24 julho 2011

Inclusivação futebolística

Inclusivo é o novo termo 4x4 que se generaliza no nosso vocabulário. Começou na política (governação inclusiva) e chegou, agora, ao futebol, através das palavras do reeleito presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, que prometeu "futebol inclusivo". Mais: "(...) aconcheguem-se com ideias úteis para resgatarmos o bem para o nosso futebol." - disse ditirambicamente, citado pelo "Notícias", o Sr. Sidat. Aqui. Assim sendo, parece sensato concluir que antes das palavras do Sr. Sidat o futebol não era inclusivo e não andava aconchegado com ideias úteis. Enquanto isso, vamos ver em que mais territórios vai a inclusivação penetrar.
Observação: o neo-liberalismo tem uma especial capacidade discursiva para se apropriar de certos termos críticos e reenquadrá-los, ressignificando-os, em múltiplos contextos com embalagens ao mesmo tempo anestésicas e progressistas (emponderar, tornar inclusivo, boa governação, etc.).

3 comentários:

Anónimo disse...

Um comentario que nao tem a ver com esta noticia mas com o desporto. Ontem vi pela TVM a abertura do X Jogos Escolares, cuja divulgacao na radio nao foi das melhores.Vendo as bancadas fiquei triste com o espectaculo. Pois ë... estavam vazias. Apenas os grandes chefes da Frelimo, alguns parlamentares tambëm da Frelimo... Discursos da Frelimo para eles mesmos, porque nao estava mais ninguem... Diziam, com muita frequencia os comentadores da TVM que estes jogos pretendem consolidar a unidade nacional. Mas de nacional ali so vi um partido... ë uma pena que nao seja possivel ter mais gente no estadio para financiar estes jogos. mesmo que fosse de graça. Mas ja que os jogos sao financiados apenas pelos cofres do estado, que melhor que encontrar formas de vender bilhetes para a abertura.Encher o estadio, e promover, verdadeiramente a unidade nacional. Pois se ela custa... nos, os cidadaos deveriamos pagar... Mas pelo que se ve... parece que a unidade nacional é propriedade de algumas pessoas de um partido...

Salvador Langa disse...

Esmolinhas "inclusivas" só pata inglês ver.

Xiluva/SARA disse...

Eheheheheh!!!! Riso inclusivo!!!!!