25 julho 2011

Sucessor de Guebuza e críticas de Vieira

Na sua habitual coluna no semanário "domingo", o coronel na reserva Sérgio Vieira  escreveu que o sucessor de Guebuza na chefia do Estado deve reunir várias características, entre as quais: "Com as mãos limpas, e sem negociatas por baixo da mesa, não sacrifique, nem deixe sacrificar o interesse nacional a favor dos seus negócios ou de familiares e apaniguados”. Mas, também, capaz de "pôr termo aos zig zag e ao dito por não dito" e receber "observação crítica", capaz de "dialogar e aceitar que existe quem saiba mais do que ele, até politicamente" (p. 14, canto esquerdo da edição de ontem, foto reproduzida daqui).
Observação: um claro recado de Sérgio para a Comissão Política do Partido Frelimo, uma clara crítica a vários camaradas.

8 comentários:

Salvador Langa disse...

Pregando no deserto, tal como diz o título do jornal País sobre o presidente Khama que o Professor mostra. Com todos a fazer negócios, não fazer é ficar mal visto.

Xiluva/SARA disse...

E ele não tem negócios?

ricardo disse...

Clima pre-congresso. The show must go on...

Abdul Karim disse...

Acho que o perfil ate esta Bom,

So nao sei mesmo se em Moçambique sobrou algum "político-nao empresário"...

O "Business" tornou-se no "modus vivendi" dos nossos políticos, e como tal, a política em si, 'e so "business", nada mais e nem menos,

E ca pra nos, o "business" so compensa mesmo, quando nao se tem em consideracao se 'e por baixo da mesa, ou ao lado dela, pois esta visto, que em cima da mesa, e na melhor das hipoteses, da em nada.

Nao 'e ?

Anónimo disse...

Pelo que li no jornl o Sr Vieira nem sequer coloca a possibilidade de haver um sucessor fora do seu partido. A vocação dos deuses é essa - convencerem-se de que são deuses. Até ao dia em que o diabo se torna deus.

BMatsombe disse...

Não caiam na finta do homem, ele só conhece o seu exército, aqui também há vieiras.

sim disse...

Comentar, vaticinar, adivinhar, desejar ou qualquer outra coisa do genero esta no direito de todos nos.Eu por exemplo vejo tanta pobreza de candidatos que ate fico assustado. Estad decadas de exercicio do poder dao razao ao que Samora machel uma vez disse ou repetiu, O PODER CORROMPE. Gente que parecia muito boa transformou-se de tal forma que hoje e dificil acreditar que estamos em frente da mesma pessoa. Porem acredito que io processo politico mocambicano vai produzir candidatos desta Frelimo e de outros partidos que levem o barco a bom porto ou pelo para as margens do rio ou costa do oceano Indico a espera que o tempo melhore e se possa prosseguir viagem rumo ao desenvolvimento tanto desejado por todos.

Stelio Matusse disse...

POR MIM ESTE PARTIDAO E O CRD GUEBAS CARINHOSAMENTE CHAMADO E ANDA CRIAR DESCONTENTAMENTO TOTAL AO NOSSO POVO, Q ESTA NA POBREZA, EU CREIO Q ALGUM DIA TEREMOS UM PRESIDENTE P O POVO E PROBLEMAS DO POVO