23 junho 2010

A grande questão

Estava, como muitos outros, num restaurante, assistindo ao jogo Algéria/Estados Unidos, há pouco terminado. A poucos minutos do fim da partida, os Americanos marcaram um golo. Imediatamente, vários Africanos perto de mim (falando dois português, quatro inglês e três francês) levantaram-se e aplaudiram vivamente o golo, um deles pulou três vezes. Isso, no preciso momento em que o canal televisivo captado no restaurante mostrava Americanos comemorando o golo no estádio e cartazes com a frase, bem à Obama, "Yes, we can!" (Sim, podemos!).
Observação: jamais saberei por que razão ali, ao meu lado, o apoio foi dado aos Americanos e não aos africanos da Argélia.

12 comentários:

ricardo disse...

Porque patrao grande e maior que patrao pequeno...

Ha que reconhece-lo. Sempre!

Anónimo disse...

Coisas do AFRO-AMERICANISMO. No subconsciente de cada um de nós há uma certa admiração pelos vencedores, pelo poder.

pedro chipenete disse...

professor,

acho que precisa de inverter a preocupação: duvidando do conhecimento que o professor tem sobre os apoiantes africanos. ou seja, que razões tem para acreditar que os africanos sempre apoiam as equipas africanas? só por serem africanos? que ligação está a estabelecer? acho um bom ponto de partida. acho um bom ponto de partida! acho...

Carlos Serra disse...

Boa questão, Pedro.

Carlos Serra disse...

Só agora reparei que "Pedro Chipenete" usa um "perfil indisponível".Por quê "indisponível"?

Mina disse...

Creio que o que une as pessoas tem muito mais a ver com aspectos culturais do que Geográficos ou Administrativos. O estilo de vida que procuramos diariamente aproxima-se muito mais dos EUA que da Argelia. É também por esse motivo que não creio numa União Africana que não tem em conta estes aspectos, e considera África como tudo do mesmo. Interessante que esta visão que poderia ser de "não-africanos" é partilhada por muitos africanos.

Anónimo disse...

E com africanos o Professor quer dizer negros? Se sim..porque teriam necessariamente que apoiar uma equipa africana? Porque sou branca não tenho necessariamente que apoiar uma equipa da Europa.Ou tenho?
Já agora e a talhe de foice.... quem tantas vezes tem aqui colocado postagens sobre o Mundial...estranhei nem uma referência ao último jogo de Portugal....tanto quanto julgo saber os moçambicanos apoiavam os "tugas" nesse jogo.

Carlos Serra disse...

Raramente respondo a anónimos. "Prontos", aqui fica a sua excelente anomimatice.

JOSÉ disse...

Tenho observado que, pelo menos em futebol, os africanos geralmente apoiam os africanos.
Neste caso, o facto de muitos apoiarem os americanos tem a ver com a realidade de que alguns africanos, por vários motivos, não se identificam com a Algeria.

Fijamo (...) disse...

Aqueles argelinos paracem mais asiaticos do que africanos! Se calhar cairam em Africa de paraquedas! Maior parte dos machuabos apoiaram A EQUIPA DO OBAMA (país com quem temos fortes ligacões),

Yes....

ricardo disse...

A vista dos comentarios que tenho estado a ler neste post, que tal pensarmos que o APOIO se deve ao facto de haver mais negros a jogar na seleccao americana do que na argelina?

Por vezes, Africa (nao) e sempre dos "africanos"...

umBhalane disse...

Bom, o editor publica aquilo que quer, e como quer - o sítio é dele / "nosso";

no entanto, creio haver um fio condutor - não analisei - mas os jogos com intervenção de equipas africanas são destacados - o que entendo normal;

agora, o resto é mentalidade/cultura - exclusão/redução, versus inclusão/universalismo - sentido laro da questão;

quanto a África/Africanos, trata-se de um vitral, não?

para terminar, que o assunto para mim é pacífico, há inúmeros Portugueses a torcer pela Argentina - e gente esclarecida, e publicamente.

Será do sangue Inca, Azteca, ou mesmo Maia, Tupiniquim ou Tupinambá,...que nos circula nas veias? Hum!

Vou pensar no assunto, e volto depois.