Extractos de um editorial do "Diário de Moçambique": "(...) a maneira como o processo foi conduzido deixa muito a desejar — a começar pela “importação” de critérios de avaliação de veículos completamente desajustados à realidade moçambicana, passando pelo pensamento “maputocentrista” que caracteriza a actuação de muitas entidades governamentais nacionais (...) Brincadeiras dessas, de falta de avaliação da situação real antes da tomada de uma decisão, parecem tornar-se frequentes no Ministério dos Transportes e Comunicações, onde medidas como a renovação da carta de condução e o registo obrigatório dos números de telemóveis foram objecto de vários adiamentos, a tal ponto que caíram simplesmente no descrédito! E pior: contribuem para desacreditar o Governo, que parece tomar decisões por emoção, sem noção da realidade do país!" Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
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7 comentários:
Pontos nos iis, excelente.
Digam lá o que quiserem, mas o Governo só recuou, para uma posição de razoabilidade, porque os Chapeiros ameaçaram!
De realçar o tom de afabilidade, "condescendência", com que o responsável do INAV deu a notícia aos orgãos de Informação, só faltou rematar: "irmãos, estamos juntos!"
O Governo está refém desta classe (chapeiros) estratégica para o funcionamento da CAPITAL Maputo, centro nevrálgico do País: provas não faltam!
Uma perguntinha Prof.
Afinal porque apenas uma unica empresa pode adminstrar tais inspecoes? Por que nao se liberaliza o negocio para os que podem prestar o mesmo servico com maior rapidez, eficiencia, eficacia, evitando bichas e dando oportunidades de escolha aos cidadaos? Why? Ou a Economia do Mercado ainda nao passou dum projecto!
A gestão da inspecção é monopólio decidido?
Nada contra a existência de mais centros - desde que devidamente Certificados para tal por entidade competente (INAV?).
Importa contudo realçar que a actividade exige um razoável investimento em equipamento e formação.
No meu entender, o problema está na organização do processo. Existe já um registo informatizado das viaturas(referente pagamento taxa anual).
Neste registo consta o ano de fabrico e outros dados. Poderia servir de base para um CALENDÁRIO de inspecções. Exemplo:
1.Viaturas anos fabrico anteriores a 1990 (Jan a Março de cada Ano);
2.Viaturas anos de fabrico entre 1991 e 2000 (Abril a Junho);
3. Viaturas ano de fabrico entre 2001 a 2005 (Jul a Set);
4.Viaturas ano de fabrico de 2006 a 2011 (Out a Dez).
Enfim, parece-me faltar um pouco de racionalidade ao processo.
O INAV concessionou por 25 anos a um privado. Resta saber qual, a sua fisionomia e musculatura.
Parece que eh um negocio paracido ao Kudumba (scanners).
Segundo os "midia" agora já não há mais bichas na Inspecção de Viaturas.
Mais um recuo do Governo e mais um recuo dos cidadãos... Até à proxima ameaça de multa...
Bons exemplos do Governo!...
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