
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
06 março 2011
A senha do social

Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
http://www.lemonde.fr/idees/article/2011/03/05/eduquer-au-xxie-siecle_1488298_3232.html
Uma cena na calçada do centro da minha cidade: Uma mulher de mãos dadas com uma criança, provavelmente seu filho, de cerca de dois anos de idade. A criança alonga seu braço direito com um enorme esforço para alcançar a mão da mulher cujos passos são muito maiores que os dela, causando então uma expressão de aflição no rosto da criança. Como consequência, a criança perde o equilíbrio e cai, sendo arrastada, pois a mulher não percebe a princípio. Quando ela percebe, ela puxa violentamente o braço da criança para cima esbravejando palavras de maldição...a criança chora, um choro de desespero.
Isso é um exemplo de cenas que acontecem nas ruas, porém como diz o texto, é apenas a ponta do iceberg, o que será que está embaixo dessa enorme pedra gelada? Qual o tamanho dela? E ao mesmo tempo um milhão de outras “cenas” acontecem, e nós quem somos os observadores (isto quando não estamos sendo os protagonistas das cenas) precisamos começar a pensar antes de julgar.
Enviar um comentário