morte de pangolim pressagia coisas más como doenças. Alguém lançou a precaução do uso protector da cacana. E assim terá começado a cacanada. Esta história precisa, porém, ser confirmada. Sobre o pangolim neste diário, confira aqui.
Adenda 4 às 18:00: todo o boato, todo o rumor, tem uma lógica subjacente, seja ao nível da crença, seja ao nível comportamental. Lógica cuja chave importa descobrir.
Adenda 5 às 20:50: recorde o texto intitulado "Ferro de engomar: fusível social", aqui.
Adenda 6 às 7:25 de 21/09/2013: posição do MISAU aqui.
Adenda 7 às 21:28 de 21/09/2013Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações" (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p. 6).

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Ora aqui está, autêntica "cacanada". Mas que coisa.

ricardo disse...

E o "Vovo Disse" do sec. XXI...

No sec. passado, concretamente no inicio da decada 80, houve um jogo de futebol (Costa Sol vs Asas Mocambique) que nao chegou ao fim. Motivo: atras da baliza do Asas ( que se tornou Maxaquene) estava um vaso com uns fetos que se dizia ser encomenda do "Vovo" do Costa do Sol...

O que e certo e que depois desse jogo, o Asas de Mocambique foi extinto e nasceu o Maxaquene que ate chegou a tricampeao, com Rui Cacador na batuta.

"Vovo Disse"...