03 setembro 2010

Manifestações populares e três momentos analíticos (1)

Proponho-vos leiam a página de opinião online do "Notícias" de hoje, a qual contém três exemplares textos que irei tentar resumir como segue:
1. A pedagogia da moderação do pensamento dos Moçambicanos: um comportamento social de novo "atípico" e "triste" que atenta contra a segurança do Estado e dos cidadãos exige uma reflexão que caminhe no sentido de uma "sociedade de igualdade e de justiça social" - defende um editorial do jornal. Temos de caminhar para além do diagnóstico e de melhorar a circulação de informação "nas diferentes camadas da pirâmide" para que todos compreendam o que é combater a pobreza e podermos dessa maneira ser, enfim, mais coesos. Sim, a carestia de vida existe e afecta "todos os Moçambicanos". Mas as manifestações de rua há muito mostraram ser más e a maioria dos adultos reprova-las, pelo que urge corrigir as falhas educativas, ensinando os jovens a serem melhores cidadãos e os adultos a usar uma linguagem mais adequada nas mensagens de celular. Questão fundamental:  face a uma situação social que é produto da crise da "economia mundial", urge ter como alvo a "moderação do pensamento dos moçambicanos".
(continua)

1 comentário:

Abdul Karim disse...

'Engracado que este 'e o editorial,

Veja agora as "falhas educativas" na pagina politica, onde "a oposicao considera legitima a manifestacao",

Ai temos um exemplo concreto de "mudanca na continuidade", no "urge corrigir as falhas educativas",

Acho que o Noticias "pretende que se corrija" a oposicao, e classificacao pelo voto popular que a ser respeitado daria em termos de espaco disponivel e ordenamento de manifestacao de opiniao no Jornal Noticias, a seguinte e muito honesta estrutura de opiniao de partidos politicos :

1- Renamo
2- MDM
3- PDD
4- restantes

E veja estrutura deles, e depois dizem que manifestacoes foram violentas, eram vandalos, sao bandidos, "urge" isso e aquilo...