27 março 2011

Combatentes líbios, seus patronos e origem das armas

Em epígrafe os temas de um trabalho do Prof Peter Dale Scott (imagem à esquerda), no qual, mostrando os riscos de uma perigosa escalada militar para além do norte de África e do Médio Oriente, procura responder às seguintes duas perguntas: (1) quem constitui a oposição na Líbia? (2) Qual a origem das armas que usa? Confira aqui. Para traduzir, aqui. Na imagem, Gaddafi e Nasser em 1969.
Adenda: permito-me sugerir que complete a leitura com um texto de Michel Chossudovsky, aqui.

2 comentários:

ricardo disse...

Um artigo de opiniao, com uma pesquisa exaustiva de varios factos recentes sobre a Libia. Mas que e um tripe de duas pernas, uma vez que nao expoe as partes que estao tambem por detras do jogo de Kadhaffi, justamente, porque para a nossa estupefacao rapidamente concluiriamos serem as mesmas. So que nestes casos, uma critica resultaria num assassinato ou despedimento do investigador. Pessoalmente, fico escandalizado com os escritos destes novos intelectuais de esquerda, hibridamente dispersos em retorica marxista, mas com uma dialectica marcamente neoliberal. Um passo em frente, dois passos atras.

Por exemplo, o que dizer da Conexao Saudita em muitos movimentos de cariz social e islamita no mundo inteiro? Muito pouco, se ainda nos recordarmos que Michael Moore nos narra no seu Farenheit 9/11.


Tudo isto, so vem a demonstrar o quao inabil Kadhaffi foi a preparar a sua propria sucessao. Ja deveria te-la iniciado a tempos atras. O problema e que os filhos ainda brincavam no jardim de infancia...

E licoes destas, muitos estarao a aprender em Africa. Sobretudo na SADC.

Tomas Queface disse...

Esta visto e provado que toda esta série de eventos foi orquestrado. Gaddafi está a fazer aquilo que lhe compete: defender-se dos invasores.