17 novembro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (28)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Mais um pouco da série, trabalhando com o sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses, procurando continuamente problematizar um tema que requer pesquisa aprofundada.
6. Factores marginalizados - condições de habitação/repouso.  Prossigo neste ponto. Condições de ventilação, iluminação, tipo de mobiliário, tipo de cama, espaço para privacidade, armazenamento dos materiais escolares, guarda-roupa, por exemplo, são alguns dos factores a ter em conta na multifactorialidade do rendimento escolar. Como hipótese, pode-se sustentar que quanto mais precárias forem as condições de habitabilidade e repouso dos alunos, piores serão os resultados escolares.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

8 comentários:

Salvador Langa disse...

Ora aqui está, problemas em que devemos pensar seriamente.

ricardo disse...

Recentemente, o ministerio da Educacao da Coreia do Sul, pais com o melhor e mais exigente sistema de ensino do mundo, distribuiu brigadas de fiscalizacao com o objectivo de verificar se depois das 22h00 os alunos do primario e secundario estavam em suas casas com a familia, ou a descansar, e nao a ter aulas com "explicadores". Ser "explicador" na Coreia do Sul e uma actividade muito popularizada, nao para compensar o mau ensino (que nao e), mas sim, para aperfeicoar ate a exaustao o conhecimento adquirido pois a concorrencia e grande para os melhores empregos e acesso as academias. Sendo assim, lanco a "provocacao": Se fosse feita uma comparacao entre a Coreia do Sul e Mocambique, poderiamos especular que, em media, um aluno sul-coreano do primario tera conhecimentos de matematica, fisica, quimica e biologia superiores aos melhores alunos das mesmas disciplinas do nosso pre-universitario. As Olimpiadas universais tem mostrado isso.

Por outro lado, em que condicoes se dao as tais "explicacoes" na Coreia do Sul? Ora, dentre o imenso rol de justificacoes que o Governo sul-coreano apresentou, estao: a ma ventilacao, a falta de repouso, a ma iluminacao; a sobrelotacao do espaco e outros que vejo aqui apresentados como causas do mau ensino em Mocambique. No entanto, as associacoes de pais e de "explicadores" contestam, dizendo que a motivacao dos estudantes supera todas as adversisdades e ate, apresentando estatisticas que demonstram que desde a adopcao do sistema de "explicadores", o indicador de Ensino no IDH sul-coreano subiu.

Portanto, tambem, estes factores marginalizados sendo importantes e podendo ate influenciar franjas consideraveis de populacao urbana e suburbana, nao me parecem ser a causa fundamental do nosso mau Ensino.

A causa fundamental do nosso maus ensino esta na MOTIVACAO para se estudar. Ha quem estude para ter um emprego. Poucos estudam para terem uma profissao. E uma grande parte consegue sobreviver sem ter de ir a escola...E para se reverter esta situacao, tambem, o melhor exemplo DEVE vir de cima!

Ora la esta.

TaCuba disse...

Sem dúvida, a causa está na "cabeça", tira-se a cabeça e prontos.

Xiluva/SARA disse...

Alguém está com vontade de mudar a situação?!

Paulo disse...

Com dinheiro nada falta...

BMatsombe disse...

Com dinheiro esquece-se quem vive no rés do chão.

ricardo disse...

Sr. Xiluva, porventura V.Excia esta preparada para ser governada "por outros" que nao os em quem sempre VOTA?!

It starts with you...

ricardo disse...

Mas, entretanto, reflictamos sobre coisas mais serias...

http://en.wikipedia.org/wiki/Education_in_South_Korea

http://faculty.washington.edu/sangok/education.PDF

Da que pensar.