26 abril 2011

Cuidado com certos emails

Nas últimas duas semanas, gente anda a usar endereços electrónicos moçambicanos para enviar estranhas mensagens em língua inglesa, pedindo dinheiro ou números de contas bancárias. Os mais recentes casos remetem para falsos números de telefone na Inglaterra.
Adenda às 10:32: hoje, por exemplo, recebi de uma pessoa que conheço, do seu próprio endereço email, um pedido de dinheiro. O sector onde ele trabalha já emitiu um alerta.

10 comentários:

Abdul Karim disse...

Por acaso, eu tenho recebido ate alguns e-mails com o meu endereço, a vender diplomas,

De facto muito estranho, 'e como se eu tivesse uma "industria de diplomas", e mais estranho ainda 'e eu próprio receber o meu e-mail a vender-me diplomas,

E com numero de telefone americano.

Se bem que preciso dum diploma, hehehe, pra colocar na minha parede, em frente a cama, hehehe, pra acordar vaidoso, sempre demanhazinha, vaidozinho, hehehe,

Abdul Karim PHD em Ciencias Livres Transcendentais, hehehe

Salvador Langa disse...

Também aparecem os "nigerianos" com ofertas de parceria, heranças e ganhos fabulosos.

Anónimo disse...

PROF.
SERIA INTERRESSANTE TER O SEU COMENTARIO SOBRE O CASO DO IGEPE; NOTICIA INSERIDA NO PAÍS E DISPONÍVEL NO SITE DA RM.
PS. Há anos atras era um acerrimo critico do governo de Moçambique (FALO DE HIPOLITO HAMELA).

MÁRIO LIHURI

Anónimo disse...

Por aqui, os quem têm endereço do @hotmail têm sido as principais vítimas de crackers e estelionatários virtuais.(tais mensagens circulam por aqui também).

Paulo;Brasil

Tomás Queface disse...

Pois é. E com o surgimento das redes sociais, as coisas ficam mais fácies para os "hackers". Nos perfis do facebook, as pessoas costumam colocar o seu endereço de email. É de lá onde os hackers (Hacker é um nome pesado, pois está técnica até uma criança pode executar) escolhem as suas vítimas. Identificada a vítima, o próximo passo é extrair os dados da pessoa (data de nascimento, lugar, naturalidade) e fotografias contendo nomes de possíveis familiares (crianças principalmente). Crianças porque as pessoas tem o hábito de colocar nomes de crianças como password. O passo seguinte é ir à página do login e testar os nomes das crianças ou de outros familiares. Mas este método é pouco eficaz. O mais preferencial é usar a função de recuperação da senha. Todas os serviços de email tem esta função (gmail, yahoo, hotmail). Uma vez que esse serviço baseia-se nos dados inicialmente fornecidos, isto é, no acto do cadastro para a recuperação do email, de acordo com os dados que vão pedindo no processo de recuperação, os hackers vão lançando os dados. E em certas vezes eles têm sucesso.

Fijamo disse...

A proliferacão dos Crimes Cibernéticos. Obrigado Profº. pelo ALERTA

Carlos Serra disse...

Também conheço os emails dos "Nigerianos".

Xiluva/SARA disse...

Também recebo de vez em quando esse género de coisas.

V. Dias disse...

Eu conheço por exemplo duas pessoas que usando o meu nome pediram dinheiro e bolsas de estudos a instituições. Este assunto inclusive coloquei neste diário. Alguém se lembra?

Zicomo

ricardo disse...

O CIP lancou um alerta geral hoje avisando que o seu editor Marcelo Mosse teve o seu e-mail violado por alguem que reclama ajuda por aquele ter ficado sem os seus pertences em Londres.

Para melhor compreensao do fenomeno sugiro que leiam:

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2007/06/15/idgnoticia.2007-06-15.6294691157/

e aqui:

http://service1.symantec.com/support/inter/nco-intl.nsf/br_docid/20061011105744900?OpenDocument&lg=pt&ct=br&seg=hho&src=br_hot