16 novembro 2010

Graça, Marcelino e Rebelo: a frente crítica (18)

O término desta série.
3. O futuro. Vou permitir-me usar três aforismos:
1. Boa é a temperatura epistemológica de um país, quando existem utópicos sempre remando atrás da “bola” do futuro.
2. Boa é a temperatura partidária de um país quando um partido pode crescer na interface e na competição entre ideólogos e utópicos (recorde os conceitos de Mannheim e Mbonimpa)
3. Bom é para o futuro de um país quando se discute não tanto  que é, mas o que podia/devia ser. É aí – nesse questionamento, nesse plebiscito diário, nessa vertigem do futuro - que pode habitar uma das dimensões da eterna juventude de uma nação e do seu pleno desenvolvimento, desenvolvimento medido não em termos de riquezas naturais, de carvão ou de praias, mas em termos de riquezas cognitivas e transformadoras.
O passado de Mondlane e Samora já era, afinal, o futuro da nossa pátria. E – acredito - vai continuar a sê-lo na dialéctica entre os estabelecidos e os que desejam estabelecer-se.
(fim)

8 comentários:

Abdul Karim disse...

'E possivel SIM.

'E possivel, remarmos juntos atraz da "bola" do futuro,

E se 'e possivel, entao que assim seja.

Juntos, rumo ao crescimento sustentavel.

Eid Mubarak, Para Todos.

fenix disse...

idiologia=fome de conhecimento
utopia=vontade de combater
pragmatismo= cede de vencer


ideologia- ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência. Moçambique


Utopia tem como significado mais comum a idéia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo, se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespucio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503 e decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita. O estado


O Pragmatismo constitui uma escola de filosofia, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Este paradigma filosófico caracteriza-se, pois, pela ênfase dada às consequências - utilidade e sentido prático - como componentes vitais da verdade. O Povo




Nação, do latim natio, de natus (nascido), é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

Mas, a rigor, os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter da nação. São requisitos secundários, que se integram na sua formação. O elemento dominante, que se mostra condição subjetiva para a evidência de uma nação assenta no vínculo que une estes indivíduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo. É, assim, a consciência de sua nacionalidade, em virtude da qual se sentem constituindo um organismo ou um agrupamento, distinto de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades peculiares.

Nesta razão, o sentido de nação não se anula porque seja esta fracionada esta entre vários Estados, ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado. O Estado é uma forma política, adotada por um povo com vontade política, que constitui uma nação, ou por vários povos de nacionalidades distintas, para que se submetam a um poder público soberano, emanado da sua própria vontade, que lhes vem dar unidade política. A nação preexiste sem qualquer espécie de organização legal. E mesmo que, habitualmente, seja utilizada em sinonímia de Estado, em realidade significa a substância humana que o forma, atuando aquele em seu nome e no seu próprio interesse, isto é, pelo seu bem-estar, por sua honra, por sua independência e por sua prosperidade. Nação

JOSÉ disse...

O meu problema com certos críticos é que eles usam o passado como referencia. Esse passado teve algumas coisas boas mas também teve muitas coisas más, poucas pessoas gostariam de regressar a esse tempo que deixou poucas saudades.
Estes e outros críticos teriam mais credibilidade se se concentrassem no futuro e revelassem o seu empenho na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e justa e fossem mais vocais contra as fraudes, corrupção e exclusão.

Abdul Karim disse...

Vamos construir um pais melhor,
Vamos construir uma nacao,
Vamos sonhar um ideal,
Vamos viver esse ideal,

Vamos construir um pais melhor,
Vamos construir uma nacao,
Vamos transformar o sonho,
Vamos criar vida,

Vamos construir um pais melhor,
Vamos construir uma nacao,
Vamos sonhar um ideal,
Vamos viver esse ideal.

ricardo disse...

Ate que ponto o saudosismo se confunde com a propria utopia? Respeita-se uma opiniao, mas nao se concorda necessariamente com ela.

A construcao social do Outro tem muitas nuances...

Nelson disse...

"A construcao social do Outro tem muitas nuances..."

Podia ter sido eu a afirmá-lo!

fenix disse...

Em filosofia-Problema é a constatação de que um fenômeno observado não tem sentido único, ele pode ser confeccionado por várias alternativas...Em psicologia
Os termos transtorno, distúrbio e doença combinam-se aos termos mental,psíquico e psiquiátrico para descrever qualquer anormalidade, sofrimento ou comprometimento de ordem psicólogica e/ou mental. José Luís Pio Abreu, no seu livro provocador Como tornar-se doente mental, alerta para toda a problemática da doença mental em que certos problemas seriam melhor resolvidos com psicólogos, advogados ou polícias.
A capacidade de seres inteligentes de resolverem problemas a ele apresentados, é um importante campo de pesquisa da psicologia geral, sobretudo da psicologia cognitiva. O processo de resolução de problemas possui três características básicas[1]:

é um processo teleológico, ou seja, é dirigido a um fim específico;
é um processo dividido em passos ou objetivos parciais. Cada um desses passos corresponde a um estado parcial do problema;
é um processo que faz uso de operadores (termo emprestado da matemática), ou seja, de ações específicas capazes de conduzir de um estado do problema ao próximo.
Exemplos de operadores são analogia, imitação e geração de regras (por indução).Em matemática, um problema é uma questão proposta em busca de uma solução. Um problema matemático pode ter solução como não, algumas vezes possui diversas soluções. Muitos problemas estão em aberto, ou seja, sem solução conhecida.
Um problema cuja solução foi procurada por séculos até quando se demonstrou sua impossíbilidade é a Quadratura do círculo.........Um problema é uma dificuldade na obtenção de um determinado objectivo. Em certos contextos pode ter um significado especial............Em jornalismo, crítica é uma função de comentário sobre determinado tema, geralmente da esfera artística ou cultural, com o propósito de informar o leitor sob uma perspectiva não só descritiva, mas também de avaliação.A crítica é feita pelo crítico, jornalista ou profissional especializado da área, que entra em contato com o produto a ser criticado e redige matérias ou artigos apresentando uma valoração do objeto analisado. Em geral, o crítico não pode apresentar uma avaliação puramente subjetiva, mas também deve apresentar descrição de aspectos objetivos que dêem sustentação a seus argumentos.

