27 setembro 2010

Funcionários da "sociedade civil"

Seria interessante saber quantas organizações existem no país dizendo-se representantes da "sociedade civil"; seria interessante saber quantas organizações têm a sua rendosa esfera de acção circunscrita aos seminários da água mineral, dos sumários executivos e das copiosas e grandiosas declarações de imprensa; seria interessante saber quantas organizações se dizem representantes da "sociedade civil" sem que nem elas nem estas saibam o que isso é; seria interessante saber quanto dinheiro é gasto com as organizações dos funcionários permanentes da "sociedade civil" e dos seus sempre iguais workshops.

6 comentários:

Abdul Karim disse...

Sem duvida,

Ate pelo facto dos G19 que ja nem tem muito a certeza com quem negociaram, em nome da "sociedade civil",

Os "atrelados ao governo" parecem-me muitos,

Sanflosi disse...

Descobrir quanto dinheiro é gasto com as organizações dos funcionários permanentes da sociedade civil talvez nos levasse a descobrir que é gasto tanto dinheiro quanto se precisa para acabar com muitos males de nossa sociedade. Afinal, ao não acabarem os males, não acabam as organizações e seus permanentes empregos. Será que há mesmo interesse em ver o fim desses males?

V. Dias disse...

É pertinente saber mesmo o que é isso de "sociedade civil" e quem faz parte dela? Qual é o seu papel neste Moçambique sofrido?

Zicomo

ricardo disse...

Va ate a LINK (forum de ONGs) e ja sabera quantas...

Lembremo-nos tambem que, Jose Viana, um dos politicos chumbados pela CNE no ultimo pleito eleitoral, tambem e oriundo da LINK. Uma verdadeira incubadora de...proto-politicos!

belmiro disse...

He he he he...essa foi boa professor...temos de facto muitos "funcionários das ONgs" cuja acção limita-se nos hoteis de lanche as 10, 12:30-14 Almoço...16 declaração final e sintese e por último cocktail de confraternização

Linette Olofsson disse...

Ainda não existe uma verdadeira sociedade civil em Moçambique!
Presidente da Renamo fartou-se de o afirmar no passado!
Ele tinha e tem razão quanto a este aspecto!
Façam um levantamento dos dirigentes, assessores, trabalhadores dessas organizações; verão que, a maior parte das organizações são dirigidas por membros do partido frelimo!

A ultima CNE foi uma verdadeira fantuchada e uma grande vergonha.
Muitos dos membros que se diziam da sociedade civil, eram simpatizantes da frelimo e estavam a defender os interesses do partido frelimo.
Com isto, não quero dizer que não existam organizações sérias da "sociedade cívil"; existem sim! são muito poucas.
A Liga dos Direitos Humanos, chefiada pela Dra Alis Mabote é um bom exemplo.