Estava, como muitos outros, num restaurante, assistindo ao jogo Algéria/Estados Unidos, há pouco terminado. A poucos minutos do fim da partida, os Americanos marcaram um golo. Imediatamente, vários Africanos perto de mim (falando dois português, quatro inglês e três francês) levantaram-se e aplaudiram vivamente o golo, um deles pulou três vezes. Isso, no preciso momento em que o canal televisivo captado no restaurante mostrava Americanos comemorando o golo no estádio e cartazes com a frase, bem à Obama, "Yes, we can!" (Sim, podemos!).
Observação: jamais saberei por que razão ali, ao meu lado, o apoio foi dado aos Americanos e não aos africanos da Argélia.
Observação: jamais saberei por que razão ali, ao meu lado, o apoio foi dado aos Americanos e não aos africanos da Argélia.
Aqui.
12 comentários:
Porque patrao grande e maior que patrao pequeno...
Ha que reconhece-lo. Sempre!
Coisas do AFRO-AMERICANISMO. No subconsciente de cada um de nós há uma certa admiração pelos vencedores, pelo poder.
professor,
acho que precisa de inverter a preocupação: duvidando do conhecimento que o professor tem sobre os apoiantes africanos. ou seja, que razões tem para acreditar que os africanos sempre apoiam as equipas africanas? só por serem africanos? que ligação está a estabelecer? acho um bom ponto de partida. acho um bom ponto de partida! acho...
Boa questão, Pedro.
Só agora reparei que "Pedro Chipenete" usa um "perfil indisponível".Por quê "indisponível"?
Creio que o que une as pessoas tem muito mais a ver com aspectos culturais do que Geográficos ou Administrativos. O estilo de vida que procuramos diariamente aproxima-se muito mais dos EUA que da Argelia. É também por esse motivo que não creio numa União Africana que não tem em conta estes aspectos, e considera África como tudo do mesmo. Interessante que esta visão que poderia ser de "não-africanos" é partilhada por muitos africanos.
E com africanos o Professor quer dizer negros? Se sim..porque teriam necessariamente que apoiar uma equipa africana? Porque sou branca não tenho necessariamente que apoiar uma equipa da Europa.Ou tenho?
Já agora e a talhe de foice.... quem tantas vezes tem aqui colocado postagens sobre o Mundial...estranhei nem uma referência ao último jogo de Portugal....tanto quanto julgo saber os moçambicanos apoiavam os "tugas" nesse jogo.
Raramente respondo a anónimos. "Prontos", aqui fica a sua excelente anomimatice.
Tenho observado que, pelo menos em futebol, os africanos geralmente apoiam os africanos.
Neste caso, o facto de muitos apoiarem os americanos tem a ver com a realidade de que alguns africanos, por vários motivos, não se identificam com a Algeria.
Aqueles argelinos paracem mais asiaticos do que africanos! Se calhar cairam em Africa de paraquedas! Maior parte dos machuabos apoiaram A EQUIPA DO OBAMA (país com quem temos fortes ligacões),
Yes....
A vista dos comentarios que tenho estado a ler neste post, que tal pensarmos que o APOIO se deve ao facto de haver mais negros a jogar na seleccao americana do que na argelina?
Por vezes, Africa (nao) e sempre dos "africanos"...
Bom, o editor publica aquilo que quer, e como quer - o sítio é dele / "nosso";
no entanto, creio haver um fio condutor - não analisei - mas os jogos com intervenção de equipas africanas são destacados - o que entendo normal;
agora, o resto é mentalidade/cultura - exclusão/redução, versus inclusão/universalismo - sentido laro da questão;
quanto a África/Africanos, trata-se de um vitral, não?
para terminar, que o assunto para mim é pacífico, há inúmeros Portugueses a torcer pela Argentina - e gente esclarecida, e publicamente.
Será do sangue Inca, Azteca, ou mesmo Maia, Tupiniquim ou Tupinambá,...que nos circula nas veias? Hum!
Vou pensar no assunto, e volto depois.
Enviar um comentário