O tipo mais comum de crítica é a Crítica Cultural, embora a rigor haja também críticas a todo tipo de produto ou serviço disponibilizado ao público. De acordo com a sua credibilidade, críticos podem alavancar ou destruir carreiras de muitos profissionais. Daí a importância da responsabilidade com que devem encarar o seu poder..........Os fatores críticos de sucesso, em inglês Critical Success Factor (CSF), são os pontos chave que definem o sucesso ou o fracasso de um objetivo definido por um planejamento de determinada organização. Estes fatores precisam ser encontrados pelo estudo sobre os próprios objetivos, derivados deles, e tomados como condições fundamentais a serem cumpridas para que a instituição sobreviva e tenha sucesso na sua área. Quando bem definidos, os fatores críticos de sucesso se tornam um ponto de referência para toda a organização em suas atividades voltadas para a sua missão "Estratégia".Os seres humanos são criaturas que pensam, para quem a pura compreensão é um fim em si mesmo. Saber acerca da origem do universo, ou acerca da natureza da consciência, pode não ter importância para o modo como nos comportamos, mas seria ir contra a natureza humana não tentar responder a essas questões. Uma sociedade na qual os seres humanos nunca questionam a natureza fundamental da realidade seria uma sociedade mais pobre.

David Papineau - Philosophy: The Illustrated Guide to Understanding and Using Philosophy

fenix disse...

credível, em que se pode acreditar
,um intervalo de credibilidade=de probabilidade a posteriori, similar ao intervalo de confiança.Em estatística,um intervalo de confiança(IC) é um intervalo estimado de um parâmetro estatístico.um intervalo de estimativas prováveis pelo coeficiente de confiança. Quanto maior a probabilidade do intervalo conter o parâmetro, maior será o intervalo.O futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente,não tem um fim definido. É algo que irá acontecer. O futuro é o estado utilizado na mecânica clássica-Algo que está por vir. Que ainda não aconteceu(mas vai). Na mecânica quântica já não existe a figura de futuro, pois esta atua de forma atemporal.Na arquitetura, a construção é a execução do projeto previamente elaborado, seja edificio ou obra de arte, É a execução de todas as etapas do projeto da fundação ao acabamento. Consistem em construir o que consta em projeto, respeitando as técnicas construtivas e as normas técnicas vigentes.Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção acontece entre democracia direta ("democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa ("democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram. Nuance é uma pequena ou sutil distinção.
Nuances da teoria das probabilidades
or: "Por que você deve fazer um curso de probabilidade, a fim de entender o reconhecimento de padrões." .....Saudosismo foi um movimento estético ocorrido em Portugal no primeiro quartel do século XX, de que foi mentor Teixeira de Pascoaes. Intimamente ligado à revista A Águia, órgão da Renascença Portuguesa, congregou intelectuais como Jaime Cortesão, Leonardo Coimbra, António Carneiro, António Sérgio e, pela sua vertente de sebastianismo messiânico, Fernando Pessoa.
O saudosismo consubstancia uma atitude humana perante o mundo que tem como base a saudade, considerada por Pascoaes o grande traço espiritual definidor da alma portuguesa[1]: — o que, segundo o poeta, é testemunhado pela literatura portuguesa ao longo dos séculos. No entanto, mais do que sentimento individual, a saudade é elevada a um plano místico (relação do Homem com Deus e com o mundo, ânsia nostálgica da unidade do material e do espiritual) e corresponde a uma doutrina política e social.Surgido no clima mental,nacionalista,tradicionalista e neo-romântico de inícios do século, o saudosismo pretendia, tomando a saudade como princípio dinâmico e renovador (de forma algo obscura) levar a cabo, pela acção cultural, a regeneração do país. Seria, de acordo com o seu teorizador, a primeira corrente autenticamente portuguesa. Ligado a uma expectativa messiânica e profética, o saudosismo acabou por dar azo ao afastamento de alguns dos seus adeptos — como António Sérgio, que não reconhecia no seu passadismo capacidade de renovação, ou até Fernando Pessoa, que, embora partilhando este elemento messiânico, acabou por preferir o projecto cosmopolita e revolucionário da Revista Orpheu.

O saudosismo, embora tenha desaparecido como corrente literária e espiritual, mantém ainda ecos na obra de alguns escritores e pensadores ligados à análise do carácter nacional e dos seus traços definidores. O passado de Mondlane e Samora já era, afinal, o futuro da nossa pátria. E – acredito - vai continuar a sê-lo na dialéctica entre os estabelecidos e os que desejam estabelecer-se.O futuro de Marcelino dos Santos e Samora Machel foi o meu passado e sera cada vez mais o futuro dos meus Ansestrais,an.ces.tral adjectivo1.Antepassados2.Avoengos3.Avito4.Antigo5.Ascendente