A Doutora Teresa Cruz e Silva, do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, presta hoje e amanhã provas para professor catedrático, em acto público a iniciar-se às 14 horas na Sala dos Actos Grandes sita no rés-de-chão da Reitoria, baixa da cidade de Maputo. Os meus antecipados parabéns. Foto minha tirada em 2010.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Parabenizo.
Cada vez que um mocambicano alcanca um prestigiado grau academico e sempre motivo de regozijo. Mas e sempre bom lembrar quem um dia sonhou as ciencias sociais em Mocambique. Foi este homem, Aquino de Bragança nascido em Badem, Goa, em 1924 e Engenheiro Químico de formação em Darwar, Índia.
Num tempo em que os "canudos", as "bolognesas" e as licenciaturas a credito a "la Relvas" se democratizaram, e sempre bom recorda-lo como paladino do empenhamento revolucionário, liberdade de pensamento e rigor científico.
Para ele tambem, os meus parabens, ainda que postumos.
Estou profundamente convencido que nenhum pais pode se orgulhar senao atraves dos seus pensadores. Nao sei se este pais respeita os pensadores, mas me parece que nao. Pelo contrario, ha uma tendencia para corrompe-los. Estou feliz por ter esta professora como catedratica, o que mostra muito trabalho e dedicacao em prol da ciencia, da soceidade, humanidade. Bem haja! Espero que Severino Ngoenha dentro de algum tempo venha a se-lo.
Enviar um comentário